A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo XI Prof. Silvia Carbone

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo XI Prof. Silvia Carbone"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo XI Prof. Silvia Carbone
Processo de trabalho Módulo XI Prof. Silvia Carbone

2 Ainda nas primeiras décadas do século XX o mundo testemunhou algumas mudanças históricas:
Revolução Russa.

3 e a queda da Bolsa de Valores de Nova Iorque.

4 Mais do que dois fatos históricos determinantes, a Revolução Russa e a queda da bolsa de Nova Iorque mudaram de forma drástica as relações como o modo de produção capitalista, pois acirram os contrates existentes de maneira mais clara e colocam em xeque a própria condição do sistema, já que expõe falhas e incapacidades

5 Classes perigosas = incapaz, “coitado”
Classes perigosas = incapaz, “coitado” Liberalismo = intervenção do Estado

6 Um ponto que merece ser aprofundado é a
importância no papel histórico do proletário ao longo do século XX e como as conseqüências se reproduziram no Brasil.

7 A mudança está exatamente nessa concepção de caso de polícia
A mudança está exatamente nessa concepção de caso de polícia. A idéia, ainda continua, a condição que parte da população é considerada classe perigosa pelo Estado, é ainda uma realidade a ser combatida, mas, com a chegada de Vargas no poder, resultado também de mudanças no cenário internacional, teremos uma nova forma de enfretamento dessa realidade.

8 Qual é a mudança? Vargas ampliou significativamente o número de empregos? Houve, por parte do Estado, um incentivo ao trabalho operário?

9 Não, não foi essa a realidade de mudou.
O que mudou foi a forma e enfretamento da condição social. No lugar do caso de polícia o Estado vai implementar as práticas assistencialistas.

10 O Estado assume paulatinamente uma organização corporativa canalizando, para sua órbita os interesses divergentes que emergem das contradições entre diferentes frações dominantes e as reivindicações dos setores populares, para, em nome da harmonia social e desenvolvimento, da colaboração entre as classes, repolitizá-las e discipliná-las, ....

11 ... no sentido de se transformar num poderoso instrumento de expansão e acumulação capitalista. A política social formulada pelo novo regime – que tomará forma através de legislação sindical e trabalhista – será sem dúvida um elemento central nesse processo (IAMAMOTO, CARVALHO: 155)

12 A Consolidação das leis trabalhistas ocorrerá como resultado de um processo tenso de vários confrontos entre interesses divergentes. Segundo Iamamoto e Carvalho:

13 O elemento novo em que se constituirá a política social desenvolvida a partir do Estado pós-30 não estará apenas em sua intensidade e generalização, mas também em sua vinculação a uma estrutura corporativista.  ...

14 ... Ainda nos primeiros anos do Governo Provisório, a legislação social anterior é vista e ampliada – jornada de 8 horas, menores, mulheres, férias, juntas de conciliação e julgamento, contrato coletivo de trabalho, etc. – projetando-se sua aplicação generalizada nos meios urbanos. ....

15 ... Paralelamente e, inclusive antecedendo o cumprimento efetivo das medidas de “proteção ao trabalho”, é baixa da uma legislação sindical tendente a vincular estreitamente ao controle estatal a organização da classe operária. (IAMAMOTO, CARVALHO: 155)

16 Os processos de trabalho que iniciam com a Era Vargas, diferentes do período anterior, tiveram também uma forte influência da Igreja Católica e do processo de recatolização que ocorreu no Brasil após a proclamação da República.

17 A hierarquia organiza, em 1931, duas grandes demonstrações de força na capital da República, ... A primeira se dará em maio a pretexto da entronização de N.S. Aparecida – proclamada pelo Papa como padroeira do Brasil...Em outubro, na inauguração do Cristo Redentor, ... dom Leme explicita ameaçadoramente a posição da Igreja: “ (...) ou o Estado (...) reconhece o Deus do povo ou o povo não reconhecerá o Estado” (IAMAMOTO, CARVALHO: 159)

18 As relações entre Igreja e trabalho estão amplamente explicitadas quando do apoio do Estado para a implementação de capelas nos hospitais, presídios e no interior das fábricas.

19 Estado Disciplina Igreja Controle

20 Chat 21/11 – domingo – 15h 23/11 – terça-feira – 20h
Pólo de Planaltina – Elaine Meninas do Capão Bonito – Michele Itabuna – Rogério Feira de Santana – Laura Praia Grande Manhumirim/MG – Joselene Chat 21/11 – domingo – 15h 23/11 – terça-feira – 20h

21 Até a próxima aula.....


Carregar ppt "Módulo XI Prof. Silvia Carbone"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google