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PARA AS EMPRESAS DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS
NOVAS OPORTUNIDADES PARA AS EMPRESAS DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DE BASE MINERAL Rio de Janeiro, 08 de outubro de 2009
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Nivelamento conceitual
Cadeia Produtiva é o conjunto de atividades econômicas, conduzidas por agentes econômicos, que se articulam progressivamente desde o início da elaboração de um produto até seu consumo final. Isso inclui desde as matérias primas, máquinas e equipamentos, produtos intermediários até o produto final, a distribuição e a comercialização.
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Hierarquia dos conceitos
CADEIA PRODUTIVA APL ELOS REDES EMPRESAS
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APL TRADICIONAL VERTICAL HORIZONTAL
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Arranjo Produtivo Local
Aglomerado de agentes econômicos, políticos e sociais, localizados em um mesmo território, com foco em um conjunto de atividades econômicas, sociais e ambientais e que apresentam (ou têm condições de fomentar) vínculos expressivos de interação, cooperação e aprendizagem, visando o alcance da competitividade e da sustentabilidade de todos os agentes envolvidos. Obs. O termo APL tem equivalência ao termo em inglês “cluster”, embora alguns autores diferenciem pequenas características entre os termos.
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Visualização gráfica: cadeia produtiva,
elos, redes e APL APL Governos Organizações empresariais Organizações tecnológicas Organizações financeiras Outras Organizações Produção Insumos Produção Matéria Prima (Fornecedor) Indústria (Processador) Cliente Final M M M Distribuição Empresas MPE MPE MPE MPE MPE
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Integração das Construtoras (Construção Civil)
com as empresas dos APLs de Base Mineral Setores relacionados: Rochas Ornamentais; Mármores e Gravitos; Cerâmica Vermelha; Gemas e Jóias; Artefatos de Cimento; Gesso, Areia, Brita, Calcário; Outros
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Integração na Cadeia Produtiva (ESTRATÉGIA)
As construtoras estão localizadas no final da cadeia produtiva Poderão ser dinamizadoras dos APL’s Uso do poder de compra como indutor da qualidade/ produtividade e geração de emprego e renda
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Integração na Cadeia Produtiva – SETOR MINERAL
Das empresas do setor da construção, aproximadamente 90% delas são pequenas e médias, sem contar com as indústrias que compõem os outros elos desta cadeia produtiva, como por exemplo: cerâmica vermelha, rochas ornamentais, mármores e granitos, gesso, artefatos de cimento, entre outros.
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OPORTUNIDADES Programa “Minha Casa, Minha Vida” – construção de 1 milhão de moradias; PAC – Programa de Aceleração do Crescimento; FOMENTA – Compras Governamentais; - Feira Construir Rio - Rodada de Negócios entre construtoras e empresas produtoras e fornecedoras; Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas 2016; Crescimento econômico do Brasil e consequente demanda da cadeia da construção civil; Convergência setorial; IG – Indicação Geográfica.
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OPORTUNIDADES (INOVAÇÃO)
Visita ao Veneto (Itália), à Marmomacc e aos APLs de Mármore e Granito: Crise: Redução de 30% a 40% de mercado; Saída da crise: crescimento previsto de 2% a 3%; A grande oportunidade: crescente de 20%; FOCO: Produto Natural e Produto Sustentável Reaproveitamento Reciclagem Reutilização
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GREEN BUILDING 1) Construção: SUSTENTÁVEL / NATURAL / ECOLÓGICA
1.1) Energia 1.2) Água 1.3) Materiais 1.4) Ergonomia, saúde e segurança (ECODESIGN) 1.5) Social (responsabilidade social) 1.6) Transporte (Redução de Carbono) 1.6.1) 800 Km 1.6.2) Valorização da produção regional 1.6.3) Convergência setorial
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Estratégia de Dinamização de APL
GREEN BUILDING Estratégia de Dinamização de APL Para começar a pensar em Green Building, deve haver, pelo menos, 10% de melhorias (sustentável e ecológica) no projeto/processo de produção, operação. - Eco-construção - Gestão de recursos - Conforto
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Selos para Edificações
GREEN BUILDING Selos para Edificações O que é empreendimento sustentável? A sustentabilidade de um produto inserido numa obra moderna é avaliada pela sua capacidade de responder de forma positiva aos desafios ambientais de sua sociedade, sendo ela mesma um modelo de solução.
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AGENDA INTEGRADA DE EVENTOS DE 2009:
Morar Mais por menos (12 de agosto a 20 de setembro) 38º Encontro da ANICER (19 a 22 de agosto) -ENIC (01 a 03 de setembro) -Fórum Mineral (06 a 09 de outubro) Feira Construir (10 a 14 de novembro) Agenda do RJ: participação Simagran, Sinduscon, Amob, Sim-Rio, Abcp, Anicer, Sindicer e Governo do Estado (SEDEIS)/Prefeitura
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CONVERGÊNCIA MERCADO / PODER DE COMPRA
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(POLO DE COMPETITIVIDADE)
Exemplo (POLO DE COMPETITIVIDADE) APL CERÂMICA VERMELHA SOFTWARE, E-COMERCE,WEB APL MÁRMORE GRANITO MERCADO / PODER DE COMPRA CONSTRUTORAS APL DE TI CONSTRUÇÃO CIVIL APL DE MÓVEIS APL CIMENTEIRO APL INDÚSTRIAS GRÁFICAS APL METAL MECÂNICO APL ROCHAS ORNAMENTAIS APL GEMAS E JÓIAS SERVIÇOS LOJAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO HOTELARIA MERCADO IMOBILIÁRIO TURISMO ECONOMIA CRIATIVA TURISMO DE NEGÓCIOS MÁQUINAS, FERRAGENS
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PALAVRA DE ORDEM: NATURAL E SUSTENTÁVEL
CONCLUSÃO - O Eco-design é, acima de tudo, um novo conceito. Pode ser desenvolvido através de materiais de uso freqüente e corriqueiro, a partir dos quais serão criados novos objetivos que, ao serem modificados, terão um novo conceito e utilidade. Esta tendência de design é essencialmente futurista e tem como objetivo preservar o planeta para as gerações futuras; - Devem-se estabelecer políticas, metas, visão e missão da proposta de eco-design; - Deve-se identificar os pontos fortes e fracos relacionados as mudanças propostas; - Deve-se fomentar a valorização do regionalismo com soluções modelo de baixo custo e qualidade; - Deve-se preservar os aspectos culturais e históricos da população local; - Deve-se utilizar materiais e recursos abundantes da região; Deve-se implementar um marketing verde para a divulgação das soluções propostas; PALAVRA DE ORDEM: NATURAL E SUSTENTÁVEL
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Gerente de Desenvolvimento Industrial do Sebrae/RJ
OBRIGADO Renato Dias Regazzi Gerente de Desenvolvimento Industrial do Sebrae/RJ
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