A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Doenças Sexualmente transmissíveis (DSTs).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Doenças Sexualmente transmissíveis (DSTs)."— Transcrição da apresentação:

1 Doenças Sexualmente transmissíveis (DSTs)

2 CONCEITO As doenças sexualmente transmissíveis, também denominadas infecções sexualmente transmissíveis ou doenças venéreas são doenças infectocontagiosas adquiridas, na maioria das vezes, por contato físico íntimo, geralmente durante a relação sexual.

3 Agentes das DSTs: Bactérias Vírus Protozoários Fungos

4 E como os agentes das DSTs são muito sensíveis ao calor e a luz, esses organismos habitam o sistema reprodutivo dos seres humanos que são ambientes úmidos e protegidos. Assim, caso uma pessoa esteja infectada ela pode servir de fonte de contaminação para outras pessoas.

5 Mas será que a transmissão de DSTs só acontece a partir da relação sexual sem proteção?

6 Não, existem inúmeras outras maneiras através das quais as pessoas podem ser contaminadas por agentes de DSTs. Vamos ver como?

7 As DSTs podem ser transmitidas:
através do contato com sangue de outras pessoas em casos de acidentes e ferimentos. Estão aqui incluídos os pequenos cortes que acontecem frequentemente nos salões de beleza pelo uso e compartilhamento de navalhas e de alicates de unha. Exemplos de doenças que podem ser adquiridas assim: HIV, Sífilis e hepatites B e C.

8 As DSTs podem ser transmitidas:
da mãe para o filho podendo ocorrer durante a gestação, no parto e na amamentação. Exemplos de doenças que podem ser adquiridas assim: HIV, Sífilis e hepatites B e C.

9 As DSTs podem ser transmitidas:
através do uso de roupas íntimas de pessoas que estão contaminadas. Então lembre-se: roupa íntima é de uso pessoal e intransferível. Deve-se ter cuidado, inclusive, no contato de roupas íntimas de pessoas diferentes durante a lavagem das mesmas. Exemplos de doenças que podem ser adquiridas assim: HPV, Tricomoníase, Candidíase.

10 As DSTs podem ser transmitidas:
através do uso compartilhado de seringas e agulhas. Exemplos de doenças que podem ser adquiridas assim: HIV, Sífilis e hepatites B e C

11 As DSTs podem ser transmitidas:
através do sexo sem preservativo, seja ele oral, vaginal ou anal. Exemplos de doenças que podem ser adquiridas assim: Gonorréia, Sífilis, Clamidiose, Cancro mole, Hepatites B e C, Herpes, HPV, HIV, Tricomoníase e Candidíase.

12 E como não se transmite DSTs?

13 Não se transmite DSTs: Bebendo no mesmo copo; Abraçando; Doando sangue; Usando os mesmos talheres; Através da picada de insetos; Sentando nos mesmos assentos; Dormindo na mesma cama

14 Exemplos de DSTs: Gonorréia; Sífilis; Clamidiose; Cancro mole; Hepatites. Herpes; Infecção pelo HPV; Infecção pelo HIV; Tricomoníase; Candidíase.

15 DSTs BACTERIANAS

16 Gonorréia É prevenível e tratável, além de muito frequente na população. Caracteriza-se pela presença de corrimento abundante pela uretra no homem e vagina e/ou uretra na mulher. Nas mulheres os sintomas são mais brandos ou podem estar ausentes (maioria dos casos).

17 Gonorréia Como as bactérias são rapidamente mortas pelo dessecamento, luz solar e ultravioleta, elas somente podem ser transmitidas por meio do contato interpessoal íntimo. Se não tratada a longo prazo pode levar a esterilidade.

18 Sífilis Também prevenível e tratável, é frequente na população. Assim como na gonorréia seu agente é rapidamente morto pelo dessecamento, luz solar e ultravioleta, restringindo a transmissão ao contato interpessoal íntimo. No entanto, a sífilis é potencialmente mais grave que a gonorréia podendo levar a morte.

19 Sífilis Manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas. Durante a gravidez, o organismo pode ser transmitido ao feto pela mulher infectada e a doença adquirida pela criança é denominada sífilis congênita.

20 Clamidiose o número total de infecções por este organismo provavelmente excede o da gonorréia; As infecções geralmente são inaparentes; E quando se manifestam inicialmente surge uma ferida que desaparece em até 5 dias, porém se não tratada pode evoluir para um inchaço doloroso dos gânglios das virilhas, denominada bubão. Este se romperá espontaneamente e drenará pus.

21 Clamidiose Pode causar uma séria infecção ocular denominada tracoma. Assim como na sífilis, a clamidiose pode ser transmitida congenitamente ao recém-nascido durante o parto.

22 Cancro mole Manifesta-se através de feridas dolorosas com base mole. Os primeiros sintomas aparecem dois a cinco dias após relação sexual desprotegida com portador da doença, período que pode se estender até duas semanas.

23 Cancro mole Como o contágio é feito pela prática sexual, a melhor forma de prevenir-se contra o cancro mole é fazer uso do preservativo em todas as relações sexuais. Cuidar bem da saúde e da higiene também são formas de prevenção.

24 DSTs VIRAIS

25 Hepatites B e C São definidas como inflamação do fígado decorrentes de uma série de fatores, inclusive infecção por vírus de transmissão sexual e sanguínea. A transmissão materno-fetal também está presente. Podem manifestar-se de maneira aguda, geralmente grave, podendo levar a falência hepática e a morte. O câncer hepático também pode estar associado.

26 Herpes Existem pelo menos 2 tipos de herpes: o labial e o genital, causados normalmente por vírus diferentes; Esta doença aparece e desaparece sozinha, de tempos em tempos, dependendo de certos fatores como estresse, cansaço, esforço exagerado, febre, exposição ao sol, traumatismo e oscilação hormonal.

27 Herpes labial O herpes labial pode ser contraído por contato direto e pela saliva, gerando lesões labiais e/ou genitais. Esse vírus é relativamente comum não causando efeitos nocivos ao hospedeiro além do desconforto causado pelas vesículas labiais; Não tem cura.

28 Herpes genital É contraído por meio do contato sexual direto. A transmissão pode ocorrer quando nenhuma sintomatologia é observada. Nas mulheres, o herpes pode também se localizar nas partes internas do corpo.

29 Herpes genital Recém-nascidos também podem ser infectados pela mãe portadora durante o trabalho de parto. Estudos têm demonstrado a existência de relação entre infecção por herpes genital e a ocorrência de câncer de colo de útero; Assim como o herpes labial não tem cura.

30 HPV A maioria das infecções é assintomática, com algumas progredindo e causando verrugas genitais. Está relacionado a ocorrência de câncer de colo de útero, pênis e ânus.

31 HPV Existe vacina, porém só está disponível na rede particular de saúde, sendo indicada apenas para mulheres entre anos. Ela tem por objetivo imunizar contra a maior parte das linhagens de HPV que causam câncer.

32 HPV Na maioria das vezes os homens não manifestam a doença. Ainda assim, são transmissores do vírus. Quanto às mulheres, é importante que elas façam o exame de prevenção do câncer do colo de útero, conhecido como "papanicolau" ou preventivo, pelo menos uma vez ao ano.

33 HIV e AIDS O vírus HIV foi inicialmente identificado no continente africano, associado a imunodeficiência adquirida em primatas não humanos. Sabia-se que esses vírus invadiam as células de defesa do organismo se multiplicando dentro delas e impedindo que realizassem adequadamente suas funções.

34 HIV e AIDS Posteriormente nos EUA constatou-se que um número incomum de jovens homossexuais masculinos estavam morrendo devido a infecções oportunistas normalmente benignas. Seus sintomas definiram uma nova doença, denominada Síndrome da Imunodeficiência adquirida (AIDS que em português é conhecida como SIDA).

35 HIV e AIDS A SIDA é uma síndrome e não uma doença porque se caracteriza por um conjunto de sinais e de sintomas que podem ser produzidos por mais de uma causa.

36 HIV e AIDS Uma vez infectado pelo HIV o indivíduo sofre uma progressiva lesão do seu sistema imunológico se tornando cada vez mais susceptível a determinadas infecções e tumores, conhecidas como doenças oportunistas, que acabam por levá-lo à morte. Nessa fase ele já é considerado aidético.

37 HIV e AIDS A transmissão pode ocorrer através do contato com sangue, sêmem, secreções vaginais e no aleitamento materno. A sexual pode ocorrer no sexo vaginal, oral e anal. O compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas também é um importante veículo de transmissão viral, bem como a transmissão vertical (da mãe para o filho) durante o período gestacional.

38 HIV e AIDS A infecção pelo HIV e a SIDA ainda não tem cura ou vacina. Então previna-se.

39 DSTs CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS

40 Tricomoníase O contágio se dá predominantemente por contato sexual, no entanto existem relatos de sua transmissão a partir de vasos sanitários, assentos de sauna e toalhas de papel; Muitos homens acometidos são assintomáticos, podendo transmitir o parasita a várias mulheres.

41 DSTs FÚNGICAS

42 Candidíase Assim como existem microrganismos naturalmente patogênicos, existem aqueles que convivem harmonicamente conosco causando doenças em situações bastante específicas, o gênero Candida é um exemplo desses.

43 Candidíase Em geral a candidíase associa-se a diminuição da resistência do organismo da pessoa acometida. Fatores como diabetes melitus, gravidez, uso de contraceptivos orais, uso de antibióticos e medicamentos que diminuem as defesas imunitárias do organismo, obesidade e uso de roupas justas predispõe ao aparecimento da infecção.

44 Candidíase Caracteriza-se por coceira, ardor, dor na relação sexual e pela eliminação de um corrimento vaginal em grumos esbranquiçados, semelhante à nata do leite. Na mulher a vulva e a vagina encontram-se inchadas e avermelhadas. As lesões podem estender-se pelo períneo, região perianal e virilha.

45 Candidíase No homem apresenta-se com vermelhidão da glande e prepúcio e eventualmente pela presença de pequenas lesões em forma de pontos, avermelhadas e pruriginosas. A transmissão ocorre pelo contato com secreções provenientes da boca, pele, vagina e dejetos de doentes ou portadores.

46 Candidíase A mãe pode transmitir para o recém-nascido durante o parto. O tratamento é feito com antifúngicos de ação local ou sistêmico.

47 Sendo assim, quando o assunto são as Doenças Sexualmente Transmissíveis temos que nos proteger pois não existe grupo de risco para a aquisição dessas doenças e sim comportamentos de risco. Por isso, CUIDE-SE.


Carregar ppt "Doenças Sexualmente transmissíveis (DSTs)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google