A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Regência verbal … reagir a… … afastar-se de… … discordar de…

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Regência verbal … reagir a… … afastar-se de… … discordar de…"— Transcrição da apresentação:

1 Regência verbal … reagir a… … afastar-se de… … discordar de…

2 METAS E11 12. Redigir textos com coerência e correção linguística. […] 4. Mobilizar adequadamente recursos da língua: correção na acentuação, na ortografia, na sintaxe e na pontuação.

3 Regência verbal A regência é a relação de dependência entre um termo e um elemento que completa o seu sentido. Muitos verbos pedem — ou regem — determinados complementos introduzidos por uma preposição.

4 Observemos a frase seguinte. No debate, a Ana concordou com a Sara.
O verbo concordar exige a presença de um complemento introduzido pela preposição com.

5 Outro exemplo: Depois da discussão, o deputado reagiu à acusação.
O verbo reagir necessita de um complemento introduzido pela preposição a. (Esta preposição irá contrair-se com o determinante a, que precede o nome acusação: a + a = à.)

6 Regência verbal e correção linguística
A regência verbal contribui para a correção linguística dos textos. Reparemos nos exemplos que se seguem. *Vou assistir um concerto. *Prefiro romances do que livros de aventuras. A agramaticalidade destas frases está relacionada com a regência verbal Na primeira frase, assistir exige um complemento introduzido pela preposição a; na segunda frase, o verbo preferir deve ser seguido da preposição a e não de do que.

7 Assim:. Vou assistir um concerto
Assim: *Vou assistir um concerto. *Prefiro romances do que livros de aventuras. Vou assistir a um concerto. Prefiro romances a livros de aventuras.

8 Atenção! A regência verbal não pode ser analisada sem termos em conta o sentido global da frase e o significado dos verbos num determinado contexto. No caso do verbo assistir, o seu significado pode alterar-se e mudar também a regência verbal. Observemos as frases que se seguem. (1) Eu assisti a um concerto. (assistir = estar presente em, vendo e/ou ouvindo) (2) O enfermeiro assistiu o jovem que sofreu o acidente. (assistir = dar apoio ou assistência, auxiliar alguém)

9 O mesmo não acontece em (2).
Em (1), assistir é um verbo transitivo indireto, exigindo, neste caso, a preposição a. O mesmo não acontece em (2). Eu assisto a um concerto. Eu assisto uma pessoa. Observemos as frases que se seguem. (1) Eu assisti a um concerto. (assistir = estar presente em, vendo e/ou ouvindo) (2) O enfermeiro assistiu o jovem que sofreu o acidente. (assistir = dar apoio ou assistência, auxiliar alguém)

10 Algumas regências verbais
Candidatar-se a… Concordar com… Discordar de… Opor-se a… Pactuar com… Prescindir de… Renunciar a…

11 Importante! A regência verbal deve ser respeitada em frases complexas com orações relativas. (1) O João candidatou-se a um cargo político. O cargo político a que o João se candidatou é de grande responsabilidade. Ou: «ao qual o João se candidatou» (2) O João renunciou ao cargo. O cargo a que o João renunciou era de grande responsabilidade. Ou: «ao qual o João renunciou»

12 (3) O João opôs-se ao projeto.
O projeto a que o João se opôs foi apresentado pelo Miguel. Ou: «ao qual o João se opôs» (4) Falámos desse autor ontem. O autor de que falámos ontem vai apresentar um novo livro. Ou: «do qual falámos ontem»


Carregar ppt "Regência verbal … reagir a… … afastar-se de… … discordar de…"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google