A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise Organizacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Análise Organizacional
Aula 7 Mateus de Souza Rocha

2 Agenda Atividades funcionais e projetos Características dos projetos
Administração de projetos Gerente de projetos Ola

3 Atividades funcionais e projetos
Os produtos e serviços oferecidos pelas organizações são realizados por meio de dois tipos de atividades: (MAXIMIANO, 2000). Atividades Funcionais Projetos

4 Atividades funcionais e projetos
Um projeto é um conjunto de atividades que acontecem de maneira não rotineira, com um ponto de partida e ponto de chegada definidos no tempo. Os projetos variam de tamanho e objetivo - do lançamento de um ônibus espacial da NASA até a organização de um evento empresarial.

5 Atividades funcionais e projetos
Mais e mais empresas estão utilizando a administração de projetos. Ela se ajusta bem a um ambiente de rápidas mudanças e à necessidade de flexibilidade e respostas rápidas.

6 Características dos Projetos
Os projetos são atividades ou empreendimentos que têm um começo e fim programados, que devem resultar num produto final específico, o qual procura resolver um problema em particular. Embora seja essa a definição genérica, cada organização pode ter sua definição particular de projeto (MAXIMIANO, 2000).

7 Características dos Projetos
Cliente ou Usuário Objetivo Singular Atividade Finita PROJETO Incerteza Recursos Limitados

8 Administração de Projetos
Para a efetiva administração de projetos, é necessário quase sempre uma gama conhecimentos multifuncionais e multidisciplinares, é uma forma de mobilizar todos os recursos da organização para a satisfação das necessidades de um cliente (MAXIMIANO, 2000).

9 Administração de Projetos
Administrar um projeto é o mesmo que administrar o ciclo de vida do projeto. A administração do projeto compreende decisões agrupadas em quatro fases principais: concepção e preparação, estruturação, execução, e encerramento.

10 Administração de Projetos
Concepção e Preparação Fase de concepção ou preparação de um projeto começa com a identificação do problema ou oportunidade e termina com a elaboração da proposta básica do projeto. A proposta básica deve conter uma previsão dos objetivos e dos meios e recursos necessários para realizá-los. 10

11 Administração de Projetos
Estruturação O projeto entra na fase de estruturação, que abrange as seguintes tarefas principais: designação ou confirmação do gerente do projeto; definição e montagem da equipe; elaboração de cronograma e orçamento detalhados, agora com a participação da equipe;

12 Administração de Projetos
Estruturação definição e mobilização de recursos adicionais e contratação de fornecedores; organização das instalações para o início do projeto

13 Administração de Projetos
Execução Com base na definição do produto e nos planos operacionais, o projeto é iniciado. Começa o trabalho de desenvolver o resultado final esperado. Em muitos casos, o projeto não se comporta da forma como foi planejado.

14 Administração de Projetos
Encerramento Essencialmente, o encerramento compreende a apresentação e a avaliação do resultado esperado, que depende da natureza do empreendimento. O encerramento é determinado pelo fim da responsabilidade do gerente do projeto e de sua equipe, quando ele muda de mãos e a responsabilidade passa a ser do operador.

15 O Gerente de Projetos À medida que desaparecem os gerentes de nível médio, surgem em seu lugar uma nova “espécie”: o gerente de projetos. William Dauphinais, um dos sócios da Price Waterhouse, afirma: “A administração de projetos será gigantesca na próxima década”. O gerente de projetos é a “onda” do futuro, afirma um informativo interno da General Motors (STEWART, 1995).

16 O Gerente de Projetos Os três modelos básicos de estrutura organizacional para o gerenciamentos de projetos são (MAXIMIANO, 2000): estrutura funcional: o gerente de uma unidade funcional pode desempenhar o papel de gerente do projeto ou indicar um de seus funcionários para ocupar esse cargo. Sendo necessário usar pessoas de outras unidades, o modelo será semelhante à estrutura matricial.

17 O Gerente de Projetos estrutura de projeto autônomo: a equipe é separada da estrutura da organização-mãe e trabalha no projeto em regime de tempo integral, embora alguns participantes possam estar no regime de tempo parcial. O gerente de projeto tem autoridade sobre a equipe, que presta contas somente a ele.

18 O Gerente de Projetos estrutura matricial: qualquer pessoa da organização-mãe pode ser indicada para o papel de gerente do projeto, em regime ad hoc. A equipe do projeto é formada por pessoas das diferentes unidades funcionais, que delas não se desvinculam. O gerente do projeto compartilha a autoridade e responsabilidade sobre a equipe com os gerentes das unidades funcionais. A negociação torna-se uma habilidade crítica.

19 Aula 07 Atividades funcionais e projetos Características dos projetos
Administração de projetos Gerente de projetos

20 Análise Organizacional
Atividade 7 Mateus de Souza Rocha

21 Qual a diferença entre as atividades funcionais e os projetos?
Pense e Responda Qual a diferença entre as atividades funcionais e os projetos? Ola

22 Concepção e preparação Diagnóstico Estruturação Execução Encerramento
A administração do projeto compreende decisões agrupadas em quatro fases principais, determine a alternativa que não apresenta uma dessas quatro fases. Concepção e preparação Diagnóstico Estruturação Execução Encerramento Ola


Carregar ppt "Análise Organizacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google