A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Émile Durkheim Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Émile Durkheim Universidade Federal do Rio Grande do Sul"— Transcrição da apresentação:

1 Émile Durkheim Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Educação Sociologia da Educação – EDU01005 D  Émile Durkheim Geovane Schumacher Brandão Pedro Toscan Pittelkow Contassot Renan Pedroso Ferreira Rangele Guimarães Viegas da Silva Rodrigo Costa da Silva Agosto/2015

2 Quem foi Nascido em Épinal em 15 de abril de 1858 (França) - Falecido em 15 de novembro de 1917 (Paris); Veio de uma longa linhagem de devotos judeus franceses; seu pai, avô e bisavô tinham sido rabinos; Foi sociólogo, psicólogo social e filósofo francês; Criador da disciplina acadêmica de Sociologia (1887, Bordéus), de forma independente, assim como as outras ciências sociais (psicologia e filosofia); Fundador do primeiro departamento de sociologia da Universidade de Bordeaux, em 1890; Influenciado principalmente pelo positivismo de Comte.

3 Contexto Político/Histórico
QUADRO POLÍTICO/ ECONÔMICO QUADRO SOCIAL QUADRO CULTURAL Segunda metade do século 19 na França = período de conflitos Revolução Francesa Industrialização Imperialismo Liberalismo Grande aumento populacional Êxodo Rural Condições precárias de trabalho Iluminismo Positivismo Nacionalismo Romantismo Realismo Naturalismo

4 A divisão do trabalho social (1893)
Principais Obras A divisão do trabalho social (1893) Analisa as funções sociais do trabalho na sociedade e procura mostrar como na modernidade tal divisão é a principal fonte de coesão ou solidariedade social.

5 As regras do método sociológico (1895)
Duas teses principais (sem elas, a sociologia não poderia ser caracterizada como ciência): 1) Precisa ter um objeto específico de estudo: O objeto da sociologia é o fato social. 2) Precisa respeitar e aplicar um reconhecimento objetivo, um método científico, trazendo-a para perto, dentro do possível, das outras ciências exatas. Este método pode evitar a todo custo preconceitos e julgamentos subjetivos.

6 O suicídio (1897) O suicídio como um fenômeno social e deve ser considerado como um aspecto patológico característico das sociedades modernas. As causas do autoextermínio têm fundamento social e não individual. Três tipos de suicídio: o egoísta, em que o indivíduo se afasta dos seres humanos; o anômico, originário, por parte do suicida, da crença de que todo um mundo social, com seus valores, normas e regras, desmorona-se em torno de si; e o altruísta, por lealdade a uma causa.

7 As formas elementares de vida religiosa (1912)
Faz uma análise das religiões primitivas australianas, explicando que são nas religiões mais simples onde se podem encontrar elementos comuns de todas as religiões, até mesmo as mais atuais. Para que uma religião seja a primitiva, elas devem conter dois elementos fundamentais: 1. “Sua organização não seja ultrapassada por nenhuma outra em simplicidade”. 2. “Deve-se explicá-la sem fazer intervir nenhum elemento tomado de religião anterior”.

8 Principais Teorias “Reino social” ou “reino moral”: esfera onde se processam os fenômenos, ideias e ideais coletivos. É onde se dá toda a vida social; Sociologia como ciência positiva: a partir de leis e modelos, o sociólogo poderá desvendar a realidade; “Fator social”: o meio social determina os homens.

9 “Fatos sociais”: modos de agir que exercem uma coerção externa sobre o indivíduo. Exemplos: o Estado, a liberdade, o casamento, o crime; Consciência individual x Consciência coletiva: o conjunto de valores e crenças coletivas revelam o quanto dos outros há em nós; estas duas consciências estão em constante interação.

10 Prevalência do “todo” sobre as partes: a sociedade existe em cada um, mas em cada um só existe um fragmento dela; Solidariedade mecânica: as pessoas estão juntas porque realizam as mesmas tarefas; Solidariedade orgânica: as pessoas estão juntas porque realizam tarefas diferentes e não subsistem sem as outras. Termina por fortalecer o individualismo.

11 Conceitos de educação Educação como uma forma de preservar parte da consciência coletiva, sem a qual a sociedade não pode sobreviver; Em uma sociedade marcada pela diferenciação, pela busca da satisfação de interesses cada vez mais pessoais e menos coletivos, abre-se espaço para o individualismo; Se deixada sem controle, a solidariedade orgânica levaria à desintegração da sociedade, o que Durkheim chamou de anomia, isto é ausência de regras; “A educação, para Émile Durkheim, é essencialmente o processo pelo qual aprendemos a ser membros da sociedade. Educação é socialização”; A educação não é homogênea: deve ser adequada ao meio moral que cada grupo compartilha.

12 “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio moral que a criança, particularmente, se destine”

13 Palavras-chave Coesão interna Manutenção da ordem
Educação como adequação ao meio social Necessidade de uma consciência coletiva

14 Referências Durkheim, E. 2011 – Educação e Sociologia PT.WIKIPEDIA.ORG


Carregar ppt "Émile Durkheim Universidade Federal do Rio Grande do Sul"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google