Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouKnud Hans Winther Alterado mais de 5 anos atrás
1
A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES
Kamila Vieira Alves Elisa Netto Zanette Michele Domingos Schneider Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
2
Introdução Desenvolvimento TIC´s e AVAs
Reflexões sobre a relevância da ressignificação das práxis docentes Avaliação permanente dos processos de ensino e aprendizagem na EaD Compreender as implicações e perspectivas relacionadas as ações pedagógicas dos docentes na EaD
3
47 cursos de Graduação 28 cursos de Pós Lato sensu 6 mestrados 2 doutorados Alunos CST Gestão Comercial EaD ( – ) Como ocorre o processo de docência na EaD, no Curso Superior de TGC da UNESC, na perspectiva dos professores?
4
Fundamentação Teórica
Educação a Distância na Sociedade Contemporânea Os princípios educacionais: autonomia ação comunicativa colaboração e cooperação acessibilidade equidade (CORTELAZZO,2013)
5
Fundamentação Teórica
Os saberes da docência na educação a distância: as diferentes implicações e perspectivas O professor precisa aprender a aprender, aprender a ser e a conviver em um ambiente virtual (Oliveira, 2013). Organização dos conteúdos, das atividades e aproximação com os estudantes e tutores. Parceiro do estudante na construção do conhecimento. Domínio de tecnologias e a capacidade de trabalhar em equipe (SCHNEIDER; ARAUJO; BEHAR, 2013). O papel do professor na EaD é diferenciado, pois não lhe cabem improvisações.
6
Percurso Metodológico
Bibliográfica Estudo de caso. Abordagens qualitativas e quantitativas A população alvo da pesquisa foi composta pelos docentes do curso superior a distância, de TGC da UNESC. A amostra foi constituída pelos docentes que aceitaram participar de forma voluntária da pesquisa.
7
Discussões e Resultados
Início Professor Polidocência 24 docentes – 17 respondentes (70%)
8
Estrutura da Pesquisa Bloco 1 - Auto avaliação docente
Bloco 2 - Avalição do material didático e recursos didáticos Bloco 3 - Desempenho discente Escala 5 e 1: (5) muito satisfeito; (4) satisfeito; (3) parcialmente satisfeito; (2) insatisfeito; muito insatisfeito; (0) não se aplica (desconheço).
9
Perfil dos Entrevistados
58,8% são do sexo masculino 58,8% tem idade entre 36 e 55 anos 58,8% atua no ensino superior a mais de 11 anos 70,6% são mestres com formação na área 88,35% com dedicação exclusiva a educação superior 41,2% são professores horistas 11,8% são contratados como tempo parcial 47,1% são docentes em tempo integral
10
Atribuições dos Entrevistados
Professor de disciplina (100%) Tutor na sua disciplina (70,6%) Atuou como tutores de outras disciplinas (17,6%) Autores individuais do livro didático (47,1%) Autores coletivos com a participação de outros docentes na produção do referido livro (29,4%)
11
Bloco 1 - Auto Avaliação Docente
12
Principais Dificuldades
Interação com aluno Elaboração de atividades que levassem o aluno a aprendizagem Adaptação a nova metodologia Domínio do Moodle Adequação das aulas para conferência via web Elaboração do material didático Gravar as vídeo aulas, vídeo aulas mais interativas Livro de outro professor Planejamento antecipado da disciplina Realizar intervenções para ampliar as interações com os alunos Manter os alunos motivados Se desvincular do experiência do ensino presencial
13
Sugestões Realizar formação continuada para: Uso mais eficiente do ambiente virtual Uso de novas ferramentas de interação com os alunos; Desenvolvimento de material didático Metodologias ativas na EaD Formação para a gravação de vídeo aulas
14
Sugestões Preparar vídeos mais dinâmicos Diálogo sobre as dificuldades de professores e alunos Continuidade das capacitações e acompanhamento das atividades pedagógicas de EAD Ter claro o seu papel de setor de apoio da modalidade EaD. Não entrar em funções exclusivas da coordenação do curso.
15
Bloco 1 - Auto Avaliação Tutoria
16
Principais Dificuldades
Tempo para as correções e devolutivas aos acadêmicos Espaço físico do SEAD Aprender usar os recursos do ambiente virtual Moodle Realizar intervenções para ampliar as interações com os alunos Manter os alunos motivados Falta de procura dos acadêmicos Estabelecer um canal contínuo de diálogo
17
EaD Considerações Finais Comunicação Uso Sistemático da Tecnologia
Interação Professor Equipes Multidisciplinares Diferentes Funções/papéis Processo Educativo Colaboração Criatividade Interatividade
18
Considerações Finais Elevado índice de satisfação Elementos importantes para a continuidade da proposta pedagógica do curso Desafios no desempenho dos diferentes papéis nesta modalidade de ensino, fornecem indicadores na melhoria dos processos formativos e de atuação Positiva a experenciação da docência na EaD.
19
Referências CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Práticas Pedagógicas, Aprendizagem e Avaliação em Educação a Distância. Vol. I. Curitiba: InterSaberes, 2013. MATTAR, J. Tutoria e Interação em EaD. SP:Cengage Learning, 2012. MILL, D. R. S.; et.al. Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EDUFSCar, 2010. SCHNEIDER, D.; ARAUJO, K. K.; BEHAR, P. A. Competências dos atores da educação a distância. In: BEHAR, P.A.(Org.) Competências em Educação a Distância. PA:Penso, 2013. SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, A. (coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995 (p ). TARDIF, Maurice. Saberes Decentes e Formação Profissional. 9ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
20
Agradecimentos michele.Schneider@unesc.net
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) Programa Institucional de Grupos de Pesquisa (Unesc)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.