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ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS - ARMP

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS - ARMP"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS - ARMP
Prof. Luis Agune

2 ARMP – A função compras Para Chaves (2002), a atividade de compras consiste em obter do exterior da empresa os materiais, produtos e os serviços necessários a seu funcionamento, nas quantidades e prazos estabelecidos, respeitando os níveis de qualidade predefinidos e, ao menor preço que seja possível no mercado.

3 ARMP – A função compras Para Moncza (et al.1998) o termo Compras refere-se ao gerenciamento das atividades diárias do fluxo de materiais; para Baily (et al. 2000), a atividade de compras é o processo pelo qual as empresas definem os itens a serem comprados, identificam e comparam os fornecedores disponíveis, negociam com as fontes de suprimentos, firmam contratos, elaboram ordens de compras e finalmente, recebem e pagam os bens e serviços adquiridos.

4 ARMP – Principais atividades de compras
Selecionar e qualificar fornecedores; Avaliar o desempenho dos fornecedores; Negociar contratos; Comparar preços, qualidade e serviços; Programar as compras; Estabelecer os termos das vendas; Prever mudanças de preços, serviços e demanda;

5 ARMP – Principais atividades de compras
Especificar a forma em que os produtos devem ser recebidos; Promover um fluxo ininterrupto de materiais e serviços necessários à operação da empresa; Manter o investimento em estoque e desperdício em um nível mínimo; Melhorar o posicionamento competitivo da organização; Manter um padrão de qualidade adequado; Conseguir os menores preços.

6 ARMP – Relacionamento com os fornecedores
Abordagem Darwiniana: clientes e fornecedores são vistos como adversários; o ponto negativo dessa abordagem é a geração de instabilidade nos fornecedores, que não são estimulados a cooperar. (LASERTE, 1998); Relacionamento de confiança com os fornecedores: as empresas acreditam que os fornecedores podem conceder maior valor aos clientes. Ponto negativo: uma vez que ela assume que o fornecedor já atingiu os objetivos esperados, não estimula melhorias e gera um tipo de “confiança cega”. (LASERTE, 1998);

7 ARMP – Relacionamento com os fornecedores
Abordagem não alavancagem dos fornecedores: tipo de relacionamento que pressupõe a inexistência de negociações com fornecedores e reflete o antigo papel do comprador, de “tirador de pedidos”. (LASERTE, 1998); Balanced Sourcing: pressupõe a existência balanceada de relação de confiança e preços competitivos. A otimização da base de fornecedores, a criação de um sistema de medição de desempenho de fornecedores e a criação de relacionamentos de longo prazo são alguns dos instrumentos utilizados neste tipo de relacionamento. (LASERTE, 1998).

8 ARMP: Diferenças entre compra reativa e pro-ativa
Compras é um centro de custo. Subordina-se a finanças ou produção. Problema: responsabilidade do fornecedor. Ênfase no hoje. Sistema independente de fornecedores. Negociação ganha-perde. Muitos fornecedores = segurança. Estoque excessivo = segurança. Informação é poder.

9 ARMP: Diferenças entre compra reativa e pro-ativa
Compra pro-ativa: Compras pode adicionar valor. Compras é importante função gerencial. Os problemas são compartilhados. Ênfase estratégica. Os sistemas são integrados. Negociação ganha-ganha. Muitos fornecedores = perda de oportunidade. Estoque excessivo é desperdício.

10 ARMP: A importância de compras Como aumentar os lucros da empresa do seu nível atual de R$ 5 milhões para R$ 10 milhões? Adaptado de: BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos / Logística Empresarial. 5ª edição. Bookman, 2006.

11 ARMP: Decisão de comprar ou vender
A definição de uma estratégia correta de compras pode dar à empresa uma grande vantagem competitiva. Se por um lado ela decidir produzir mais internamente, ganha independência, mas perde flexibilidade. Por outro lado, se decidir comprar mais de terceiros em detrimento de fabricação própria, pode tornar-se dependente.

12 ARMP: Decisão de comprar ou vender
Segundo Martins, Alt (2006), basicamente podemos ter duas estratégias operacionais que irão definir as estratégias de aquisição dos bens materiais, a verticalização e a horizontalização

13 ARMP: Decisão de comprar ou vender
Verticalização: é a estratégia que prevê que a empresa produzirá internamente tudo o que puder, ou pelo menos tentará produzir. Vantagens: Independência de terceiros; Maiores lucros; Maior autonomia; Domínio sobre tecnologia própria. Desvantagens: Exige maior investimento em instalações e equipamentos; Perda de foco; Aumento da estrutura da empresa.

14 ARMP: Decisão de comprar ou vender
Horizontalização: consiste na estratégia de comprar de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final ou os serviços de que necessita. Vantagens: redução de custos; maior flexibilidade e eficiência; foco no negócio principal da empresa. Desvantagens: Menor controle tecnológico; Maior exposição; Deixa de auferir o lucro do fornecedor.

15 ARMP: Decisão de comprar ou vender
Economicamente, um item é um candidato para a produção interna se a firma tiver capacidade suficiente e se o valor do componente for bastante alto para cobrir todos os custos variáveis de produção, além de dar alguma contribuição para os custos fixos. Custo total de compra Custo Custo total de fabricação Ponto de equilíbrio Quantidade

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