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Dissertar.

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Apresentação em tema: "Dissertar."— Transcrição da apresentação:

1 Dissertar

2 Texto Dissertativo-Argumentativo
Objetivo: Expor, argumentar ou desenvolver uma tema proposto, analisando-o sob um determinado ponto de vista e fundamentando-o com argumentos convincentes, em defesa de nossas posições.

3 Dissertar é tratar com desenvolvimento um assunto.
É discorrer sobre um ponto de vista, opinando ou persuadindo.

4  estamos preocupados com:
DISSERTAR é um ato que desenvolvemos todos os dias, quando:  procuramos justificativas: para a elevação dos preços; para o aumento da violência; para o desemprego.  estamos preocupados com: os descasos com a Amazônia; as guerras; a AIDS; a natureza: a poluição, os desmatamentos, o aquecimento global, etc.

5 às injustiças sociais; ao avanço da tecnologia; à genética.
Defendemos nossos pontos de vista em relação: à nossa liberdade; ao futebol; à música; ao aborto; às minorias; às injustiças sociais; ao avanço da tecnologia; à genética.

6 Em suma, dissertação implica em discussão de ideias, argumentação, raciocínio, organização de pensamento, defesa de pontos de vista, descoberta de soluções. Significa refletir sobre o mundo que nos cerca. O TEXTO DISSERTATIVO é aquele que expressa uma TESE (um ponto de vista) sobre determinado ASSUNTO, apoiada em dados, fatos (exemplos), fundamentações; enfim, em ARGUMENTOS (informações que comprovem sua tese).

7 ESTRUTURA Um texto dissertativo precisa ter uma estrutura bem organizada. Nesse sentido, os maiores problemas de um texto dissertativo são: Expor as ideias desordenadas no papel; falta de uma linha de raciocínio (coerência); não relacionar uma ideia com outra (coesão); não provar absolutamente nada.

8 => As partes da dissertação devem estar bem definidas e intimamente ligadas.
=> O modo de se estruturar a redação é o que mais se valoriza para a inteligibilidade do texto.

9 O texto dissertativo - argumentativo organiza-se em três partes:
1 – Introdução: apresentação da ideia principal ou tese. 2 – Desenvolvimento: apresentação de argumentos que sustentam a ideia principal. 3 – Conclusão: apresentação de um resumo da ideia principal ou de uma sugestão para a resolução do problema.

10 INTRODUÇÃO – normalmente apresenta-se a ideia central a ser discutida, de modo que o leitor saiba de que o texto vai tratar. Corresponde, geralmente, a um parágrafo.

11 A Introdução deve: Apresentar a ideia núcleo do texto
Apontar o que o texto tratará no desenvolvimento Transmitir a mensagem de modo que fique clara e objetiva para o leitor.

12 DESENVOLVIMENTO – Parte encarregada pelo desdobramento da ideia central. Corresponde à exposição dos argumentos que comprovam o ponto de vista contido na introdução. Pode haver mais de um parágrafo, dependendo da quantidade de linhas disponíveis.

13 Desenvolvimento Parte que se discorre sobre o assunto abordado pela tese; Utiliza-se de fatos e de exemplos; Fatos e argumentos fazem com que o conteúdo ideológico da tese seja plenamente desenvolvido, levando a uma conclusão.

14 Conclusão Síntese das ideias.
Apontamento da solução para as questões abordadas no desenvolvimento.

15 Retomada da ideia central, a fim de confirmá-la;
CONCLUSÃO: É o acabamento da redação, parte que “amarra” o texto. Não deve ser iniciada abruptamente, como também não pode ser acabada de súbito. Pode funcionar de três maneiras: Retomada da ideia central, a fim de confirmá-la; Resumo das ideias principais apresentadas e discutidas; Sugestão de soluções para a resolução da problemática abordada.

16 Observações: 1 – A linguagem tende à impessoalidade, por isso os verbos e os pronomes são empregados na 3ª pessoa do singular. 2 – A variedade linguística predominante é a padrão. 3 – Os verbos são empregados predominantemente no presente do indicativo.

17 Em resumo: a linguagem do texto dissertativo
A linguagem neste tipo de texto é denotativa, isto é, preocupada com a informação. Deve ser uma linguagem impessoal e objetiva, com emprego da forma culta e formal da língua (padrão).

18 Argumentação nos textos dissertativos
Deve-se ter como preocupação persuadir o leitor e transmitir informações que se pretende como conhecimentos verdadeiros, e dessa forma se tornar convincente. Diante do tema, o autor deve se posicionar acerca do assunto e, através dos seus argumentos, demonstrar conhecimento de mundo: Com clareza, domínio da língua, seleção de conteúdos pelos seus valores reais, organizando-os de forma coesa e coerente entre os assuntos, os quais serão fechados na conclusão, completando assim, o ponto de vista inicial.

19 EXEMPLOS DE TEXTOS DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVOS
Gêneros predominantes: Editorial Artigo Crítica Monografia Tese

20 Tipos de argumentos aos quais podemos recorrer:
Argumento com base em citação – Fundamenta-se mediante a citação de uma frase ou pensamento de uma autoridade ou especialista no assunto. Promove credibilidade ao texto; Enriquece o texto com informações a respeito dos trabalhos desenvolvidos na área foco; Fornece exemplos de pontos de vista semelhantes ou divergentes sobre o assunto objeto de sua pesquisa.

21 Citação direta Ao identificar o conceito de atividade, Leontiev, Especialista em Psicopedagogia, afirma que “por esse termo designamos apenas aqueles processos que, realizando as relações do homem com o mundo, satisfazem uma necessidade especial correspondente a ele”. Citação indireta Ao identificar o conceito de atividade, Leontiev, Especialista em Psicopedagogia, afirma que pelo termo mencionado é possível designar apenas aqueles processos relativos às relações do homem com o mundo, e que satisfazem uma necessidade humana específica.

22 Argumento com base no senso comum
Fundamenta-se nas ideias voltadas para princípios e valores que são reconhecidamente partilhados pela maioria das pessoas de uma sociedade. Refere-se a conceitos considerados irrefutáveis, partilhados.

23 Argumento com base em evidências
São aqueles fatos que comprovam a tese e confirmam crédito ao texto (dados, estatísticas, pesquisas, informações comprovadamente científicas, ou seja, de fontes sérias).

24 Argumento com base no raciocínio lógico
Estabelece uma relação de causa e consequência, para que não se prejudiquem a sequência ordenada dos parágrafos nem o sentido geral do texto. Mantém a coesão e coerência entre palavras e entre parágrafos.

25 A IMPORTÂNCIA DOS EXEMPLOS
Os exemplos dão vida ao texto. Esclarecem o raciocínio. Iluminam a compreensão. Intensificam o processo de persuasão, expondo as ideias de modo concreto. Não só ilustram o texto, mas levam o leitor a sentir, a pensar, a viver.

26 Leia uma proposta de redação da FUVEST e uma dissertação que obteve nota máxima. Observe como o texto foi desenvolvido. Apresentação do tema e do ponto de vista. Exemplos a, b, c (do passado, apresentados na sequência). Exemplo d (do presente). Apresentação dos porquês. Reafirmação do ponto de vista.

27 TERRA DE CEGOS Há um conto de H. G. Wells, chamado A terra dos cegos, que narra o esforço de um homem com visão normal para persuadir uma população cega de que ele possui um sentido do qual ela é destituída; fracassa, e afinal a população decide arrancar-lhe os olhos para curá-lo de sua ilusão. Discuta a ideia central do conto, comparando-a com a do ditado popular “Em terra de cego quem tem um olho é rei”. Em sua opinião essas ideias são antagônicas ou você vê um modo de conciliá-las?

28 A AUDÁCIA DE ENXERGAR À FRENTE
A capacidade de estar à frente de seu tempo quase nunca confere ao seu possuidor alguma vantagem. A dureza das sociedades humanas em aceitar certas noções desmente, não raro, o ditado popular que diz que “Em terra de cego quem tem um olho é rei”. Exemplos, a história é pródiga em nos apresentar. Sócrates foi obrigado, pela sociedade ateniense, a tomar cicuta, em razão de suas ideias. Giordano Bruno, que concebeu a terra como um simples planeta, tal como sabemos hoje, foi chamado herege e queimado. Darwin debateu-se contra a incompreensão e condenação de suas ideias, mais tarde aceitas. Ainda hoje, temos exemplos de procedimentos similares. Oscar Arias, presidente da Costa Rica e prêmio Nobel da Paz, ainda há pouco tempo se debatia contra a sociedade de seu país, que teimava em colocar obstáculos à sua atuação. Em tempo: o mérito de Oscar Arias nem era o de estar à frente de seu tempo, mas simplesmente o de analisar os problemas do presente. Esse mal não será curado tão cedo. Isso porque as pessoas que conseguem enxergar à frente apresentam ao homem o que ele odeia desde tempos imemoriais: a necessidade de rever as próprias convicções. Enquanto esse ódio – ou será medo – não for superado, a humanidade continuará mandando outros “Giordano Bruno” para a fogueira da incompreensão e do isolamento. E, ignorando as pessoas de visão, continuará cega para o futuro e para si mesma.

29 Vamos partir do princípio de que escrever é comunicar, é transmitir uma mensagem ao leitor. Portanto, quem quer comunicar e ser bem compreendido precisa ser claro, bem organizado nos seus atos de comunicação.

30 ALGUMAS FORMAS DE SE INICIAR UMA DISSERTAÇÃO

31 Definição: Pode-se começar a dissertar fazendo uma definição do tema, para atribuir maior clareza e objetividade ao texto. Violência consiste em... A violência se caracteriza como.... Um ato é violento quando... Existe violência se...

32 Comparação: Tem-se também a opção de começar, buscando uma definição do tema por comparação.
Atribui-se a violência como... A violência torna-se semelhante a... A violência parece-se com..., lembra...

33 Citação: Pode-se ainda iniciar o texto com uma citação relativa ao tema. Uma frase interessante, um verso, um fragmento... O ideal é que a citação seja feita do modo clássico: entre aspas, reproduzindo exatamente as palavras do autor e com indicação da fonte de onde foi retirada. Em seguida, faz-se uma pequena análise, um breve comentário a respeito da opinião citada, expondo, ao mesmo tempo, o seu ponto de vista sobre o assunto.

34 Histórico: no início do texto pode fazer um histórico, uma explanação rápida do tema através dos tempos, dando ao tema uma abordagem temporal. Antes, a violência era “X”; agora é... Ontem, a violência era “X”; hoje é “Y”; amanhã será... Depois do histórico, apresenta-se a IDEIA CENTRAL e inicia-se a argumentação.

35 Exemplo: Pode-se também escolher um fato-exemplo expressivo para iniciar o texto. Em seguida, faz-se uma análise interpretativa desse exemplo – que poderá ou não ser retomado mais adiante – , revelando nossa visão sobre o tema. Iniciar uma dissertação a partir de um exemplo dá concretude e comunicabilidade ao texto.

36 Estatística: Pode-se começar a redação pela apresentação de um dado estatístico esclarecedor sobre o tema. O procedimento é praticamente idêntico ao de iniciar o texto pela exemplificação. Resumo: Um resumo daquilo que se pensa sobre o assunto da redação é uma das possibilidades de início. O começo da dissertação funcionaria, assim, como uma espécie de índice, de sumário do texto, em que se apresentaria de modo sintético o tema, o ponto de vista e a argumentação.

37 É possível afirmar que, desde 2004, alguns eleitores desinformados vêm sendo confundidos, principalmente, por causa de falsos s que circulam pela Internet. Essas mensagens, de autoria desconhecida, transmitem uma informação incorreta sobre o voto nulo e acabam convencendo os cidadãos insatisfeitos com os políticos a anular seu voto. Porém muitos eleitores não sabem que o único voto capaz de anular a eleição é o voto que é anulado decorrente de algum acontecimento que prejudica o processo eleitoral, como, por exemplo, a falsificação de votos, a compra de votos ou o furto de urnas. Assim, o voto nulo é apenas uma manifestação direta da pessoa que vota, muitas vezes, pensando que pode anular a eleição e ter, como consequência, a substituição dos candidatos, sendo aparentemente algo vantajoso.

38 Então, em alguns casos, quando uma pessoa vota nulo, visando a provocar uma nova eleição, ela está sendo, muitas vezes, enganada por falsas informações que recebeu na Internet ou que ouviu de alguém, o que faz com que o eleitor desperdice um dos nossos direitos mais valiosos, o direito de escolher um candidato para representá-lo politicamente. Assim, antes de uma pessoa votar, além de pensar qual será o melhor candidato para votar, deve ter o cuidado de não se enganar com informações incorretas , procurando sempre confirmar essas informações e verificar se as fontes são confiáveis, pois, assim, os eleitores estarão valorizando o seu voto. Redação de um aluno do Ensino Médio

39 A linguagem dissertativa
Adequação: A redação deve obedecer à norma culta escrita, evitando-se repetições inexpressivas, gírias, vocabulário impreciso... Clareza: Deve-se evitar ambiguidade e obscuridade. Concisão: Evitar redundâncias, prolixidade. Coesão: Evitar frases e períodos desconexos. Expressividade: Evitar as frases feitas e os lugares-comuns.


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