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MBA: Gestão Estratégica de Pessoas

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Apresentação em tema: "MBA: Gestão Estratégica de Pessoas"— Transcrição da apresentação:

1 MBA: Gestão Estratégica de Pessoas
Disciplina:Gerenciamento de Projetos

2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Teoria da Complexidade – Cynefin Model DESORDENADO PRÁTICAS EMERGENTES BOAS PRÁTICAS NOVAS PRÁTICAS MELHORES PRÁTICAS ORDENADO

3 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
VALUE – DRIVEN MANAGEMENT

4 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE Rapidez ≠ Agilidade A agilidade está em garantir a qualidade do método de se adaptar e solucionar problemas durante o desenvolvimento do produto\serviço.

5 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE LEAN O sistema Lean de produção foi desenvolvido pela Toyota e tem um princípio claro e simples: Reduzir o desperdício Desperdício é tudo o que não irá gerar valor para o cliente. Este conceito foi incorporado em alguns métodos ágeis e considera como desperdício documentação excessiva, tempo de espera por falta de informações (ou falta de clareza), ou processos e funcionalidades não solicitadas...

6 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE LEAN – Tipos de Desperdícios Mura: desperdício por tentar prever possíveis necessidades futuras. Evitar a mura significa reduzir ao máximo o inventário, isto é, as partes paradas no meio do processo, isto é, começando ou não terminando. Muri: desperdícios que podem ser evitados por planejamento. Nessa categoria enquadra-se o excesso de burocracia ou de complexidade nem processo de produção.

7 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE LEAN – Tipos de Desperdícios Muda: desperdícios do dia a dia, criados por uma cultura anterior de trabalho. Superprodução Transporte desnecessário Inventário Locomoção Defeitos Super processamento Espera

8 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE KANBAN Em Tóquio no mês de Abril, os Jardins do Oriente ficam repletos de visitantes e turistas que vão lá para desfrutar da tranquilidade do parque e beleza da sakura (flor da cerejeira).

9 Início Entrada (-1 Ticket)
GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE KANBAN Início Entrada (-1 Ticket) Visitante Fim Saída (+1 Ticket)

10 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE KANBAN Se o ticket não tem nenhuma identificação, não é registrado, e não é utilizado para cobrança, pra que ele existe?

11 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE KANBAN Se o ticket não tem nenhuma identificação, não é registrado, e não é utilizado para cobrança, pra que ele existe?

12 Para controlar o WIP WIP = Work in Progress GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE KANBAN Se o ticket não tem nenhuma identificação, não é registrado, e não é utilizado para cobrança, pra que ele existe? Para controlar o WIP WIP = Work in Progress

13 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE KANBAN A fazer Inventário 1 Inventário 2 Inventário 3 Produto

14 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE KANBAN A fazer Inventário 1 Inventário 2 Inventário 3 Produto 6 2 4 1 7 5 3 8 9 10

15 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE KANBAN

16 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE KANBAN

17 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE KANBAN Dispositivos físicos Sinais de demanda  ” downstream processes” Regula a demanda em um “pull system” Limita de trabalho em progresso (wip) Controle visual Auto direção É uma excelente forma de visualizar o andamento da produção mas é apenas uma ferramenta que deve ser empregada para auxiliar (reforçar) a metodologia aplicada.

18 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE SYSTEMS THINKING Systems Thinking é pensar e repensar durante todo o andamento do projeto no que poderia ser melhorado no próprio processo de desenvolvimento e nas interações entre as pessoas envolvidas

19 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE WORK CELLS Cada membro da equipe é uma Work Cell: pessoa capaz de trabalhar no projeto como um todo, em algumas ou todas as suas partes. O conhecimento mais amplo sobre o projeto é incentivado, já que, ao conhecer o todo , melhores serão as críticas para melhoria.

20 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE MANIFESTO AGIL Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software fazendo-o nós mesmos e ajudando outros a fazê-lo. Através deste trabalho, passamos a valorizar: Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas Software em funcionamento mais que documentação abrangente Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos Responder a mudanças mais que seguir um plano Ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita, valorizamos mais os itens à esquerda.

21 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE PRINCÍPIOS ÁGEIS Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de software de valor. Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adequam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas. Entregar software funcionando com frequência, na escala de semanas até meses, com preferência aos períodos mais curtos.

22 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE PRINCÍPIOS ÁGEIS Pessoas relacionadas à negócios e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e diariamente, durante todo o curso do projeto. Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de software de valor. Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adequam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas.

23 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE PRINCÍPIOS ÁGEIS Entregar software funcionando com frequência, na escala de semanas até meses, com preferência aos períodos mais curtos. Pessoas relacionadas à negócios e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e diariamente, durante todo o curso do projeto.

24 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE PRINCÍPIOS ÁGEIS Construir projetos ao redor de indivíduos motivados. Dando a eles o ambiente e suporte necessário, e confiar que farão seu trabalho. O Método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para, e por dentro de um time de desenvolvimento, é através de uma conversa cara a cara.

25 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE PRINCÍPIOS ÁGEIS Software funcional é a medida primária de progresso. Processos ágeis promovem um ambiente sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários, devem ser capazes de manter indefinidamente, passos constantes.

26 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE SCRUM Um framework no qual as pessoas podem abordar de forma adaptativa os complexos problemas, de forma produtiva e criativa oferecendo produtos de maior valor possível (...) Scrum torna clara a eficácia relativa de seu gerenciamento de produtos e práticas de desenvolvimento.  A função do Scrum é evidenciar os problemas do projeto mais cedo para que se possa resolver o problema mais cedo.

27 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE SCRUM É um framework INCOMPLETO o qual as pessoas podem resolver problemas complexos e adaptáveis, enquanto entregam produtos de forma produtiva, criativa e com o maior valor possível !

28 Retrospective Meeting
GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE Daily Scrum (< 15min ) SCRUM Retrospective Meeting (< 3.75%) Review Meeting (< 2.5 %) Planning Meeting (< 5%)

29 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE SCRUM – PLANNING MEETING O objetivo é definir as histórias que serão feitas no Sprint que acaba de começar: Apresentação da História Dúvidas do Negócio O quê...

30 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE SCRUM – PLANNING MEETING O objetivo é definir as histórias que serão feitas no Sprint que acaba de começar: Pontuação (esforço) X Capacidade de Atendimento Definição de Metas Como... O quê...

31 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE SCRUM – DAILY SCRUM O Reuniões diárias de no máximo 15 minutos. Todos de PÉ, respondem as seguintes perguntas: O que fiz desde o último Scrum ? O que farei até o próximo Scrum ? Quais problemas estão me atrapalhando ?

32 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE SCRUM – REVIEW A Revisão da Sprint é executada no final da Sprint para inspecionar o incremento e adaptar o Backlog do Produto se necessário. Esta é uma reunião informal, e a apresentação do incremento destina-se a motivar e obter comentários e promover a colaboração. O Product Owner identifica o que foi “Pronto” e o que não foi “Pronto”

33 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE SCRUM – RETROSPECTIVE É o momento de reflexão e exposição de problemas de um time e, portanto , é o momento no qual se melhora o processo, evidencia-se e resolve-se problemas que afligem a equipe.

34 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE SCRUM – RETROSPECTIVE O propósito da Retrospectiva da Sprint é: Inspecionar como a última Sprint foi em relação as pessoas, relações, processos e ferramentas; Identificar e ordenar os principais itens que foram bem e as potenciais melhorias; e, Criar um plano para implementar melhorias no modo que o Time Scrum faz seu trabalho;

35 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJETOS ORIENTADOS A VALOR - AGILIDADE SCRUM

36 Gerenciamento De Projetos
MATERIAL COMPLEMENTAR


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