A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perigo, Risco, Desvios, Incidentes, Acidentes,...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perigo, Risco, Desvios, Incidentes, Acidentes,..."— Transcrição da apresentação:

1 Perigo, Risco, Desvios, Incidentes, Acidentes,...
Prof. Jorge Guerra Fialho – - Julho/2013

2 Objetivo Discutir os conceitos de Perigo, Risco, Desvio, Incidente, Acidente, Ato Inseguro, Condição Insegura e outros termos pertinentes

3 O que vocês entendem por:
Perigo? Risco?

4 PERIGO Fonte de acidente (existência de dano – seja pessoal ou material), situação ou condição de risco com probabilidade de causar lesão física ou dano à saúde das pessoas por ausência de medidas de controle. Ex.: uma escada de um prédio sem corrimão – representa um perigo; ela poderá causar um acidente (alguém cair – acidente; alguém ferir-se ou morrer – existência de dano).

5 RISCO Probabilidade de sofrer um dano – seja pessoal ou material.
Ex.: existe uma probabilidade de uma pessoa que caminha por esta escada cair, por falta de corrimão. (esta probabilidade de queda chama-se RISCO). Logo, com essa definição fica claro que todo Perigo é um Risco não controlado. Exemplo: "Dirigir um carro é uma ameaça potencial de dano. Dirigir um carro em alta velocidade apresenta um risco. Maior a velocidade, maior o risco associado com dirigir."

6 No mundo real não existe risco zero.
Toda atividade tem um risco associado. Pode-se reduzir o risco evitando determinadas atividades, mas não se pode eliminá-lo inteiramente. Exemplo: "Duas pessoas cruzando um oceano, uma em um navio e outra em um barco a remo. O principal perigo de águas profundas e grandes ondas é o mesmo nos dois casos, porém o risco (ou seja, a probabilidade de acontecer algum dano) é muito maior para a pessoa que está no barco a remo."

7 O que vocês entendem por Acidente?

8 Acidente Existem várias definições de acidente conforme o enfoque: legal, prevencionista, estatístico, previdenciário, etc.  Acidente é um evento não desejado e inesperado que produz desconforto, ferimentos, danos, perdas humanas e ou materiais.  Acidente do Trabalho é o que ocorre no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária. Não desejado é diferente de não planejado. Ninguém se acidenta propositadamente.

9 fatores conhecidos, previsíveis e controláveis.
Acidentes Sob o ponto de vista dos especialistas em Segurança, os acidentes são "causados" por fatores conhecidos, previsíveis e controláveis.  Um acidente pode mudar totalmente a rotina e a vida de uma pessoa, modificar sua razão de viver ou colocar em risco seus negócios e propriedades. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam o acidente não é obra do acaso e nem da falta de sorte. 

10 Mas o que são acidentes de trabalho?

11 Causas de Acidentes Qualquer fator que, se removido a tempo teria evitado o acidente. Acidentes não são inevitáveis, são surgem por acaso, na maioria das vezes, são causados, e portanto possíveis de prevenção, através da eliminação a tempo de suas causas.

12 Fatores principais Atos inseguros. Condições inseguras do ambiente.
Eventos catastróficos, como inundações, tempestades, etc.

13 Pesquisem sobre a Teoria de Heinrich!

14 Teoria de Heinrich Teoria Dominó: partindo da personalidade, Heinrich demonstra a ocorrência de acidentes e lesões com o auxílio de cinco pedras de dominó:

15 Quando não se consegue eliminar traços negativos da personalidade, as consequências são falhas no comportamento do homem no trabalho, que podem resultar em atos inseguros e condições inseguras, as quais poderão levar ao acidentes e às lesões.

16 Não somos capazes de modificar radicalmente a
personalidade de todos que trabalham a ponto de evitar as falhas humanas no trabalho, portanto deve-se procurar eliminar as causas de acidentes como mostra a figura.

17 Acidente de Trajeto ou de Percurso
É o que ocorre no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária.

18 Lei nº de 24 de julho de 1991         IV - o acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horário de trabalho:         a) na execução de ordem ou na realização de serviço sob a autoridade da empresa;         b) na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito;         c) em viagem a serviço da empresa, inclusive para estudo quando financiada por esta dentro de seus planos para melhor capacitação da mão de obra, independentemente do meio de locomoção utilizado, inclusive veículo de propriedade do segurado;         d) no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoção, inclusive veículo de propriedade do segurado.         § 1º Nos períodos destinados a refeição ou descanso, ou por ocasião da satisfação de outras necessidades fisiológicas, no local do trabalho ou durante este, o empregado é considerado no exercício do trabalho.

19 Deve-se considerar como um
Qual a Opinião do grupo? Houve uma briga no vestiário de uma empresa e um dos funcionários envolvidos quebrou o braço. Deve-se considerar como um acidente do trabalho?

20 A resposta está na Lei 8213/91 da Previdência Social
Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do Art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Art. 21. Equiparam-se também ao acidente do trabalho, para efeitos desta Lei: II - o acidente sofrido pelo segurado no local e no horário do trabalho, em conseqüência de: ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho; d) ato de pessoa privada do uso da razão;

21 Desvios São posturas, ações ou condições em desacordo com
as normas de trabalho, e que podem gerar um incidente ou um acidente. Exemplos: Um cozinheiro empurra a carne no moedor com a mão, sem usar o bastão para empurrar, esse é um desvio pois ele sabe das normas e não cumpre as determinações. Um trabalhador, em cima de um andaime, não protege a marreta, como determina a norma e a deixa cair. Por sorte, ao cair a marreta não atinge ninguém.

22 O que vocês entendem por Incidente?
  É um acontecimento não desejado, que em circunstâncias ligeiramente diferentes, poderia causar lesões às pessoas, dano à propriedade ou perda no processo e no meio ambiente. Incidentes são acontecimentos que têm as mesmas características e causas semelhantes aos acidentes, mas não tiveram perdas como conseqüência. Incidente ou quase acidente

23 Incidentes são sinais de alerta?
Por que investigar Incidentes? Incidentes são sinais claros de que algo está errado! Para controlar as causas básicas dos incidentes ocorridos. Controlar atos e condições abaixo do padrão

24 Se tratarmos as causas dos incidentes, que acontecem em grande número, estaremos automaticamente tratando das causas dos acidentes que produzem lesões ou danos à propriedade. Evitando os acidentes sem passarmos por sofrimentos e prejuízos.

25 1 10 30 600 Estudo da Proporção de Acidentes Pirâmide de Frank Bird
LESÃO GRAVE Incluem lesões graves e incapacitantes LESÃO MENOR Toda lesão registrada menos grave ACIDENTES COM DANO À PROPRIEDADE Todos os tipos INCIDENTES SEM LESÃO OU DANO VISÍVEL (Quase acidente)

26 Fatores Determinantes do Acidente
Podemos encontrar milhares de causas para um acidente simples, mas poderemos classificá-las em duas categorias: Atos ou Práticas abaixo do Padrão Antigamente: Condição Insegura e Ato Inseguro As pessoas reconhecem com mais facilidade as “condições inseguras”, que os “atos abaixo do padrão”. Um motorista bate no veículo que está à sua frente, facilmente atribuirá a causa do acidente a: defeito nos freios, parada brusca do veículo que esta na sua frente, pista molhada, etc. Este mesmo motorista terá muita dificuldade em admitir que a causa foi um “ato abaixo do padrão” decorrente de não ter mantido a mínima distância necessária, em relação ao veículo da frente, para uma possível parada de emergência. Estatisticamente sabe-se que os “atos abaixo do padrão” são Responsáveis por mais de 90% dos acidentes das mais diversas naturezas.

27 daqueles que não deram tratamento técnico
Uma "condição insegura" normalmente é o resultado do "ato abaixo do padrão".  A implosão parcial de um shopping center, devido ao vazamento de GLP, é o resultado de uma "condição insegura" criada pelo "ato inseguro" daqueles que não deram tratamento técnico adequado ao projeto e ao local. 

28 Ato Inseguro

29

30

31 Será que ele esta cometendo um ato inseguro ?

32

33

34

35

36 O que vocês entendem por:
Imprudência Imperícia Negligência

37 Imprudência Imprudente é o que faz quando não deveria fazer.
Considerando-se que, “Prudência” é agir com moderação, comedimento, buscando evitar tudo o que possa ser fonte de erro ou de dano, conclui-se que: “Imprudência” é correr riscos desnecessários, é agir sem cautela. Exemplo: Dirigir com excesso de velocidade em noite chuvosa. Imprudente é o que faz quando não deveria fazer.

38 Imperícia Imperito é aquele que não sabe fazer.
Configura-se a imperícia à partir do despreparo da pessoa em exercer determinada função onde são indispensáveis conhecimentos técnicos para o sucesso da atividade ou profissão. Exemplo: O leigo que exerce a medicina, causando prejuízo ou dano a alguém, demonstra-se como imperito. Ele não está habilitado a fazer. Imperito é aquele que não sabe fazer.

39 Negligência Negligente é a pessoa que na prática, revele e caracterize omissão, em prejuízo de uma atitude que deveria ser originalmente positiva. Exemplo: O enfermeiro que deveria trocar diariamente as ataduras do paciente, e não o fazendo, agrava sua lesão. Negligente é aquele que não faz quando tem que fazer.


Carregar ppt "Perigo, Risco, Desvios, Incidentes, Acidentes,..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google