A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria e Método de Pesquisa Social

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria e Método de Pesquisa Social"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria e Método de Pesquisa Social
Observação Teoria e Método de Pesquisa Social

2 Conceitos Fundamentais
A observação é um dos métodos mais importantes na coleta de dados, pois tem como consequência estar presente na situação e registrar os efeitos causados pelo acontecido. O principal instrumento deste método é o “eu” O observador e os meios de armazenamento A problemática da análise dos dados e a subjetividade do pesquisador

3 Maneiras de ver o mundo A sociabilidade primária do observador interfere como vai se registrar esse os dados coletados. No caso de enfoque etnográfico - o qual o observador passa a participa ao mesmo em que observar geralmente utilizado para estudar determinadas formas e manifestações de culturas - o objetivo será extrair grandes conclusões de fatos pequenos, porém densos. Em geral o ponto de partida da pesquisa tendo como método a observação é a desconstrução, o observador tencionará o debate acerca de qualquer leitura óbvia daquilo observado e procurará meios de revelar as camadas de significado subentendidos.

4 Maneiras de observar Observação estruturada
Esse método consiste em estruturar a observação, através de um programa previamente feito. A partir do programa se estabelecem categorias de fala/comportamento que serão observadas e estão ligadas a expectativa do pesquisador. Fiac (Flanders Interaction Analysis Categories) este programa se destina a observar o método repetitivo de fala. O trabalho do observador é “catalogar” a fala observada anotando o número de categorias estabelecidas num programa de observação a intervalos regulares, tornado esse método de pesquisa extremamente seletiva.

5 Maneiras de observar Observação não estruturada
Sem programa previamente elaborado, o pesquisador observará os sujeitos sem a interferência de sua sociabilidade primária. Análise de dados a serem colhidos com base em outros dados já recolhidos ( dados de entrevista ou questionário). O foco da pesquisa se concentra nas principais falas, tirando a obscuridade e tornando mais rápido o processo. Recomenda-se fazer mapa dos móveis, numeração dos participantes e indicar movimentos com linhas de pontos, setas e número secundários.

6 Maneiras de observar Estudo de seguimento
O pesquisador segue um dos participantes com ou sem prévio consentimento (há aspectos éticos no casa de não haver consentimento). O objetivo é estudar a pessoa seguida ou compartilhar as experiências dela. Observação Participante O pesquisador participa do comportamento e das atividades de quem observa, o que faz o observador participar da cultura do grupo inserido Por esta inserido na cultura deste grupo estudado por vezes (por causa das atividades do grupo) acaba por desviando o pesquisador do objetivo.

7 Efeito do observador nas pessoas observadas
Com o ato de se observar um pessoas ou um grupo sempre vai causa um efeito nas pessoas que ele observam, causando diversas reações desde de ficarem tensão e ter uma forte sensação de inspecionadas ou até mesmo representando. Em casos o efeito negativos podem ser menores, caba ao pesquisador informa as pessoas que participam da pesquisa, quais são os seus objetivos da observação e que terão o retorno dos dados coletados. Outro fator que ajuda a minimizar os efeitos negativos é o observador usar as mesma roupas conforme o contexto dos observados o que vai indicar um certo nível de igualdade.

8 Uso de Tecnologia para registrar observações
“ As gravações de áudio e vídeo não tornam prescindíveis as notas de campo, pois a tecnologia cuida de manter apenas um registro parcial e não pode ser substituir a sensibilidade do “eu” do pesquisador, aberto a mudança de significado e interpretação” (pag. 186) Gravação de áudio e transcrições Gravação em vídeo Imagem fixas digitais

9 Implicações para o projeto de pesquisa
O enfoque empregado para a coleta, registro e análise dos dados vai depender do eixo metodológico da pesquisa. A maneira do pesquisador de entender o “ser no mundo” (ontologia) e a natureza (epistemologia) influenciam no processo de observação como análise dos dados coletados. “Em todos os tipos de observação consistem em invadir o espaço de outra pessoa e elaborar significados com base na experiência de participar das atividades delas, em lugar de através do filtro das descrições que fazem dessas atividades.”(pag 187)

10 Implicações para o projeto de pesquisa
É extremamente importante buscar o consentimento informado e combinando antes de realizar a observação, um acordo de como vai se dar a observação regulando o uso de dados e a propriedade dos mesmo, pois a observação por ser expositora é bem mais ameaçadora do que uma entrevista por isso tais cuidados e acordos.


Carregar ppt "Teoria e Método de Pesquisa Social"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google