A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF. FRANCISCO PORFÍRIO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF. FRANCISCO PORFÍRIO"— Transcrição da apresentação:

1 PROF. FRANCISCO PORFÍRIO
O MITO E A FILOSOFIA PROF. FRANCISCO PORFÍRIO

2 Cosmogonia: o mito como explicação da origem
Cosmo=universo / gonia=gênese As antigas mitologias visavam explicar a origem do universo. Explicação mítica da origem de tudo. Explicações fantasiosas. Ver o artigo “Teogonia e a origem dos deuses gregos” no site

3 Surgimento da filosofia
Navegações, matemática, calendário, moeda, democracia – elementos que foram enriquecendo a formação da vida antiga. Cada vez mais complexa, a vida exigia também mais processos racionais. Exigência de um pensamento sistemático.

4 Surgimento da filosofia
Surgimento dos primeiros filósofos. Exigência de uma explicação racional para a ordenação do cosmos. Cosmologia: cosmos=universo / logia=logos, organização racional. Suposto afastamento lento e gradual do pensamento mitológico.

5 Surgimento da filosofia
A filosofia surge como contraposição ao pensamento mitológico, mas no início não o abandona por completo. No início, parte do pensamento filosófico ainda estava relacionado ao mito (Platão, por exemplo). Constitui a formação ampla e completa do homem grego (paideia). Constitui um conjunto de saberes de várias áreas diferentes.

6 A pretensão científica
Aristóteles=classificação e separação dos distintos ramos do conhecimento em suas respectivas áreas. De Aristóteles a Descartes=conotação científica para a Filosofia. Conhecimento seguro, bem fundamentado, racional, sólido, irrefutável.

7 A crise da razão Séculos XIX e XX.
Crítica ao sistema capitalista de Marx; Crítica à abordagem racionalista e ao pensamento ocidental de Nietzsche; Descoberta do inconsciente de Freud; Crítica da técnica por Heidegger e pelos filósofos da Escola de Frankfurt.

8 A crise da razão O reconhecimento da diversidade cultural.
O reconhecimento da importância da interpretação. O reconhecimento de elementos tidos como pré-científicos ou irracionais. Pois o racionalismo extremo levou à barbárie.

9 Filosofia e ciência Ciência=posse de um saber fruto de um determinado tempo. Filosofia=amor, amizade ou relação com a sabedoria. Filosofia, portanto não é ciência, pois não é posse. Quando entendida como ciência, ela perde sua potência e o pensamento perde seu movimento.


Carregar ppt "PROF. FRANCISCO PORFÍRIO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google