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O que é a Gestão de Processos?

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Apresentação em tema: "O que é a Gestão de Processos?"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de processos e negócios: visão do negócio e visão do produto/cliente

2 O que é a Gestão de Processos?
Um processo de negócio é qualquer conjunto de atividades relacionado com o objetivo último da sua empresa - entregar um produto ou um serviço ao Cliente. Os processos de negócio são tipicamente avaliados do ponto de vista do Cliente. Assegurar que os processos de negócio decorram regularmente é primordial para maximizar a eficiência da instituição. Gerir os processos de negócio eficientemente é essencial para o sucesso da organização. É mais complicado do que poderia parecer à primeira vista – fundamentalmente porque não estão isolados e porque interagem entre si.

3 Diferentes tipo de processos de negócio:
Compras: Assegurar os materiais e equipamentos necessários à produção dos seus bens ou serviços. Desenvolvimento do Produto: Planear novos produtos ou serviços para os seus Clientes ou melhorar os produtos existentes. Produção: A criação dos produtos ou serviços. Gestão de Encomendas: Recepção de ordens de encomenda dos Clientes e assegurar que essas ordens são satisfeitas. Distribuição: Assegurar uma distribuição sem contra-tempos dos bens e serviços aos Clientes. Suporte ao Cliente: Providenciar assistência aos Clientes após a compra dos produtos e serviços.

4 Quanto mais evoluídos forem os seus processos, maior é o potencial
Quanto mais evoluídos forem os seus processos, maior é o potencial. É necessário considerar os seguintes aspectos críticos: Os objetivos devem ser claros e mensuráveis. É essencial assegurar um forte compromisso por parte da gestão e dos restantes colaboradores da organização. Os seus colaboradores são uma fonte valiosa de informação. O seu envolvimento facilita a criação do compromisso necessário e a aceitação das mudanças propostas. A comunicação ajuda a criar o envolvimento e o compromisso dos colaboradores, bem como a definição dos objetivos a atingir.

5

6 A gestão de processos ajuda a:
Reduzir tempos de ciclo Diminuir custos Melhorar a eficiência interna Melhorar a qualidade Aumentar a satisfação dos Clientes e dos Colaboradores

7 Uma orientação para os processos contribui para uma melhor compreensão dos objetivos últimos da organização e quais os seus contributos individuais nesse contexto. Os processos e os seus resultados são o interface real com os seus Clientes – não apenas funções individuais na organização. A modelação e análise dos processos de negócio permite desenvolver a organização, melhorar a sua eficácia e a qualidade do trabalho executado.

8 A DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO ENVOLVE A EXPLICAÇÃO DO
Gestão de Negócios NEGÓCIO A DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO ENVOLVE A EXPLICAÇÃO DO ÂMBITO DE ATUAÇÃO DA EMPRESA.

9 PLÁSTICO SANREMO “ Oferecemos conforto e organização nos ambientes. ” HOSPITAL MOINHOS DE VENTO “ Oferecemos soluções para a qualidade de vida. ” SPRINGER CARRIER “ Oferecemos um clima agradável nos ambientes. ”

10 - Pode dizer-me que caminho devo tomar?
- Isto depende do lugar para onde você quer ir. (Respondeu com muito propósito o gato) - Não tenho destino certo. - Neste caso qualquer caminho serve. (“Alice no País da Maravilhas” - Lewis Carrol)

11 Quando o mar está calmo, qualquer barco navega bem
Shakespeare

12 “A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em escapar às idéias antigas”
John Keynes Economista inglês

13 Gestão de negócios: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Modelo de decisão, unificado e integrador, que: Determina e revela o propósito organizacional em termos de Missão, Credo, Objetivos, Estratégias, Programas de Ação e Prioridade na Alocação de Recursos; Delimita os domínios de atuação da Instituição; Descreve as condições internas de resposta ao ambiente externo e a forma de modificá-las, com vistas ao fortalecimento da Instituição; Engaja todos os níveis da Instituição para a consecução dos fins maiores.

14 Benefícios do Planejamento Estratégico na Gestão de Negócios
AGILIZA DECISÕES MELHORA A COMUNICAÇÃO AUMENTA A CAPACIDADE GERENCIAL PARA TOMAR DECISÕES PROMOVE UMA CONSCIÊNCIA COLETIVA PROPORCIONA UMA VISÃO DE CONJUNTO MAIOR DELEGAÇÃO DIREÇÃO ÚNICA PARA TODOS ORIENTA PROGRAMAS DE QUALIDADE MELHORA O RELACIONAMENTO DA ORGANIZAÇÃO COM SEU AMBIENTE INTERNO E EXTERNO

15 CONDIÇÕES PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CONSCIÊNCIA DE SUA NECESSIDADE; DECISÃO PELA SUA UTILIZAÇÃO; ENVOLVIMENTO EFETIVO DA DIREÇÃO; CLIMA PROPÍCIO; INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA O PLANEJAMENTO; PARTICIPAÇÃO ORGANIZADA.

16 Comprometimento da Direção Engajamento de toda Organização
Gerenciamento pela Qualidade Gerenciamento Estratégico Gerenciamento da Rotina Visão Futuro Metas a Longo Prazo Indicadores de Gestão Visão Atual Metas a Curto Prazo Indicadores de Controle Comprometimento da Direção Engajamento de toda Organização Participação Organizada de todos

17 “ Se conhecemos o inimigo ( ambiente externo ) e a nós
mesmos ( ambiente interno ), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas” Zun Tsu

18 AS FORÇAS E FRAQUEZAS PODEM REFERIR-SE A:
IMAGEM RECURSOS HUMANOS TECNOLOGIA QUALIDADE COMPETITIVIDADE PRODUTOS/SERVIÇOS PREÇO PROPAGANDA INFORMAÇÕES ESTILO GERENCIAL TREINAMENTO RELACIONAMENTO COM CLIENTES LOCALIZAÇÃO PROCESSO DECISÓRIO MOTIVAÇÃO LIDERANÇA DELEGAÇÃO TRANSPARÊNCIA CUSTOS AUTONOMIA

19 ANÁLISE SITUACIONAL FORÇAS OPORTUNIDADES FRAQUEZAS AMEAÇAS ALAVANCAGEM
PROBLEMAS LIMITAÇÕES VULNERABILIDADES


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