A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão da Cadeia de Suprimentos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão da Cadeia de Suprimentos"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Cadeia de Suprimentos
3º período

2 RELEMBRANDO... O QUE É LOGÍSTICA???

3 Logística é.... o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor.

4 QUAL A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NAS EMPRESAS??
Relembrando... QUAL A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NAS EMPRESAS??

5 Da Logística ao Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
Na sua origem o conceito de Logística estava ligado às operações militares; Era considerada uma atividade de retaguarda e sem prestígio; Nas empresas não era diferente. A logística não era vista como um ponto estratégico, e não agregava valor ao produto.

6 Da Logística ao Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
Desde a 2ª Guerra Mundial a Logística apresentou uma evolução continuada, sendo considerada um elemento estratégico dentro do conceito da cadeia produtiva integrada; O produto ao sair da fábrica tem um valor intrínseco agregado, mas esse valor ainda está incompleto. Para usufruir em sua plenitude o produto tem que chegar ao consumidor.

7 Valores Agregados à Logística
Logo o sistema logístico agrega valor ao produto: Valor de Lugar; Valor de Tempo; Valor de Qualidade; Valor de Informação.

8 Valores Agregados à Logística
Valor de Lugar Para que o consumidor possa usufruir o produto em toda sua plenitude, é necessário que a mercadoria seja colocado no lugar desejado; Determinado produto só terá seu valor percebido pelo cliente se este estiver próximo e disponível para o consumo imediato, para que isto seja possível é necessário que uma operação bem planejada seja aplicada na distribuição destes produtos de um ponto de distribuição até o ponto de venda Ex. Produtos na gôndolas; vendedor de bebidas num estádio.

9 Valores Agregados à Logística
Valor de Tempo Atualmente há uma grande preocupação com a redução dos estoques e custos e, simultaneamente, com a busca da satisfação do cliente, implicando que a entrega do produto seja feita dentro do prazo combinado. Ex. Jornais diários; compras pela internet.

10 Valores Agregados à Logística
Valor de Qualidade Admitindo que o produto seguiu corretamente sua trajetória até chegar ao cliente, cumprindo os prazos estabelecidos, é importante que todos os requisitos esperados sejam atendidos. Ex. Produtos perecíveis, especificações técnicas atendidas.

11 Valores Agregados à Logística
Valor da Informação Muitas empresas fornecem aos clientes informações que permitem o rastreamento do pedido, ou especificações técnicas adicionais àquelas presentes nas embalagens tradicionais. Ex. rastreamento, manuais de instrução, informações técnicas em sites, chats para suporte...

12 Valores Agregados à Logística
A moderna Logística agrega valor de lugar, tempo, qualidade e informação à cadeia produtiva. Busca eliminar do processo tudo que não tenha valor para o cliente, ou seja, tudo que acarrete apenas custo e perda de tempo. Busca otimização dos recursos, pois ao mesmo tempo que se busca eficiência e melhoria de serviços, a competição obriga as empresas a uma redução contínua dos custos.

13 Valores Agregados à Logística
Logística é.... o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor.

14 Logística Moderna Busca incorporar:
Prazos previamente acertados e cumpridos integralmente ao longo de toda a cadeia; Integração efetiva e sistêmica entre todos os setores da empresa; Integração efetiva e estreita (parcerias) com fornecedores e clientes; Busca da otimização global, envolvendo a racionalização dos processos e a redução de custos; Satisfação plena do cliente, mantendo nível dos serviços.

15 Elementos básicos da Logística

16 Refletindo... Quais são as etapas necessárias para obtermos um produto final??

17 Cadeia de Suprimentos Ou Supply Chain
Essas etapas são conhecidas como: Cadeia de Suprimentos Ou Supply Chain

18 Cadeia de Suprimentos Definição:
O longo caminho que se estende desde as fontes de matéria-prima, passando pela fabricação dos componentes, pela manufatura do produto, pelos distribuidores e chegando finalmente ao consumidor final através do varejista constitui a cadeia de suprimentos.

19 Cadeia de Suprimentos

20 Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
Supply Chain Management: É a integração dos processos industriais e comerciais, partindo do consumidor final e indo até os fornecedores iniciais, gerando produtos, serviços e informações que agreguem valor para o cliente. Processo Ganha-ganha.

21 Fluxos Logísticos

22 O Cliente é o Rei


Carregar ppt "Gestão da Cadeia de Suprimentos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google