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Como Investigar um Acidente de Trabalho

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Apresentação em tema: "Como Investigar um Acidente de Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Como Investigar um Acidente de Trabalho
Prof. Jorge Guerra Fialho – - Setembro/2013

2 Objetivo Analisar os mais diversos tipos de acidentes de trabalho bem como as técnicas de evitá-los.

3 Propósitos da Investigação
Ter relatórios dos acidentes Obter respostas imediatas iniciais Reunir as evidências Analisar as causas do acidente Ações corretivas Elaborar relatório do acidente Dar seguimento as melhorias

4 Por que devemos investigar os acidentes?
Demonstrar preocupação Entender o que aconteceu Determinar os riscos na operação Prevenir futuros acidentes e incidentes Solucionar problemas para evitar maiores perdas Determinar as causas reais do acidente Definir tendências

5 Quando ocorrer um acidente
Assuma o controle da situação Assegure-se dos serviços de emergência Facilite a comunicação Identifique e conserve as evidências Determine o potencial de perda

6 O que a evidência deve definir?
Quem - O Acidentado O que - Respostas, equipamentos, ferramentas, materiais, documentos (processos, procedimentos, treinamentos) e assim por diante. Quando - horário, turno, etc. Onde Posição, localização e movimento

7 Dicas para as entrevistas
Entreviste individualmente e em separado Entreviste o mais rápido possível Faça com que o entrevistado fique tranqüilo Faça perguntas abertas Avise o entrevistado que irá fazer anotações e ao final da entrevista, revise-as com ele, pergunte se ele está de acordo Se julgar necessário faça entrevistas adicionais

8 Ferramenta 5W2H

9 Para nos aprofundarmos nas causas do acidente,
precisamos conhecer bem o processo produtivo em que ele ocorreu, para identificar os riscos e evitar novos acidentes. Essa ferramenta define o que será feito, quem fará, onde fará, quando será feito, porque será feito e como será feito. Método usado para definir claramente as atividades a serem realizadas ou para identificar fenômenos. Muitas vezes começamos a análise de um fenômeno qualquer sem antes identificá-lo completamente fazendo com que informações importantes para a análise não sejam consideradas. Conhecer o processo significa: saber como os produtos são planejados, produzidos e entregues. Nessa fase, deve-se procurar conhecer os processos, identificando os elementos, as atividades, os produtos e serviços e os padrões a eles associados.

10 Perguntas quando se deseja identificar um fenômeno:
What? (O quê?) = Que fato ou problema aconteceu? Que fenômeno? Modo de falha? Where? (Onde?) = Onde, em que local ou qual a parte do equipamento ocorreu o acidente e quais os fatores associados ao local influenciaram no acidente? Associação da localização geométrica (atrás,na frente, lado direito, lado esquerdo) e específica do acidente.

11 When? (Quando?) = Quando, em que momento ocorreu o
acidente, ou seja, caracterização da possível influência que o momento exerça sobre a ocorrência do acidente. Who? (Quem?) = Quem? Que operador, preparador ou pessoa que atue no equipamento, pode de alguma maneira estar influenciando o resultado, tanto negativamente quanto positivamente (problema relacionado à habilidade ou atitude da pessoa). Citar também quando a ocorrência do acidente não depender da habilidade.

12 Which? (Qual?) = Qual a tendência da ocorrência do
acidente? Qual processo, método, produto, material, utilização, componente está associado à ocorrência do acidente? Qual a periodicidade? How? (Como?) = Como, de que maneira ocorreu o acidente? How much? (Quanto custa?) = Qual o impacto econômico do acidente? Qual foi o custo desse acidente? Quanto se gastará para eliminar a possibilidade de repetição do acidente?


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