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POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL
Profª. Especialista Alexandra Fernandes Azevedo
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EMENTA História da Loucura. Loucura e cidadania. Luta antimanicomial. Reforma psiquiátrica e antipsiquiatria. Rede alternativa de atenção à saúde mental. Centro de atenção psicossocial (CAPS). Núcleo de atenção psicossocial (NAPS). Emergência psiquiátrica. Psicologia na Saúde, atenção em hospitais gerais e ambulatórios de especialidades médicas. Psicologia na Saúde, atenção em hospitais gerias e ambulatórios de especialidades médicas. Níveis de atenção e intervenção em saúde mental e geral.
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OBJETIVO GERAL Proporcionar a reflexão da relação da história da loucura com as políticas públicas de saúde mental a partir dos conhecimentos teórico-metodológicos da área, subsidiando a análise do movimento da reforma psiquiátrica no Brasil e a compreensão da rede de atenção psicossocial, a fim de desenvolver competências para a elaboração de ações de prevenção e promoção de saúde.
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover o estudo e reflexão dos aspectos da saúde mental, construídos nos diferentes momentos históricos, e os modelos que permeiam a atenção ao sofrimento psíquico; Levar os alunos a desenvolver a capacidade de análise crítica e avaliação de políticas públicas na saúde mental a partir do desenvolvimento das habilidades de leitura, interpretação e exposição de ideias; Possibilitar a compreensão das ações que contribuem para a articulação dos múltiplos pontos de atenção psicossocial estabelecidos na rede de Atenção Psicossocial; Promover a vivência da atuação multiprofissional nos cuidados aos usuários e familiares em serviços de saúde mental; Propiciar o desenvolvimento de competências para o planejamento e implantação de praticas de cuidados na área da saúde mental.
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Caminho para o conhecimento
Estudar a lei dos direitos humanos Discutir muito sobre nossos paradigmas Conhecer a representação social da loucura Seminário sobre os dispositivos da RAPS Estudo de caso Situação problema Análise de filmes Leitura de artigos e livros Discussão em sala de aula Estudo, estudo, estudo.....
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Qual o seu objetivo?
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Grupos de trabalho Vamos já organizar um grupo para todos os trabalhos a serem desenvolvidos na matéria.
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Contrato Pedagógico Aspectos de organização: Total de horas aula 80;
As aulas iniciaram: 4ª as 21h; 6ª às 19h10 Irei aguardar a chegada de vocês por uns 10 minutos Problemas com faltas! Fazer um requerimento para a direção
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Gravação de aula está autorizada
Fotografia de power point autorizado; Os slides serão encaminhados para o representante de sala ou da turma; Matéria para a prova é todo o conteúdo e atividade elaborada no bimestre;
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Avaliação As avaliações serão formativas e somativas. FORMATIVAS:
Avaliação de desempenho a partir da participação em sala de aula, contribuição com os trabalhos em grupo, contribuição com as discussões fomentadas, assiduidade e pontualidade. Essa avaliação acrescentará até 1,0 (um ponto) à média do aluno. Discussão, planejamento e avaliação de atividade prática a partir de indicadores atingidos.
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Atividades incompletas terão seu valor diminuído.
Somativa: Resenhas Relatório de trabalhos Atividades escritas Prova escrita: individual e sem consulta valor de 0,0 (zero) e no máximo 10,0 (dez), As atividades deverão ser entregues na data agendada, não havendo extensão do prazo. Atividades incompletas terão seu valor diminuído.
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Mãos a obra
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