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PublicouCristiana Alves Bentes Alterado mais de 5 anos atrás
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A Prática do Design Thinking Exercício em equipe Trabalho T3 Resolvendo um problema da Poli Civil
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Desafio: Sugestões de projetos baratos de melhoria do ambiente no prédio da engenharia civil, não exigindo reformas, envolvendo acústica, aproveitamento dos espaços públicos, estética, comunicação visual etc.
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Trabalho durante esta aula:
Montar uma nova equipe, com pessoas com quem você ainda não trabalhou. Quantidade sugerida de participantes na equipe: 3 ou 4. Quantidade máxima de participantes na equipe: 5.
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Atividades ao longo desta aula:
Definir as equipes (5 min) Definir quem será o líder hoje (5 min) – líder será quem controla o tempo e reagrupa a equipe quando necessário Listar nos diários de bordo individuais 5 propostas pessoais para problemas a resolver (10 min) Definição em conjunto dos 5 problemas que serão examinados pela equipe (15 min) Consulta rápida aos frequentadores do prédio (20 min) Lista de no mínimo 5 ideias (15 minutos) Proposição de protótipos a serem construídos, uma para cada ideia (30 minutos) Trazer os protótipos prontos na próxima aula para que o cliente possa testar.
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Orientações gerais Falem baixo Não permitam conversas paralelas
Cada um deve fazer suas próprias anotações! Entreguem todas as fichas de anotações no final da aula. Coloque nome na ficha de anotações individuais. Professor, acabei de chegar e o exercício já está rolando! O que eu faço? Abra a ficha de anotações e coloque o horário em que você se agregou à equipe.
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Orientações gerais Escute muito e com atenção; fale pouco, apenas o necessário. Pense antes de falar. Enxergue sempre o ser humano que está lhe contando o seu problema. Atue de forma centrada no aspecto humano (human-centered action) Fale desenhando.
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Orientações gerais Cada aluno utiliza uma folha de papel A4 para produzir a sua ficha de anotações. Coloque o seu nome completo em letra de forma no topo da página 1, o No. USP e a sua turma (1, 2, 3, 4 ou 5).
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O processo
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Passo 1 – entenda o problema
Escutar = Ouvir atentamente procurando compreender Não tente bancar o sabichão Não tente adivinhar respostas Não sugira respostas Não se precipite em tirar conclusões; ainda é cedo demais
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Passo 2 – observe o problema acontecendo
Coloque-se no lugar do cliente e sofra como ele sofre Atue como se fosse um antropólogo estudando uma tribo Fotografe, grave, não traduza para significados o que está vendo Retorne ao passo 1
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Passo 3 – entenda e declare explicitamente o ponto de vista do cliente
O que o cliente realmente quer? Quais são os preconceitos do cliente? Quais são os vieses de decisão do cliente?
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Passo 4 – gere ideias Foco em possíveis soluções que atendam às premissas e aos critérios definidos Gere muitas ideias! Não faça julgamentos (ainda) Trabalhe em equipe buscando despertar a criatividade coletiva Selecione as boas ideias e as não tão boas
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Passo 5 – produza um protótipo
Desenhe, construa, modele em argila, faça com papel dobrado, monte um cenário, represente uma situação Enfim: use pelo menos uma ferramenta de comunicação diferente da narrativa escrita Procure aprimorar a comunicação
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Passo 6 – teste o protótipo
Mostre o protótipo para o cliente e faça uma demonstração prática do seu uso Foco na comunicação
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