A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Walk the Talk” UTILIZADORES DE TDI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Walk the Talk” UTILIZADORES DE TDI"— Transcrição da apresentação:

1 “Walk the Talk” UTILIZADORES DE TDI
PROGRAMAS DE PRODUCT STEWARDSHIP DE ISOPA “Walk the Talk” UTILIZADORES DE TDI PROGRAMAS DE PRODUCT STEWARDSHIP DE ISOPA “WALK THE TALK” NOTAS DO ORADOR – MÓDULO TDI Explique que o objetivo destes módulos é comentar os aspectos de Higiene, Segurança e Meio Ambiente e o manuseamento seguro de TDI Se ainda não o fez – antes de começar a apresentação e o debate do módulo apresente-se aos participantes e explique que foi treinado para conduzir esta sessão. Depois peça a cada um que se apresente - o nome e a sua função na fábrica. Um conselho - Todos aprendemos mais se dialogamos, isto é, se o apresentador não é o único que fala. Todos aprenderemos mais partilhando experiências. Por favor veja a declaração de limitação de responsabilidade na última transparência. Slide #1  Este módulo foi concebido para os trabalhadores que utilizam TDI. Revisão 2015

2 ISOPA Member Companies
SLIDE #2 Este é um lembrete que o programa envolve a todos os membros associados de ISOPA.

3 Walk the Talk - Utilizadores de TDI
Conteúdo Informação essencial Boas práticas Quando alguma coisa sai mal . . .  Diálogo SLIDE #3 São tres o itens que devem ser discutidos durante a apresentação. Nós aprenderemos mais se dialogarmos, isto é, se o apresentador não for o único a falar. Com a troca de experiências todos aprenderemos mais.

4 Informações do rótulo do TDI
CLP / GHS Palavra-sinal: Perigo Declarações de risco H315 Provoca irritação na pele H317 Pode provocar uma reação alérgica na pele H319 Provoca irritação ocular grave H330 Se inalado é mortal H334 Se inalado pode provocar sintomas de alergia ou asma ou dificuldades respiratórias H335 Pode provocar irritação das vias respiratórias H351 Suspeito de provocar cancro H412 Prejudicial para a vida aquática com efeitos de longa duração Seguir as advertências de precaução e de rotulagem do produto na FDS(a) do fornecedor DSD Palavra-sinal: Muito tóxico T+ Frases de risco R26 Muito tóxico por inalação R36/37/38 Irritante para os olhos, sistema respiratório e pele R40 Possibilidade de efeitos cancerígenos R42/43 Pode provocar sensibilização por inalação e contacto com a pele R53/53 Nocivo para organismos aquáticos, pode provocar efeitos nefastos a longo prazo no meio ambiente aquático Seguir as frases de segurança e a rotulagem do produto na FDS(a) do fornecedor. SLIDE #4 Aqui o objetivo é indicar a toxicidade do TDI para que todos estejam bem informados, porém não assuste os participantes. Comente sobre a classificação do TDI como potencial carcinogênico (somente se perguntado): Se observa um aumento da incidência de tumores quando os animais são ALIMENTADOS com TDI. Na práctica esta forma de exposição não é relevante. Segundo as experiências em locais de trabalho, até o momento não se detectou efeitos carcinogênicos sobre os humanos.

5 Propriedades físicas do TDI
Se não for controlado, o TDI evapora rapidamente, provocando uma concentração elevada no ar O TDI tem uma pressão de vapor significativa que se traduz numa alta concentração no ar sobre o líquido Concentração de vapor de TDI no ar TDI Limite de Exposição Ocupacional SLIDE #5 Usando uma ciência simples, o ponto principal é que a concentração de vapor de TDI na atmosfera está sempre num limite perigoso, independente da temperatura, quando liberado à atmosfera.. Os limites de exposição ocupacional são limites seguros para o local de trabalho e são acordados nacionalmente, variando de substância a substância. 10 20 25 30 35 Temperatura em °C

6 Propriedades físicas do TDI
Se não for controlado, o TDI evapora rapidamente, provocando uma concentração elevada no ar O TDI tem uma pressão de vapor significativa que se traduz numa alta concentração no ar sobre o líquido Proteja-se sempre da inalação de TDI Concentração de vapor de TDI no ar TDI Limite de Exposição Ocupacional SLIDE #6 A inalação de TDI deve ser evitada em quaisquer temperaturas e circunstâncias . Explicaremos como isto é feito. 10 20 25 30 35 Temperatura em °C

7 Propriedades químicas do TDI
O TDI reage com muitos compostos - especialmente água, poliol, aminas, hidróxido de amónio, álcalis Temperaturas mais altas significam reacções mais rápidas (tenha precaução com temperaturas > 40 °C) Durante a reacção formam-se gases (CO2) e calor  Risco de queimaduras/pressões perigosas SLIDE #7 O TDI é um producto químico muito reactivo, por isso é tão útil e versátil. As reacções devem ocorrer nas circunstâncias correctas e de forma controlada. Todas as reacções aceleram a temperaturas mais altas – OTDI requer cuidado extra a qualquer temperatura superior à ambiente. As reacções são exotérmicas, gerando calor. A pressão de gás (CO2) aumentará. Onde se encontram estas condições ?

8 Onde se encontram estas condições?
Tambores – descontaminação Poliol / diisocianato armazenados juntos Derrame/fugo ao sistema de esgotos Descarga do producto químico errado no tanque de granel TDI nos olhos ou outros tecidos moles TDI em recipientes de resíduos líquidos Operações a altas temperaturas Na área de abertura celular de espuma Nas áreas de armazenagem de espuma Na área de cura de espuma SLIDE #8 Exemplos de condições nas quais o calor e a pressão aumentam. Onde elas ocorrem nesta fábrica? Quais reacções são controladas e quais incontroladas? (Veja a lista de verificação da visita à fábrica)

9 Efeitos do TDI na sua saúde
A curto prazo / exposição esporádica acima do limite seguro Irrita a boca, a garganta e os pulmões Pressão no peito, tosse Dificuldade para respirar Lacrimação Coceira, vermelhidão na pele (imediatamente ou retardada) Pode provocar queimadura Os sintomas podem aparecer até 24 horas depois da exposição SLIDE #9 Esta transparência contém uma lista de sintomas que podem ocorrer devido a uma exposição ao TDI. Estes sintomas podem aparecer até um dia depois da exposição e por isto devem ser cuidadosamente monitorados para que se reconheçam os sinais de exposição depois do incidente.

10 Efeitos do TDI na sua saúde
A longo prazo/ exposição excessiva repetida por inalação ou contacto com a pele pode provocar hipersensibilidade Sintomas como dificuldades respiratórias ocasionais parecidas à asma, febre de feno, espirros Após sensibilização, a continuação da exposição, mesmo a pequenas quantidades de TDI, pode resultar em asma potencialmente severa. A sensibilização poderá impedir o trabalho com diisocianatos para o resto da vida. A interrupção precoce e imediata da exposição resulta geralmente na cessação das reações alérgicas. SLIDE #10 Quando o nivel de concentração de vapores de TDI é alto, mesmo num único evento de exposição há o risco de sensibilização. Numa pessoa com hipersensibiidade, uma exposição posterior com um nivel baixo de TDI pode provocar sintomas severos de asma. A hipersensibilidade é irreversível e é uma reação do sistema imunológico. Não deve ser confundida com irritação.

11 Exemplos típicos de comportamento inseguro
SLIDE #11 Identifique as situações e os comportamentos inseguros. É fundamental previnir a exposição e aqui estão cinco exemplos de situações que DEVEM ser evitadas. Derramamento Água e TDI Abrindo um bidão Comendo no local de trabalho, próximo ao TDI Soldando perto da armazenagem de TDI Você já encontrou alguma situação como estas na sua fábrica?

12 Exemplos típicos de comportamento seguro
SLIDE #12 Por outro lado, aqui mostramos exemplos de boas práticas:: Descarregando um bidão usando uma bomba Buscando assistência médica qualificada Limpando um derramamento Você segue tais práticas?

13 Manuseamento seguro do TDI
O local de trabalho está limpo e tem boa higiene pessoal? Come, bebe ou fuma no local de trabalho? Há boa ventilação no local de trabalho? Usa o EPI correcto continuamente- inclusive durante a manutenção da fábrica? Sabe onde encontrar o equipamento de emergência? Medem-se os níveis de concentração de TDI no local de trabalho? Conhece e pratica os procedimentos de emergência? Realizam-se exames de saúde periódicos? SLIDE #13 Esta é uma lista de questões a perguntar para conduzir o debate sobre os hábitos e procedimentos correctos/incorrectos ao trabalhar com TDI. Se for apropriado, faça as seguintes perguntas adicionais: ·         O que é um local de trabalho limpo? ·         O EPI está disponível? ·         O pessoal de manutenção usa EPI? ·         Você poderia mostrar-me onde se guardam os equipamentos de emergência? ·         Com que frequência se praticam simulados de emergência? ·         Você se lembra do exame médico feito antes de começar a trabalhar aqui – o que foi examinado? Funcionamento pulmonar?

14 Não se limpe com solventes Use toalhas descartáveis
Boa higiene pessoal Para prevenir o ressecamento da pele, pode usar cremes protectores ou loções antes de começar a trabalhar Lave-se com água e sabão depois de terminar o trabalho e antes de comer, beber ou fumar Não se limpe com solventes Use toalhas descartáveis Não reutilise vestuário ou luvas contaminadas SLIDE #14 Manter-se limpo é sempre importante. O uso de cremes protectores ou loções é muito útil. Os solventes podem causar problemas; água e sabão são muito melhores.

15 Colocar as luvas num contentor adequado
Como remover as luvas descartáveis seguramente Colocar as luvas num contentor adequado Remova com cuidado para proteger a sua pele contra contaminaçăo

16 Local de trabalho limpo e seguro
Mantenha a área de trabalho limpa e arrumada O equipamento respiratório deverá estar à mão (e bem cuidado) Saiba onde se localizam os chuveiros de emergência e lava-olhos Não coma, beba ou fume no local de trabalho SLIDE #15 Um ambiente de trabalho limpo e arrumado é mais seguro em todos os aspectos. Com que frequência os equipamentos respiratórios devem ser revisados? (depende da informação do fabricante) Saiba onde ir numa emergência. Coma e beba no refeitório, nunca no local de trabalho. Se você tem que fumar, faça-o longe do chão da fábrica, melhor ainda PARE DE FUMAR!  Seja cuidadadoso ao lavar la zona afetada para que não se espalhe a outras partes do corpo não afetadas.

17 Boa ventilação no local de trabalho*
Confira que o sistema de exaustão de ar está ligado Coloque a boca do exaustor o mais próximo possível da emanação Confira a direcção do fluxo repetidamente Para os laboratórios é mais adequado o uso de capelas exaustoras A produção de espuma em máquina contínua requer uma boa exaustão no túnel e na área de corte As cortinas de ar melhoram a eficiência da exaustão * inclusive armazéns SLIDE #16 Tendo em vista a pressão de vapor relativamente alta do TDI, uma boa ventilação reduz o risco de exposição. Certifique-se que a ventilação/exaustão está ligada e que funciona eficientemente nas áreas críticas (laboratório, tunel da máquina de espuma, área de corte da espuma recém fabricada, ….)

18 Uso contínuo do EPI correcto
Use óculos de protecção SLIDE #17 Os requisitos de EPI são simples: luvas, botas, camisas de mangas compridas – mesmo durante o verão e SEMPRE use óculos de proteção Use luvas protectoras Use fato-macaco e botas Em emergências usar o fato-macaco e/ou um avental resistente

19 Equipamento respiratório
SLIDE #18 Enfatize o uso do tipo correcto de equipamento de protecção respiratória. Não se recomendam máscaras para poeira e reforce o uso do tipo correcto de filtro nas máscaras de meia ou face inteira. Para limpar derramento maiores de producto se requere o uso de máscaras respiratórias autônomas. O apresentador pode iniciar um debate sobre quando ou onde usar o equipamento para as condições especificas do cliente. Em caso de dúvida use sempre equipamento de protecção respiratória

20 Em caso de derrame de TDI
VIDEO CLIP SLIDE #19 Roteiro para o vídeo de derramamento de TDI – pratique esta sessão para certificar-se de está em sintonia com o andamento do vídeo. Clique na área verde para iniciar o video: Muitos incidentes com isocianatos entram na categoria de “derramamento”. No caso de vazamento de um contentor ou outro tipo de derramamento, não deixe o isocianato entrar no sistema de esgotos. Para limpar um derramamento de isocianato pode-se usar um absorvente especial ou simplesmente areia. Como a curva de vapor sugere, os derramamentos podem causar emissões críticas. Use equipamento respiratório. Alternativamente você pode usar espuma para cobrir o derramamento. A espuma contém água. Devido às propriedades químicas e físicas, a pressão de vapor do isocianato diminuirá significativamente. Água ou qualquer outro resíduo úmido reage com o isocianato. Esta reação pode continuar nos recipientes de resíduo. Por isto os recipientes devem estar cheios somente até ¾. Não feche os recipientes de resíduo, permitindo que a pressão interna se dissipe.

21 Em caso de derramamento de TDI
Evacue a área Informe os vizinhos e autoridades de acordo com o plano de emergência Use EPI incluindo máscaras autónomas de oxigênio Evite que o TDI escorra ao sistema de esgotos Cubra o TDI com espuma extintora de incêndios para evitar a emissão de vapores Controle o derramamento com areia absorvente molhada Use solução descontaminante Coloque a areia contaminada em recipientes metálicos (máximo 2/3 de sua capacidade), mantenha-os abertos para evitar aumento de pressão e monitorize as emissões Somente feche os recipientes com temperatura baixa e descendente Trate-os como resíduo de TDI Monitorize o nível de TDI na atmosfera SLIDE #20 Nesta transparência se apresentam os elementos-chave de boas práticas que devem ser seguidos tanto para pequenos como grandes derramamentos. Estes são conselhos, mas você deve julgar o que é um derramamento grande ou pequeno. Siga o procedimento. Algúem já teve que solucionar um derramamento? – Você seguiu estas recomendações? Os elementos-chave são: Conter o derramamento. Não inalar vapores de TDI. Descartar os resíduos de limpeza de forma correcta e segura.

22 Saiba onde encontrar o equipamento de emergência
Solução descontaminante Pás Escovas e recipientes para resíduos Material absorvente como areia SLIDE #21 Para ser capaz de agir rapidamente e de forma segura você deve saber onde se guarda o equipamento de emergência. Isto inclui: ·         A solução descontaminante (se for usada) ·         Material absorvente ·         Escovas e contentores ·         Usa areia como material absorvente? ·         Há material descontaminante na fábrica?

23 Equipamento de primeiros socorros
Saiba onde está o equipamento de primeiros socorros Saiba o que fazer Saiba a quem avisar Não entre em pânico! Chuveiro de emergência Sabão É melhor usar água corrente Chuveiro ou frasco lava-olhos Número de telefone do médico SLIDE #22 Se alguma coisa sai mal, inicie o procedimento de primeiros socorros. Isto envolve os equipamentos de primeiros socorros: saber o que fazer com eles e a quem comunicar o incidente. Saiba exactamente onde os vários equipamentos de primeiros socorros são guardados. O telefone é um equipamento importante – o número do telefone do médico ou do serviço médico deve estar claramente à mostra próximo ao telefone. Você será mais efetivo se mantém a calma.

24 Procedimentos de emergência
VIDEO CLIP: Conheça os Primeiros Socorros para TDI SLIDE # VIDEO Roteiro para o video de primeiros socorros de TDI – pratique esta sessão para certificar-se de está em sintonia com o andamento do vídeo. Clique na área verde para iniciar o video: Em caso de acidente/lesão é urgente administrar primeiros socorros. Se a pele for atingida por TDI, utilize o chuveiro de emergência para lavar-se abundantemente. Retire o vestuário contaminado. Se os olhos forem atingidos por TDI, lave bem os olhos da pessoa com água abundante por 15 minutos (no vídeo se fala em mais de 15 minutos). Os olhos devem ficar bem abertos e você vai precisar da ajuda dos seus colegas para assegurar-se disto. Sempre consulte um oftalmologista se isto ocorrer. Nunca, nunca coma ou beba enquanto estiver trabalhando com TDI. Se por acidente houver ingestão de TDI, lave a boca com água abundante e certifique-se de beber uma grande quantidade de água. Nunca provoque vómitos; procure assistência médica. Um pequeno derramamento pode provocar a inalação de TDI. Não trabalhe com TDI em uma área não ventilada. Se houver inalação de TDI, os sintomas respiratórios podem ocorrer até 24 horas depois do incidente. A inalação pode resultar em lesão pulmonar. Mantenha o paciente calmo e leve-o a uma área com ar fresco.  Em todos os casos, procure assistência médica.

25 Procedimentos de emergência
Conheça os primeiros socorros para TDI Manter as pálpebras dos olhos abertas Lavar com água abundante durante pelo menos 15 minutos No caso de dúvida, continuar a lavar Consultar um oftalmologista o mais breve possível É recomendado não usar lentes de contacto; em caso de emergência podem dificultar o tratamento. Retirar imediatamente a roupa contaminada e lavar com sabão e água Um estudo de descontaminação de MDI da pele demonstrou que é importante uma limpeza o mais rápido possível após a exposição, e que um purificador baseado em poliglicol ou óleo de milho pode ser mais eficaz que sabão e água SLIDE #24 Algumas dicas importantes de primeiros socorros: Se existe alguma suspeita que seus colegas foram atingidos nos olhos por TDI lave bem os olhos com grandes quantidades de água. A lavagem com água não será agradável, mas continue o processo durante 15 minutos. A alternativa é muito pior. Um oftalmologista DEVE ser consultado. Se a sua pele ou de seus colegas for atingida por TDI – lave a área muitas vezes com água e sabão. Ar fresco ajuda na recuperação. O acidentado deve consultar um médico. O médico deve ter conhecimento sobre os efeitos do TDI. No entanto, para auxiliar o médico informação adicional pode ser obtida do seu fornecedor de TDI. O médico responsável tem conhecimentos sobre TDI? Ir para o exterior Deve chamar-se o médico ou levar o paciente ao consultório médico Informar o fornecedor - que pode fornecer informação de apoio

26 Procedimentos de Emergência - Exposição ao TDI
Uma única exposição a um nivel alto de TDI é uma possível causa de sensibilização. Um estudo de descontaminação de diisocianato da pele demonstrou que é importante limpar-se o mais rapidamente possível após a exposição, e que um produto para limpeza da pele à base de poliglicol ou óleo de milho pode ser mais eficaz que sabão e água Lembre-se que os sintomas podem aparecer posteriormente O serviço médico pode contar com a ajuda dos membros associados de ISOPA SLIDE #25 Resumindo alguns pontos

27 Procedimentos de Emergência - Exposição ao TDI
Rapidez é essencial Treine a aplicação de primeiros socorros Busque auxílio médico Uma única exposiçãoa um nivel alto de TDI é uma possível causa de sensibilização. É importante tratar imediatamente Lembre que os sintomas podem aparecer posteriormente O serviço médico pode contar com a ajuda dos membros associados de ISOPA SLIDE #26 Rapidez; prática e assistência médica.

28 Siga o procedimento de emergência da sua fábrica
Procedimentos de emergência Incêndio envolvendo TDI Siga o procedimento de emergência de sua fábrica Faça soar o alarme EVACUE de acordo com a Diretiva de Seveso Use pessoal treinado e especializado para apagar o incêndio Assegure-se de estar protegido das emissões de TDI Lembre-se que os incendios com TDI não são auto-extinguíveis SLIDE #27 O TDI, como muitos outros productos químicos, é inflamável e pode incendiar-se. De novo, a rapidez é essencial - faça con que todos saibam que há um problema - use o alarme de incêndio! Os serviços de emergência estão equipados para lidar com incêndios. Lembre-se que as altas temperaturas aumentam consideravelmente o risco de exposição aos vapores de TDI. Siga o procedimento de emergência da sua fábrica

29 Manuseamento de espuma recém fabricada com TDI
Perigos: Exposição aos aditivos de TDI e desmoldantes Calor gerado durante a reacção Pó gerado no corte de espuma Use EPI É importante uma boa ventilação Esteja consciente do risco de incêndio por scorching até que a espuma esfrie SLIDE #28 Espuma recém fabricada pode causar problemas; vejamos alguns exemplos. Você pode pensar em mais algum exemplo? Lembre-se que a reação pode continuar depois que a espuma deixar a linha/área/correia transportadora de produção e por isso as regras de segurança no trabalho, incluindo o uso de EPI, ainda são aplicáveis. Em alguns processos a espuma pode apresentar scorching. Isto pode acontecer nesta fábrica? Ao se fabricarem blocos de espuma com uma (muito) alta exotermia ou se os blocos recém fabricados são armazenados com pouca circulação de ar ao seu redor. O pó derivado do corte da espuma recém fabricada pode causar irritação ou hipersensibilidade.

30 Perguntas típicas O que você faria se?
Uma bomba de diisocianato que está em manutenção continúa por engano sob pressão. Um técnico recebe um jato de diisocianato na cara Um trabalhador de manutenção está substituindo uma bomba – porque é que ele deveria usar proteção respiratória e para a pele? SLIDE #29 Vejamos o que vocês se lembram... O que você faria se - - -

31 Disclaimer - Limitação de responsabilidade
Advertência jurídica relativa ao documento externo Embora a ISOPA e os seus membros envidem todos os esforços possíveis para prestar, de boa-fé, informações corretas e fiáveis baseadas nos melhores dados disponíveis no momento, o utilizador utiliza essas informações por sua conta e risco. Não são feitas quaisquer representações ou garantias no que diz respeito à sua integridade, precisão ou fiabilidade e nem a ISOPA nem as empresas que participam na ISOPA se responsabilizam por danos, seja de que natureza forem, resultantes da utilização destas informações. SLIDE #30 Declaração de limitação de responsabilidade


Carregar ppt "“Walk the Talk” UTILIZADORES DE TDI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google