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Avaliação de desempenho: Preço de Transferência

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Apresentação em tema: "Avaliação de desempenho: Preço de Transferência"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação de desempenho: Preço de Transferência
estrangeiro para beneficiar-se de condições favoráveis. TEMA 8 Avaliação de desempenho: Preço de Transferência

2 Introdução Toda empresa é um processo de transformação de recursos em produtos/serviços, composto de diversas atividades que interagem entre si; As atividades possuem caráter econômico, que se materializa pelo consumo de recursos e geração de produtos/serviços; Os recursos consumidos, por serem escassos, possuem valor econômico (custos), e os produtos/serviços gerados; As atividades contribuem para os resultados econômicos da empresa

3 Questão Que tipos de impacto o preço de transferência proporciona nas áreas e nas pessoas da empresa?

4 Introdução EMPRESA Produtos e serviços Recursos
Processo de transformação

5 Introdução https://www.youtube.com/watch?v=h-uCfNqorTM EMPRESA Un 1
Produtos e serviços Recursos Un 4 Un 5 Un 6

6 Fluxos de produtos e serviços entre áreas de negócio

7 Conceito Horgreen & Foster
“ É o preço que um segmento (sub-unidade, departamento, divisão e outros) de uma organização cobra por um produto ou serviço fornecido a outro segmento da mesma organização.”

8 Objetivos do preço de transferência
Promover uma convergência de metas dentro da organização, harmonizando os interesses de cada centro com os interesses globais da organização, Sustentar e permitir a avaliação de decisões em todas as esferas de qualquer natureza, voltadas para a otimização de resultados e; Tornar possível fazer o cálculo divisional para fazer predições para a tomada de decisões , calcular o desempenho gerencial e avaliar a contribuição do centro ao resultado da empresa; Assegurar autonomia de cada centro, mantendo seus resultados independentes de ações de outros centros (accountability) Facilitar decisões alternativas entre fabricar ou comprar um produto, vender um produto em certo estagio de transformação ou levar mais adiante o seu processo;

9 Objetivos Estimular a produtividade e servir de parâmetro para a tomada de decisão, através da comparação do preço de transferência padrão versus preço de transferência real; Viabilizar o cálculo de gratificações a serem concedidas por desempenho gerencial superior; Permitir a avaliação da evolução da riqueza da organização.

10 Métodos de determinação de Preços de Transferência
O Preço de Transferência ótimo é aquele que permite aos Centros de Lucro otimizarem seus próprios resultados econômicos e o resultado da companhia de forma harmoniosa. Métodos: Preço de Mercado Preço Baseado em Custos, Preço em Duas Fases Preços Negociados

11 Preço de Mercado Utiliza o preço de produtos ou serviços similares à empresa como preço de transferência tendo liberdade de escolha da fonte Pode ser: Preço de Mercado Imediato: Preço estipulado por Bolsa de valores. A vantagem desse sistema é a rapidez e a precisão das informações Preço de Mercado a Longo Prazo: Utiliza uma estimativa de preço futuro de mercado para evitar flutuações a curto prazo do nível de preço Preço de Mercado Ajustado: Como nem sempre é possível encontrar um produto de mesma qualidade ou material, o preço de mercado é ajustado para incorporar essas diferenças

12 Preços de mercado Desvantagem
Vantagens Não ocorre a transferência de ineficiências entre os centros envolvidos Para alguns casos existe facilidade na sua obtenção junto ao mercado Estimula a atualização dos centros, em relação ao mercado para poderem manter-se competitivos; Coincide com o preceito fiscal, ou seja, a legislação tributaria Desvantagem Dificuldade de identificar a proxy adequada

13 Preço baseado em custos
No caso de não haver produtos competitivos disponíveis, os preços de transferência podem ser definidos com base no custo adicionado de uma margem de lucro, ainda que esses preços de transferência possam ter cálculos complexos Usualmente custo-padrão é uma alternativa adequda, não repassando as ineficiências do real

14 Preço baseado em custos
A margem de lucro deve ser a mais próxima o possível da taxa de retorno que seria obtida se a unidade fosse uma empresa independente, vendendo a clientes externos Devem ser analisados dois fatores: como está definido a base de custo como estabelecer a margem de contribuição.

15 Preço baseado em custos
o preço das transferências internas passa para os compradores ineficiências produtivas dos centros vendedores utilizando-se de custos totais para apreçar as transferências, o resultado do centro comprador é significativamente afetado em função dos custos fixos transferidos pelo centro vendedor.

16 Preço baseado em custos Preço em Duas Fases
O centro de lucro que vende o produto para um cliente externo pode absolutamente não conhecer os custos fixos das fases de produção anteriores. Uma possível solução para esse problema é estabelecer um preço de transferência de duas fases

17 Preço baseado em custos Preço em Duas Fases
2 componentes: - custo variável padrão -parcela de valor periódico (geralmente mensal) igual aos custos fixos + margem de lucro.

18 Exemplo Lucro por unidade = ( /12) x 0,10 =

19 Exemplo O método de preço em duas fases corrige o problema transferindo custos variáveis em termos unitários e transferindo custos fixos e lucros na forma de uma quantia bruta. Por esse método o preço de transferência seria: Custo Variável $ 5,00 x 5.000 + Custo Fixo ,00 + Lucro ,00 $

20 Preços Negociados Algumas empresas permitem que os centros vendedores e compradores apelem para uma decisão de um comitê ou administração central.

21 Condições O acesso das informações pelos gestores é essencial para a tomada de decisão correta, portanto é necessário um Sistema de Informação amplo e integrado entre o mercado externo, os centros de lucro e a organização como um todo

22 Condições Liberdade para negociações externas, além da negociação interna Suporte e eventual envolvimento da alta administração

23 Preços Negociados Vantagens
Buscar o consenso entre várias unidades proporciona aproximação com a prática no mercado; Possibilita flexibilização para situações de crescimento de unidades. Desvantagens tempo dos gestores e da alta administração para supervisionar o processo de negociação e para mediar disputas a existência de possíveis conflitos entre os centros; a existência de possíveis conflitos entre os centros

24 Exemplo

25 Legislação - Lei 9.430/96 A legislação brasileira exige que os contribuintes demonstrem, nas operações de importação ou exportação praticadas com a matriz, uma filial ou subsidiária localizada no exterior, que o preço praticado seja o preço de mercado.

26 Legislação - Lei 9.430/96 O objetivo da legislação brasileira foi o de tributar no Brasil os lucros das empresas internacionais aqui localizadas, os quais poderiam estar sendo transferidos para o exterior através dos preços de transferências para empresas vinculadas, localizadas em países com tributação favorecida

27 Legislação - Lei 9.430/96 Baseado na legislação dos paises integrantes da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e do Estados Unidos o Brasil definiu métodos para determinar os preços aceitáveis nas operações de importação e exportação com empresas vinculadas localizadas no exterior

28 Questão Que tipos de impacto o preço de transferência proporciona nas áreas e nas pessoas da empresa?

29 Bibliografia , Ana Cristina de. A importância do preço de transferência na avaliação de desempenho. São Paulo, Dissertação de Mestrado. Frezatti, F., Rocha, W., Nascimento, A.R., Junqueira, E., Controle gerencial: uma abordagem da contabilidade gerencial no contexto econômico, comportamental e sociológico, São Paulo, Atlas, 2009


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