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A EXPERIÊNCIA DE SÃO FRANCISCO DO CONDE COM O ACOLHIMENTO PEDAGÓGICO

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Apresentação em tema: "A EXPERIÊNCIA DE SÃO FRANCISCO DO CONDE COM O ACOLHIMENTO PEDAGÓGICO"— Transcrição da apresentação:

1 A EXPERIÊNCIA DE SÃO FRANCISCO DO CONDE COM O ACOLHIMENTO PEDAGÓGICO

2 A EXPERIÊNCIA DE SÃO FRANCISCO DO CONDE COM O ACOLHIMENTO PEDAGÓGICO
Autores: Betânia de Almeida Macêdo Pedreira, Carla Milena Assis Lago, Elionor Araujo Daniel, Eleuzina Falcão, Eza Santiago, José Raimundo Santos Nogueira , Juliana dos Santos Lima, Layla Kelly Conceição Silva , Maria de Fatima dos Santos, Pedro Henrique Presta Dias e Rayne Rios Peixinho.

3 Conhecendo o município
Localiza-se na Região Metropolitana do Salvador, Estado da Bahia. População estimada em habitantes IBGE (2017); Possui área territorial de 262,856 km²; 100% de cobertura na Estratégia de Saúde da Família com Saúde Bucal; Modelo de Gestão: Comando Único.

4 Rede de Atenção à Saúde

5 Entendendo o Acolhimento Pedagógico
Proposta do Estado da Bahia para acolher e disparar a formação do conjunto de profissionais para atuar na Estratégia de Saúde da Família (ESF); As atividades pedagógicas permeiam-se de reflexões sobre a prática do profissional e busca articular momentos de interações pedagógicas ao processo de qualificação do cotidiano dos trabalhadores; Validação do novo Guia de Acolhimento Pedagógico do Estado da Bahia. ESTRUTURA Público Alvo Todos os profissionais das equipes de saúde da família Duração 05 encontros por equipe 40hs (Teórica) 20hs (Práxica) (Julho a Novembro de 2017) Divisão 03 equipes por dia Dispersão Mínimo de 15 dias entre os encontros Fonte: BAHIA, 2017.

6 Entendendo o Acolhimento Pedagógico
Local das Atividades: Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

7 Entendendo o Acolhimento Pedagógico
Participantes Categorias Profissionais Quantitativo Auxiliar Administrativo 41 Agente comunitário de saúde 76 Apoiadores e Facilitadores 10 Assistente Social 15 Auxiliar de Saúde Bucal 14 Dentista Enfermeiro Médico Técnico de Enfermagem 30 Total 230

8 Entendendo o Acolhimento Pedagógico
METODOLOGIA E MATERIAIS Metodologia Ativa É uma concepção educacional que coloca os sujeitos como principais agentes de seu aprendizado. Nela, o estímulo à crítica e reflexão é incentivado pelo Facilitador que conduz, mas o centro desse processo é, de fato, o próprio individuo. Matérias Utilizados Vídeos, Slides, Estudos de Caso, Dinâmicas e Outros. ESTRUTURA Momento de Interação Pedagógica Espera-se que os educandos possam consolidar conceitos e produzir novas sínteses a cerca dos temas abordados a partir da troca, reflexão e leituras complementares. Momento de Interação com o Trabalho A equipe em seu cotidiano de trabalho produz reflexões e transformação da prática a partir do desenvolvimento de atividades práxicas. Atividade Práxica Trata-se de atividades a serem desenvolvidas pela equipe no território. Caracteriza-se por vivências em equipe e que problematize o seu processo de trabalho Fonte: BAHIA, 2017.

9 Cronograma do Acolhimento Pedagógico
DIA TURNO TEMA Atividade Práxica 1 Matutino Trabalho em Equipe/ Tendências Pedagógicas/ Determinantes Sociais da Saúde Refletir/Identificar através de Discussão de equipe o Modelo de Atenção que sua equipe Pratica no Território Vespertino Politica de Saúde no Brasil/ Modelos de Atenção 2 Territorialização Realizar o reconhecimento do território da área de abrangência da equipe e construir a Cartografia Rede de Atenção à Saúde 3 Indicadores de Saúde Construir a Agenda da Equipe baseado nos indicadores da sua Área de Abrangência Sistema de Informação 4 Acolhimento à Demanda Espontânea Construir a árvore dos problemas a partir da priorização dos problemas Planejamento e Programação Local em Saúde 5 Apoio Institucional Estimular e explicar a população a importância da construção dos Conselhos Locais de Saúde Conselhos Locais de Saúde

10 Resultados alcançados
Garantia e qualificação da reunião de equipe; Equipes com cartografia do território adscrito; Agenda da equipe construída a partir das necessidades do território; Ampliação da capacidade de diálogo da equipe entre si, com a rede, a comunidade e a gestão; Equipes com plano de ação elaborado a implantar;

11 Resultados alcançados
Ampliação do vínculo e da resolubilidade das equipes; Qualificação das informações produzidas e lançadas no ESUS; Reorganização do processo de trabalho das equipes; Reformulação das atividades propostas na versão preliminar do Guia do Trabalhador.

12 Limites e Potencialidades
Falta de implantação do Acolhimento com Classificação de Risco em todas as equipes; Demanda X Capacidade de apoio institucional X Autonomia; POTENCIALIDADES Aceitação do desafio; Acolhimento Pedagógico da Gestão; Ampliação da capacidade de diálogo com a rede de atenção à saúde.

13 Considerações Esta vivência aponta que é possível reorganizar o processo de trabalho das equipes de saúde da família a partir das relações de trabalho e da interação com a comunidade, ampliando-se o vinculo e a capacidade de resolubilidade das equipes, impactando nos indicadores de saúde. Recomenda-se que o Acolhimento Pedagógico seja uma pratica de qualificação, pois é uma ferramenta importante de transformação no modo de fazer saúde.

14 Referências BAHIA. Acolhimento Pedagógico para os profissionais da Atenção Básica: Guia do facilitador. Salvador, 2017.

15 Fotos

16 OBRIGADO!


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