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FAU MACKENZIE Estudio Teoria e História da Arquitetura III

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Apresentação em tema: "FAU MACKENZIE Estudio Teoria e História da Arquitetura III"— Transcrição da apresentação:

1 FAU MACKENZIE Estudio Teoria e História da Arquitetura III 1.o semestre 2018 Tópicos em Arquitetura Contemporânea – Vanguardas anos 1960/ Deconstrutivismo

2 Andy Warhol, 1962 - “Díptico de Marilyn”
POP ART E.U.A. Richard Hamilton, “O que exatamente torna os lares de hoje tão diferentes, tão atraentes?” Andy Warhol, “Díptico de Marilyn” Superstudio

3 MOVIMENTO RADICAL DE FLORENÇA
SUPERSTUDIO – Continuous Monument, arquitetura sem cidade, 1969

4 MOVIMENTO RADICAL DE FLORENÇA
ARCHIZOOM – No-Stop City, cidade sem arquitetura, 1969

5 KOOLHAAS, “EXODUS, ou Os Prisioneiros Voluntários da Arquitetura”, 1972

6 ARCHIGRAM Inglaterra Plug –in City, Walking City, 1964 Instant City,

7 CONSTANT, Holanda New Babylon,

8 NOVA YORK DELIRANTE (1978) Livro resultado da pesquisa de Rem Koolhaas sobre Nova York investigando ‘a outra metade do modernismo’, consequência de um estilo de vida, do contexto econômico cultural. Congestão – estado de animação perpétuo da metrópole conseguido através da desconexão entre envelope (forma) e programa (função). 1972

9 1988 MoMA NY Curadores: Philip Johnson e Mark Wigley

10 CONCURSO PARA O PARC DE LA VILLETTE, 1982 BERNARD TSCHUMI e a Teoria do Evento
“ A função não segue a forma, a forma não segue a função, ou a ficção. Entretanto, forma e função certamente interagem, mesmo se somente para produzir um efeito de choque.” (TSCHUMI, 1991) Tschumi coloca o evento como objetivo da arquitetura, apresentando-o como uma justaposição de espaços, pessoas, programas, formas, movimentos, expectativas, materiais, na busca por uma intertextualidade gerada pelo espaço e tempo simultâneos desta pluralidade, na busca pela essência perdida da arquitetura por preocupações essencialmente formais ou funcionais. Em sua proposta há uma ausência completa de hierarquia entre os elementos a serem superimpostos. Expressando conceitos, cada camada se torna um sistema arquitetônico: os pontos (folies), as linhas (eixos e galerias) e as superfícies (pisos, canteiros, jardins...) Qualquer atividade pode ser atribuída a qualquer forma.

11 CONCURSO PARA O PARC DE LA VILLETTE, 1982 BERNARD TSCHUMI e a Teoria do Evento

12 CONCURSO PARA O PARC DE LA VILLETTE, 1982 Rem Koolhaas e a Teoria da Congestão
“Esquema formal que suporta programas variáveis”. A flexibilidade é alcançada através da mínima presença arquitetônica: “A qualidade essencial da informação é sua independência da forma, do invólucro, da arquitetura. Ela não é presa à massa nem influenciada pela gravidade; ela é livre."

13 CONCURSO PARA O PARC DE LA VILLETTE, 1982 Rem Koolhaas e a Teoria da Congestão


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