Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Documentação Pedagógica a fotografia em 4 tempos Magno e Mágico de Oz 27 de março à 29 de junho
2
Deslocamentos Fotográficos
3
a fotografia enquanto processo a “câmera interna” de cada um
Deslocamentos O olhar como questão: a fotografia enquanto processo a “câmera interna” de cada um
4
Deslocamentos Queria propor que pensássemos
na fotografia não como um objeto, mas como um processo. A fotografia é um lugar conceitual através do qual nos colocamos para descobrirmos alguma coisa. (Ronaldo Entler, professor de artes - FAAP/UNICAMP)
5
Deslocamentos A câmera é um instrumento que ensina as pessoas a verem sem uma câmera (Dorothea Lange, fotógrafa norte-americana) A fotografia é um meio de compreender. (Henri Cartier-Bresson, fotografo francês)
6
Para que tirar fotos?
7
Primeiras Perguntas Qual a melhor câmera Qual o melhor filme
Qual a melhor lente
8
Primeiras Fotografias
Para guardar a memória Para lembrar momentos Para registrar a realidade
12
Qual o ponto de encontro entre você e a fotografia?
Questão Central Qual o ponto de encontro entre você e a fotografia? Lições técnicas Lições estéticas Lições procedimentais
13
Questôes Centrais O que é a fotografia? Por que você fotografo?
Como você fotografo?
17
Expectativa Técnica Como tirar boas fotos?
Como tirar fotos com “essa” câmera? Como gerenciar e tratar as imagens? Qual diferença entre ver e enxergar?
18
Expectativa de Intencionalidade
Como ter “foco”? Como trabalhar o olhar? Como afinar e planejar o olhar? Como tomar decisões fotográficas?
19
Expectativas de Rotinas e Rituais
Como liberar o fotógrafo do educador? (em rotinas, espaços, expectativas da comunidade) Como construir intencionalidade pedagógica ao fotografar? Como traduzir a prática educacional na documentação pedagógica?
20
O que são as fotografias?
21
O que é a Fotografia como documento como experiência estética
como escrita e reescrita como gênero textual como relação escritor leitor como experiência coletiva
22
Como documento
23
Visão da janela do estúdio. Nicéphore Niepce, França (1826)
24
Boulevard du Tample, Louis Jacques Mande Daguerre. França (1838)
26
Como experiência estética
30
Como escrita e reescrita
37
Como experiência coletiva
45
Ensaio Fotográfico - 02 de junho de 2011
Tema: Fotografia Assunto: Av. Paulista Objeto Problema O que falam meus pés? Ensaio Fotográfico - 02 de junho de 2011
51
Como gênero textual
52
Gêneros Textuais Fotográficos
Foto Processo Foto Biografia Foto Retrato Foto Comparação Foto Sequência Foto Memória Foto Espontânea X Foto Encenada
60
Como documentaçãopedagógica
68
Documentação Pedagógica em 4 Tempos
69
1º Tempo: Planejamento Intencionalidade Pedagógica
Organização do Espaço Objeto Problema Gênero Textual Fonte de Luz Trabalho Coletivo
70
2º Tempo: Execução Aquecimento do Olhar
Da visibilidade à Invisibilidade Trabalho de Escrita e Reescrita Relação Espontâneo x Encenado Relação Fotógrafo x Fotografado Trabalho Coletivo
71
3º Tempo: Seleção Edição das Imagens Roteiro das Imagens
Desapego do Material Sempre “menos é mais” Construção de Narrativas Trabalho Coletivo
72
4º Tempo: Exibição Intencionalidade Pedagógica
Relação Escritor x Leitor Dinâmica da Exposição Tamanho das Imagens Suporte das Imagens Comunicabilidade
73
Produção de Narrativas Módulo de Acompanhamento
74
Deslocamentos Fotográficos
75
a lógica do espaço escolar a lógica da sequência visual
Deslocamentos O olhar como questão: a lógica do espaço escolar a lógica da sequência visual
76
Como criar “comunicabilidade” através da narrativa fotográfica?
Questão Central Como criar “comunicabilidade” através da narrativa fotográfica? Lições técnicas Lições estéticas Lições procedimentais
77
Como lugar e processo
78
Que relações a fotografia mantém com o real?
79
Que relações a fotografia mantém com o real?
80
Que relações a fotografia mantém com o real?
81
Que relações a fotografia mantém com o real?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.