A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é Comunicação?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é Comunicação?."— Transcrição da apresentação:

1 O que é Comunicação?

2 A mensagem é codificada num sistema de sinais definidos que podem ser gestos, sons, indícios, uma língua natural (português, inglês, espanhol, etc.), ou outros códigos que possuem um significado (por exemplo, as cores do semáforo), e transportada até o destinatário através de um canal de comunicação (o meio por onde circula a mensagem, seja por carta, telefone, comunicado na televisão, etc.)

3 Nesse processo podem ser identificados os seguintes elementos: emissor, receptor, código (sistema de sinais) e canal de comunicação. Um outro elemento presente no processo comunicativo é o ruído, caracterizado por tudo aquilo que afeta o canal, perturbando a perfeita captação da mensagem (por exemplo, falta de rede no celular).

4 Comunicação Empresarial

5 O que é Comunicação Empresarial:
É uma ferramenta estratégica de planejamento usada dentro de uma empresa com o objetivo de melhorar a imagem da empresa e os resultados obtidos.

6 A comunicação empresarial é vista como um meio que divulga notícias favoráveis a respeito da empresa e controla as notícias desfavoráveis, mas é muito maior que isso, está relacionada com a sua capacidade de competir dentro do mercado e consequentemente à sua sobrevivência.

7 Pode ser também comunicação integrada, que é o planejamento estratégico que compreende várias áreas como: assessoria de imprensa, comunicação interna, organização de eventos, relações públicas, propaganda, publicidade, etc. Por esse motivo, muitas vezes a comunicação empresarial pode ser trabalhada por profissionais de áreas distintas, como jornalistas, publicitários ou relações públicas.

8 Em algumas empresas, os principais responsáveis pela comunicação empresarial são os diretores ou gestores, porque os conhecimentos de gestão também são essenciais para uma boa comunicação praticada pela empresa.

9 Comunicação empresarial e organizacional

10 Apesar de serem vistos como sinônimos é necessário fazer a distinção entre os dois conceitos. As várias mudanças na área da comunicação e gestão fazem com que para muitos, a expressão de comunicação organizacional seja mais adequada, porque é mais abrangente.

11 Estados Unidos: comunicação organizacional são acontecimentos e fenômenos que acontecem no interior da organização. América Latina: comunicação organizacional é um sinônimo de Relações Públicas.

12 Algumas pessoas acreditam que:
empresarial: lucro da própria empresa. organizacional: pode ser aplicada a empresas sem fins lucrativos, e está relacionada com as vertentes internas e externas de uma instituição, e com o favorecimento de pessoas que estão fora dela.

13 Comunicação Social

14 A comunicação social consiste em sistemas de transmissão de mensagens para um público vasto, disperso e heterogêneo. Essa designação abrange essencialmente os chamados órgãos de informação de massas das áreas da imprensa periódica, rádio, televisão e cinema.

15 A internet é uma ferramenta que veio revolucionar a área da comunicação social, permitindo que vários tipos de conteúdos sejam criados e compartilhados com uma velocidade incrível.

16 Comunicar é pôr em comum, é aproximar distâncias
Comunicar é pôr em comum, é aproximar distâncias. Por esse motivo, a comunicação social assume uma elevada importância, já que estuda a comunicação humana e a interação entre pessoas dentro da sociedade.

17 Áreas de atuação: relações públicas, jornalismo, publicidade e propaganda, audiovisuais e multimédia, em agências de publicidade, na promoção de eventos, em assessoria de empresa, em editoras, institutos de pesquisa, gráficas, departamentos de comunicação e marketing de empresas, em veículos de comunicação, em produtoras de vídeo e som e, na assessoria publicitária e de comunicação de órgãos governamentais.

18 O que é Assessoria de Imprensa?

19 Assessoria de imprensa é um conceito dentro da comunicação, ferramenta responsável pela relação com a mídia que envolve áreas como publicidade, relações públicas, jornalismo e propaganda.

20 Um profissional da assessoria de imprensa deve saber comunicar com a mídia, criando uma ligação de confiança e de respeito mútuo. Deve também saber quais são os mecanismos de funcionamento da comunicação social e quais os seus critérios de noticiabilidade.

21 Alguns instrumentos usados na assessoria de imprensa para a relação com a mídia são: press releases (ou comunicados de imprensa), gestão de crises, conferências de imprensa, contatos telefônicos, eventos, clipping,  etc.

22 Uma das tarefas de um assessor é elaborar planos de assessoria de imprensa, que consistem em planos de ação para resolver um determinado problema de comunicação, como um escândalo político, por exemplo. Para isso, o assessor deve conseguir pensar de forma estratégica, determinando as metas a alcançar, identificando os meios de comunicação.


Carregar ppt "O que é Comunicação?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google