A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnicas de análise da conjuntura, com aplicações à análise do desempenho do PIB 2/4/2018 Prof. Francisco Eduardo Pires de Souza Email: fepsouza@ie.ufrj.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnicas de análise da conjuntura, com aplicações à análise do desempenho do PIB 2/4/2018 Prof. Francisco Eduardo Pires de Souza Email: fepsouza@ie.ufrj.br."— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas de análise da conjuntura, com aplicações à análise do desempenho do PIB
2/4/2018 Prof. Francisco Eduardo Pires de Souza

2 Análise do Desempenho da Economia: o Crescimento Econômico (CP e LP)
Crescimento tendencial x flutuações do nível de atividades (ciclos). São dois tipos de análise diferente. Crescimento a LP depende de : aumento do estoque de capital, da mão-de-obra e da produtividade da economia (PTF). Análise do crescimento no curto prazo: supõe-se a capacidade instalada como dada. Havendo capacidade ociosa e desemprego, é usual adotar a perspectiva keynesiana: produto e emprego são determinados pela demanda. Mesmo com capacidade ociosa e fazendo análise de curto prazo, há que se ter em conta também condicionantes da oferta (vide, por exemplo, agropecuária e extrativa). Vamos dar uma olhada na evolução recente do PIB brasileiro.

3 Crescimento do PIB: Uma visão geral
Ótica da Oferta Ótica da Demanda -6,9% acumulados

4 PIB anual x trimestral: visão geral
-8,3% +2,2%

5 Ponta a Ponta x Média e Carry over

6 t t t+1 t+2 t t+1 t+2 PIB PIB Caso 1 Caso 2 Crescimento zero em t+1
Média em t+2 Crescimento em t+2 Média em t Média em t+1 Média em t+2 Média em t Média em t+1 t t+1 t+2 t t+1 t+2 t Caso 1 Caso 2

7 t t t+1 t+2 t t+1 t+2 PIB PIB Caso 1 Caso 2
O ponto de partida em t+2 está acima da média Crescimento ponta a ponta (negativo) em t+1 Crescimento ponta a ponta em t Crescimento ponta a ponta em t+1 Crescimento ponta a ponta (negativo) em t O crescimento ponta a ponta nos mostra a evolução recente, ao longo do período, enquanto nas taxas média x média as variações recentes ficam diluídas... O ponto de partida em t+2 está abaixo da média t t+1 t+2 t t+1 t+2 t Caso 1 Caso 2

8 Crescimento do PIB: Uma visão geral
Ótica da Oferta Ótica da Demanda -6,9% acumulados

9 PIB anual x trimestral: visão geral
-8,3% +2,2%

10 O conceito de “carry over” (efeito carregamento)
O efeito “Carry over” Média em t+2 Posição ao final de t+1 Mesmo que ficasse parado neste nível, já haveria um crescimento igual ao carry over; Carry over positivo Média em t Média em t+1 Média em t+2 Média em t Média em t+1 Carry over negativo Posição ao final de t+1

11 Exercício (Excel)

12 Quando usar a variação “ponta a ponta” e quando usar a variação “média”
Para analisar a mudança nos níveis de renda, emprego e consumo da população de um ano para o outro? Para medir a variação do tamanho do mercado nacional de um ano para o outro? Para analisar o comportamento cíclico da economia e as tendências para o próximo ano?

13 Comparações entre variáveis de fluxo e estoque: média ou fim de período? Deflatores: média ou dezembro-dezembro? Qual taxa de câmbio usar, média ou fim de período? Para transformar dívida externa pública para reais? Para converter o PIB para dólares? Qual taxa de inflação usar, média ou dezembro a dezembro? Para calcular o crescimento real do PIB a partir dos dados de PIB nominal? Para calcular o crescimento real dos meios de pagamento num determinado ano?

14 A determinação do Nível de Produção pela Demanda
Y = C + I + G + (X – M) Mas o que isso realmente significa? a) se Â>g => p e DTC; b) A turbinado por crédito => dívida em ascenção (quais os limites para não afetar negativamente Y?); etc. Comecemos nossa análise pelo Consumo: C = Ca + cYd Ca = f (oferta de crédito e suas condições, expectativa de estabilidade no emprego, etc); é independente da renda gerada pela produção E o consumo induzido (Yd)? Algumas estimativas situam a PMgC (c) no Brasil entre 0,75 e 0,8. Nas análise correntes de conjuntura é muito comum não se ter em conta o fato de que uma parcela expressiva do consumo é induzida pela renda, sendo portanto consequência e não causa do aumento ou queda do produto.


Carregar ppt "Técnicas de análise da conjuntura, com aplicações à análise do desempenho do PIB 2/4/2018 Prof. Francisco Eduardo Pires de Souza Email: fepsouza@ie.ufrj.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google