A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Deslocamentos Fotográficos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Deslocamentos Fotográficos"— Transcrição da apresentação:

1 Documentação Pedagógica a fotografia em 4 tempos Magno e Mágico de Oz 27 de março à 29 de junho

2 Deslocamentos Fotográficos

3 a fotografia enquanto processo a “câmera interna” de cada um
Deslocamentos O olhar como questão: a fotografia enquanto processo a “câmera interna” de cada um

4 Deslocamentos Queria propor que pensássemos
na fotografia não como um objeto, mas como um processo. A fotografia é um lugar conceitual através do qual nos colocamos para descobrirmos alguma coisa. (Ronaldo Entler, professor de artes - FAAP/UNICAMP)

5 Deslocamentos A câmera é um instrumento que ensina as pessoas a verem sem uma câmera (Dorothea Lange, fotógrafa norte-americana) A fotografia é um meio de compreender. (Henri Cartier-Bresson, fotografo francês)

6 Para que tirar fotos?

7 Primeiras Perguntas Qual a melhor câmera Qual o melhor filme
Qual a melhor lente

8 Primeiras Fotografias
Para guardar a memória Para lembrar momentos Para registrar a realidade

9

10

11

12 Qual o ponto de encontro entre você e a fotografia?
Questão Central Qual o ponto de encontro entre você e a fotografia? Lições técnicas Lições estéticas Lições procedimentais

13 Questôes Centrais O que é a fotografia? Por que você fotografo?
Como você fotografo?

14

15

16

17 Expectativa Técnica Como tirar boas fotos?
Como tirar fotos com “essa” câmera? Como gerenciar e tratar as imagens? Qual diferença entre ver e enxergar?

18 Expectativa de Intencionalidade
Como ter “foco”? Como trabalhar o olhar? Como afinar e planejar o olhar? Como tomar decisões fotográficas?

19 Expectativas de Rotinas e Rituais
Como liberar o fotógrafo do educador? (em rotinas, espaços, expectativas da comunidade) Como construir intencionalidade pedagógica ao fotografar? Como traduzir a prática educacional na documentação pedagógica?

20 O que são as fotografias?

21 O que é a Fotografia como documento como experiência estética
como escrita e reescrita como gênero textual como relação escritor leitor como experiência coletiva

22 Como documento

23 Visão da janela do estúdio. Nicéphore Niepce, França (1826)

24 Boulevard du Tample, Louis Jacques Mande Daguerre. França (1838)

25

26 Como experiência estética

27

28

29

30 Como escrita e reescrita

31

32

33

34

35

36

37 Como experiência coletiva

38

39

40

41

42

43

44

45 Ensaio Fotográfico - 02 de junho de 2011
Tema: Fotografia Assunto: Av. Paulista Objeto Problema O que falam meus pés? Ensaio Fotográfico - 02 de junho de 2011

46

47

48

49

50

51 Como gênero textual

52 Gêneros Textuais Fotográficos
Foto Processo Foto Biografia Foto Retrato Foto Comparação Foto Sequência Foto Memória Foto Espontânea X Foto Encenada

53

54

55

56

57

58

59

60 Como documentaçãopedagógica

61

62

63

64

65

66

67

68 Documentação Pedagógica em 4 Tempos

69 1º Tempo: Planejamento Intencionalidade Pedagógica
Organização do Espaço Objeto Problema Gênero Textual Fonte de Luz Trabalho Coletivo

70 2º Tempo: Execução Aquecimento do Olhar
Da visibilidade à Invisibilidade Trabalho de Escrita e Reescrita Relação Espontâneo x Encenado Relação Fotógrafo x Fotografado Trabalho Coletivo

71 3º Tempo: Seleção Edição das Imagens Roteiro das Imagens
Desapego do Material Sempre “menos é mais” Construção de Narrativas Trabalho Coletivo

72 4º Tempo: Exibição Intencionalidade Pedagógica
Relação Escritor x Leitor Dinâmica da Exposição Tamanho das Imagens Suporte das Imagens Comunicabilidade

73 Produção de Narrativas Módulo de Acompanhamento

74 Deslocamentos Fotográficos

75 a lógica do espaço escolar a lógica da sequência visual
Deslocamentos O olhar como questão: a lógica do espaço escolar a lógica da sequência visual

76 Como criar “comunicabilidade” através da narrativa fotográfica?
Questão Central Como criar “comunicabilidade” através da narrativa fotográfica? Lições técnicas Lições estéticas Lições procedimentais

77 Como lugar e processo

78 Que relações a fotografia mantém com o real?

79 Que relações a fotografia mantém com o real?

80 Que relações a fotografia mantém com o real?

81 Que relações a fotografia mantém com o real?


Carregar ppt "Deslocamentos Fotográficos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google