A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é necessário na planejamento de uma viagem?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é necessário na planejamento de uma viagem?"— Transcrição da apresentação:

1 O que é necessário na planejamento de uma viagem?
VIAGENS O que é necessário na planejamento de uma viagem?

2 Viagens Planejadas Viagens planejadas são realizadas por meio de agências de viagens. Elas providenciam todas as reservas nos meios de hospedagem e de transporte e oferecem serviços complementares (orientação sobre o melhor roteiro, com informações sobre os locais a serem visitados, auxílio na obtenção de vistos de entrada, seguro-saúde serviços de guias etc.).

3 AGÊNCIAS DE TURISMO Promovem a organização, a segurança, a economia e a agilidade em realizar todos os processos da viagem, para o consumidor. Nos pacotes turísticos de realizam todas as atividades descritas para as operadoras. (apostila Técnico em Guia de Turismo,2013. p.41)

4 AGÊNCIAS DE TURISMO As agências organizam os programas de duas formas: de acordo com o roteiro estabelecido pelo próprio cliente ou de acordo com programas elaborados por elas. No primeiro caso, o cliente viaja com os serviços previstos (reservas nas companhias aéreas, nos hotéis, aluguel de carro, passeios e translado etc.), com data, tempo de duração e orçamentos preestabelecidos, porém obedecendo ao roteiro desejado pelo cliente. No segundo caso, o consumidor recorre ao produto oferecido pela própria agência, no que diz respeito ao estabelecimento de datas de saída, à duração da viagem, ao roteiro e ao preço.

5 AGÊNCIAS DE TURISMO Forma de atuação:
ASSESSORAMENTO / ORGANIZAÇÃO DA VIAGEM / PROMOÇÃO / PRESTAÇÃO DE SERVIÇÃO (MEDIADORA).

6 OPERADORAS DE TURISMO São responsáveis pela operação de viagens e excursões individuais ou coletivas, pela organização e execução de programas e roteiros turísticos no Brasil e exterior. (apostila Técnico em Guia de Turismo,2013. p.40)

7 OPERADORAS DE TURISMO Forma de atuação - Elabora o pacote turístico, e ao fazer isto realiza contratos com os produtores de serviços turísticos como: hotéis, transportadoras, restaurantes (...) tendo risco de preencher ou não as vagas. (apostila Técnico em Guia de Turismo,2013. p.40) Principais tarefas – venda comissionada ou intermediação remunerada de passagens passeios, nas reserva do alojamento / recepção, translado, transferência e assistência especializada / credenciamento de empresas transportadoras e de hospedagem / divulgação dos serviços por propaganda e publicidade / obtenção e legalização de documentos para viajantes / reserva e venda de ingressos para espetáculos públicos, artísticos, culturais / desembarque de bagagens entre outras.

8 OPERADORAS E AGÊNCIAS PROCON
A operadora é a empresa que elabora os pacotes, negociando diretamente com todos os demais fornecedores para obter bons preços e oferecer pacotes onde, normalmente, o valor total é inferior ao valor apresentado, caso o consumidor adquirisse a hospedagem e transporte aéreo direto. A agência de viagens também pode elaborar os pacotes, mas normalmente  revende das grandes operadoras, ganhando uma comissão para cada venda realizada. A responsabilidade entre a agência e a operadora de viagem é solidária, conforme o Código de Defesa do Consumidor.

9 OPERADORAS E AGÊNCIAS MINISTÉRIO DO TURISMO
Operadores: organizações comerciais que além da comercialização são "produtoras" de serviços turísticos. Atuam tanto junto aos agentes de viagens (por vezes atuam como uma agência) quanto com o consumidor. 7 (Exemplos: Organizadores de Eventos, Transportadores Turísticos, Instituições de Ensino, Guias de Turismo). 2. Agências de Turismo: São empresas organizadas que são intermediárias de produtos turísticos, permitindo o encontro da demanda com a oferta de serviços, além de prestar assistência aos viajantes ou turistas.

10 OPERADORAS E AGÊNCIAS

11 LOCADORAS DE VEÍCULOS O aumento do fluxo de turistas no país, com o advento dos grandes eventos esportivos deve intensificar a expansão da demanda por serviços de aluguel de veículo, que compreende não só o uso de veículos de passeio, mas também de vans e utilitários.

12 CASAS DE CÂMBIO São os estabelecimentos que trocam a moeda estrangeira pela local. Nem todos os países aceitam o Real para a compra da moeda local, por isso o ideal é levar a moeda do país de origem ou dólar e euro, moedas com maior liquidez. A troca de dinheiro pode ser feita no Brasil, antes da viagem. O conversos online do Banco Central permite consultar o valor equivalente em reais da moeda estrangeira e vice-versa. Taxas e valores cobrados pelas casas de câmbio são definidos livremente, sem a interferência do governo.

13 CASAS DE CÂMBIO

14 CITE 4 MEIOS E/ SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO E ENTRETANIMENTO TURÍSTICO.
EXERCÍCIO CITE 4 MEIOS E/ SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO E ENTRETANIMENTO TURÍSTICO.

15 REFERÊNCIAS Apostila – Técnico em Guia de Turismo. Ser Educacional – ETB, 2013.


Carregar ppt "O que é necessário na planejamento de uma viagem?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google