Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouElza Bacelar Canela Alterado mais de 6 anos atrás
1
ESPAÇO RURAL BRASILEIRO Composição do PIB por setor
Funções de setor: Produzir alimentos. Fornecer matérias-primas. Gerar empregos. Gerar divisas via exportação. Obs.: Com o avanço da indústria e da urbanização, a agropecuária se tornou mais dependente e subordinada aos interesses dos grandes capitais e do espaço urbano. Composição do PIB por setor Agropecuária (primário) Indústria (secundário) Serviços (terciário) ± 6% ± 25% ± 69%
2
ESPAÇO RURAL BRASILEIRO
Forma de trabalho e ocupação do espaço rural Arrendatário – Agricultor que trabalha nas terras de um terceiro, pagando pelo uso da terra um aluguel ($). Meeiro - Agricultor que trabalha nas terras de um terceiro, pagando pelo uso da terra com metade da produção. Posseiro – Indivíduo que toma posse de terras que não lhe pertence (devolutas da União ou particulares), plantando geralmente para o sustento da família. Grileiro – Indivíduo que falsifica título de propriedade (escritura). Boia-fria – Trabalhador rural temporário – Não possui direitos trabalhistas. Peão – Indivíduo contratado para trabalhar em propriedades noutra região, endivida-se no armazém da fazenda, tornando-se um escravo por dívida.
3
ESPAÇO RURAL BRASILEIRO
O espaço agrário brasileiro apresenta uma contradição: Existem propriedades modernas (sistema intensivo de produção) e propriedades tradicionais (sistema extensivo de produção). Agricultura Extensiva Agricultura Intensiva Mão de obra numerosa. Técnicas rudimentares. Baixa mecanização. Baixa produtividade. Reduzida mão de obra. Técnicas modernas. Mecanização, fertilizantes, sementes selecionadas, irrigação,... Alta produtividade e uso da terra. Pecuária Extensiva Pecuária Intensiva Gado criado solto no pasto. Alimentação natural (pastagem). Poucos cuidados com a saúde do animal. Gasto de energia e criação de músculos. Baixa produtividade e qualidade. Geralmente destinado ao corte (abate). Gado criado estabulado (confinado). Alimentação selecionada (ração, pasto cultivado). Acompanhamento veterinário do rebanho. Pequeno gasto de energia e criação de gordura. Alta produtividade e qualidade. Geralmente destinado a produção leiteira.
5
ESPAÇO RURAL BRASILEIRO Ocupação das terras rurais
A concentração de terras (muitas improdutivas) e a não aplicação da reforma agrária são uns dos grandes problemas do espaço rural brasileiro. Período colonial – Criação das capitânias hereditárias. 1850 – Lei de Terras (todos tinham direito a terra, entretanto teriam que pagar por ela à vista). 1964 – Estatuto da Terra (estabeleceu parâmetros para a reforma agrária e para investimentos na agricultura). Obs.: A partir do Estatuto da Terra, pouco foi feito em favor da reforma agrária, porém os investimentos no setor foram relevantes (altos). Ocupação das terras rurais 15,6% dos estabelecimentos = 75,7% da área ocupada. (grandes propriedades). 84,4% dos estabelecimentos = 24,3% da área ocupada. (pequenas propriedades).
6
ESPAÇO RURAL BRASILEIRO
A estrutura fundiária. Classificação conforme o Módulo Rural: Módulo Rural = Propriedade com tamanho “ideal”, que absorva a mão de obra de uma família de até 4 pessoas, dando-lhes sustento e Ascenção social. (o tamanho muda de região para região). Minifúndio = Toda propriedade com área agricultável menor do que o módulo rural estabelecido. Empresa rural = Propriedade com até 600 vezes o tamanho do modulo rural e que explore pelo menos 50% da área. Latifúndio por exploração = Propriedade com até 600 vezes o tamanho do modulo, porém improdutiva. (procura-se lucrar com a venda da terra e não com a produção – especulação imobiliária). Latifúndio por dimensão = Propriedades com mais de 600 vezes o módulo.
7
ESPAÇO RURAL BRASILEIRO
Classificação conforme o Módulo Fiscal: Módulo Fiscal = Propriedade que absorva a mão de obra de uma família de até 4 pessoas, dando-lhes sustento e Ascenção social. (o tamanho muda de município para município). Minifúndio = Propriedade com área menor do que o módulo fiscal. Pequena propriedade = Entre 1 e 4 módulos fiscais. Média propriedade = Entre 4 e 15 módulos fiscais. Grande propriedade = Acima de 15 módulos fiscais.
8
ESPAÇO RURAL BRASILEIRO Questão agrária – conflitos no campo
Os conflitos no campo decorrem de um histórico processo de espoliação e expropriação do campesinato. A modernização resolveu a questão agrícola, mas não a agrária. (Muita terra nas mãos de poucos e pouca/ou nenhuma terra na mãos de muitos). MST (Movimento dos trab. rurais sem terra) x Ruralistas MST – Manifestações em busca da Reforma Agrária. Ruralistas – Defesa do agronegócio.
9
ESPAÇO RURAL BRASILEIRO
MST X Ruralistas Abril Vermelho – Manifestações realizadas pelo movimento MST em todo o Brasil no mês de abril – objetivo: chamar atenção para a necessidade da realização de uma reforma agrária decente no país. Maio Verde – “Manifestações” por parte dos ruralistas no mês de maio – objetivo: chamar a atenção para a importância do agronegócio para o país.
10
ESPAÇO RURAL BRASILEIRO Reforma agrária no Brasil
Como é feita: Distribuição de terras. Como deveria ser feita (básico): Distribuição de terras. Empréstimos a longo prazo e a juros baixos. Acesso a insumos (sementes, fertilizantes,...) mais baratos. Assistência técnica (agrônomos, técnicos agrícolas). Fiscalização por parte do governo.
11
ESPAÇO RURAL BRASILEIRO Destaques do setor agropecuário brasileiro
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.