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INFORMAÇÕES PARA O CONJUNTO DE ATIVIDADE COMPLEMENTARES A NOTA DA AV1

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Apresentação em tema: "INFORMAÇÕES PARA O CONJUNTO DE ATIVIDADE COMPLEMENTARES A NOTA DA AV1"— Transcrição da apresentação:

1 INFORMAÇÕES PARA O CONJUNTO DE ATIVIDADE COMPLEMENTARES A NOTA DA AV1

2 TURMA DE 1º SEMESTRE ATIVIDADE TIPO PONTUAÇÃO SEMINÁRIO - 0,0
FICHAMENTO DE CITAÇÃO 1,0 RESUMO INDICATIVO 2,0 RESENHA CRÍTICA OU DESCRITIVA (INDICAR ESCOLHA)

3 Fichamento e Resumo do Subcapítulo 3 – Elementos do Discurso do Serviço Social, do Capítulo II – Protoformas do Serviço Social, da Parte II – Aspectos da História do Serviço Social no Brasil, do Livro Relações Sociais e Serviço Social no Brasil, de Marilda Vilella Iamamoto e Raul de Carvalho. Resenha do Filme Jogos Vorazes, apresentado na aula de Estado e Sociedade, da professora Mayra Rachel.

4 TURMA DE 2º SEMESTRE ATIVIDADE TIPO PONTUAÇÃO SEMINÁRIO - 1,0
FICHAMENTO DE CITAÇÃO RESUMO INDICATIVO RESENHA CRÍTICA OU DESCRITIVA (INDICAR ESCOLHA)

5 Seminário já sorteado os textos;
Fichamento e Resumo da crítica de JPN a texto que sua equipe irá apresentar durante a realização dos seminários; Resenha do Filme Jogos Vorazes, apresentado na aula de Estado e Sociedade, da professora Mayra Rachel.

6 PARA 1º E 2º SEMESTRE Não serão aceitos fichamentos, resumos e principalmente resenhas copiados de trabalhos já produzidos e divulgados na internet. Isso é PLÁGIO (seja ele integral ou parcial) e será emitida nota 0,0. Os trabalhos serão INDIVIDUAIS e deverão ser entregues todos juntos, no mesmo dia (24/11). Não receberei trabalhos por , nem tão depois deste dia. Todos os trabalhos deverão ser feitos no word, conforme normas da ABNT.

7 AULA SOBRE APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIOS
Curso: Serviço Social Disciplina: Metodologia da Pesquisa Professora: Lara A. Cruz AULA SOBRE APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIOS

8 OBJETIVOS: Levar todos os participantes a uma reflexão aprofundada de determinado problema, a partir de textos e em equipe. Levar todos os participantes à compreensão da mensagem central do texto, do seu conteúdo temático. Levar todos os participantes a interpretação e a uma compreensão do conteúdo do texto, assim como a uma discussão da problemática contida no texto.

9 COMO ORGANIZAR UM SEMINÁRIO?
1º) Definir um coordenador na equipe; 2º) O coordenador deve elaborar um “texto-roteiro didático” a ser apresentado a equipe, antes do dia da reunião do seminário; Este “texto-roteiro” deve conter: apresentação da temática do seminário, breve visão de conjunto da unidade e esquemas sobre o texto 2º) O coordenador deve elaborar um “texto-roteiro interpretativo” no qual explicitará em um novo texto a sua interpretação ao texto que será apresentado. É melhor usado quando a apresentação do seminário não se trata de um texto, mas de um tema. 2º) O coordenador deve elaborar um “texto-roteiro de questões”, no qual entrega a cada um dos membros da equipe um conjunto de questões, exigindo que estas sejam respondidas , debatidas e refletidas para serem apresentadas durante o seminário. 3º) Apresentação do Seminário

10 ORIENTAÇÕES: O seminário é um TRABALHO COLETIVO, de EQUIPE, pressupondo empenho de todos e não apenas do coordenador. Assim, todos os membros da equipe devem fazer uma leitura do texto para poder exercer a sua efetiva participação no debate do seminário; O seminário não se reduz a uma aula expositiva apresentada por um colega e comentada pelo professor: é um círculo de debates para o qual todos devem estar suficientemente equipados.

11 ESQUEMA PAR A APRESENTAÇÃO:
Introdução pelo professor; Apresentação da equipe feita pelo coordenador: das tarefas a serem cumpridas (como a divisão do texto na apresentação); uma breve introdução para a localização do tema do seminário; e de esclarecimentos gerais. Execução do seminário coordenada pelo responsável; Apresentação introdutória à discussão geral da reflexão pessoal, pelo coordenador (como se fosse uma conclusão do seminário feita pelo coordenador em nome da equipe); Síntese final de responsabilidade do professor.

12 AVALIAÇÃO DO SEMINÁRIO (PARA OS ALUNOS DE FUNDAMENTOS II)
Durante o seminário, os alunos serão avaliados INDIVIDUALMENTE e COLETIVAMENTE quanto aos seguintes aspectos: ORGANIZAÇÃO da equipe (antes e durante a apresentação / equilíbrio na distribuição do tema na equipe) = 1,0 ponto 2. CRIATIVIDADE da equipe = 0,5 ponto 3. DOMÍNIO E AMPLIAÇÃO DO CONTEÚDO do aluno = 1,5 ponto 4. CLAREZA E OBJETIVIDADE NA EXPOSIÇÃO do aluno = 1,0 ponto

13 AULA SOBRE ELABORAÇÃO DE FICHAMENTOS
Curso: Serviço Social Disciplina: Metodologia da Pesquisa Professora: Lara A. Cruz AULA SOBRE ELABORAÇÃO DE FICHAMENTOS

14 Os manuais de metodologia apresentam muitas orientações ao estudioso que deseja escrever uma tese. Para Umberto Eco, a situação ideal seria dispormos em casa de todos os livros de que se tem necessidade. Mas, o autor reconhece que essa condição ideal é muito rara, mesmo para um estudioso profissional. Para facilitar a vida do estudioso e dos estudantes em geral, foi desenvolvida a técnica do FICHAMENTO.

15 O QUE É O FICHAMENTO? - O fichamento é uma técnica de registro de informações de livros ou artigos científicos em geral em fichas de leitura. OBJETIVOS: Facilitar a execução dos trabalhos acadêmicos; Facilitar a assimilação dos conteúdos estudados. Tipos: Bibliográfico (catalogação bibliográfica); Citação (de transcrição); Resumo (de conteúdo); Opinião (de comentário ou analítico).

16 ATENÇÃO: Para fazer o fichamento de uma obra, você deverá: Ler o texto inteiro; (2) Ler novamente, grifando e fazendo anotações sobre o que o autor quis dizer em cada um dos parágrafos; (3) Elaborar o fichamento.

17 ELEMENTOS ESTRUTURAIS DE UMA FICHA

18 MODELO DE FICHA

19 FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO
O primeiro passo para uma pesquisa bibliográfica é fazer o levantamento bibliográfico dos principais livros e artigos sobre sua temática, construindo assim um banco de dados bibliográficos; O fichamento bibliográfico é o registro das informações bibliográficas completas, anotações sobre tópicos da obra, palavras-chave e temática.

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21 FICHAMENTO DE CITAÇÃO (TRANSCRIÇÃO)
É o fichamento composto por citações do próprio autor da obra lida. É a transcrição literal do texto. Ao fazer este tipo de fichamento, o aluno/pesquisador deve ter cuidado para iniciar e finalizar todas as citações com o uso das aspas, pois estas são indicadoras de citações. Deve também indicar as páginas de cada citações e, nos casos específicos, utilizar os indicadores de supressão e interpolação, ou seja: os colchetes.

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24 FICHAMENTO DE RESUMO (CONTEÚDO)
É o fichamento que apresenta de maneira clara, sintética e precisa o pensamento do autor. Não é a transcrição do texto, nem a cópia dos tópicos ou a apresentação abreviada das ideias do autor, mas sim um RESUMO das ideias do autor. No fichamento de resumo, o aluno/pesquisador não pode fazer comentários ou julgamentos pessoais.

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26 FICHAMENTO CRÍTICO (DE COMENTÁRIO OU ANALÍTICO)
Neste tipo de fichamento, o aluno/pesquisador vai além da descrição da obra lida, para a interpretação, incluindo uma crítica pessoal às ideias expressas pelo autor na obra. O aluno/pesquisador pode fazer comparações com outras obras lidas.

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28 AULA SOBRE ELABORAÇÃO DE RESUMOS
Curso: Serviço Social Disciplina: Metodologia da Pesquisa Professora: Lara A. Cruz AULA SOBRE ELABORAÇÃO DE RESUMOS

29 DEFINIÇÃO: O resumo é uma apresentação concisa de um texto, com ênfase nos seus aspectos principais. OBJETIVOS: Transmitir o conteúdo e a mensagem do texto em poucas palavras; Fator decisivo para a seleção de artigos científicos em Congressos e Revistas Acadêmicas. NORMATIZAÇÃO: - NBR 6028 – Informação e Documentação /Resumo – Apresentação (ATENÇÃO: esta norma dita regras apenas para os resumos informativos).

30 TIPOS: Resumo crítico: Resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de resenha. (HÁ CONTROVÉRSIAS ENTRE OS METODÓLOGOS SOBRE A EXISTÊNCIA DESSE TIPO DE RESUMO! VER RESENHA NOS SLIDES A SEGUIR.) - Resumo indicativo: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original. - Resumo informativo: Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

31 RESUMO INDICATIVO

32 Resumo exigido em eventos acadêmicos e revistas científicas
RESUMO INFORMATIVO APRESENTAÇÃO Resumo exigido em eventos acadêmicos e revistas científicas RESULTADOS OBJETIVO METODOLOGIA

33 REGRAS GERAIS: O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original.

34 - Deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento. Deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único. - A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.).

35 Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.
As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. DEVEM-SE EVITAR: a) Símbolos e contrações que não sejam de uso corrente; b) fórmulas, equações, diagramas etc., que não sejam absolutamente necessários; quando seu emprego for imprescindível, defini-los na primeira vez que aparecerem.

36 QUANTO A SUA EXTENSÃO: a) de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-cientifícos; b) de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos; c) de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves. Os resumos críticos, por suas características especiais, não estão sujeitos a limite de palavras.

37 REGRAS PARA A PRÁTICA DO RESUMO:
Apagamento de elementos redundantes e supérfluos ou não relevantes. Inclui nesse caso supressão de adjetivos e advérbios; Generalização de ideias do texto. O leitor deve ser capaz de, desprezando ideias particulares, registrar informações de ordem geral. Seleção das ideias principais; Combinação de dois ou três tópicos frasais de diferentes parágrafos quando repetem a mesma ideias; Invenção ou construção. Deve o leitor construir frases que incluam várias ideias expostas no texto e fazê-lo de forma sintética. Exemplos na página 147

38 IMPORTANTE OS RESUMOS NÃO DEVEM CONTER CITAÇÕES DIRETAS. ELES DEVEM SER UMA INTERPRETAÇÃO DO ALUNO/PESQUISADOR AO TEXTO LIDO, OU SEJA, O ALUNO/PESQUISADOR DEVE POR COM SUAS PALAVRAS AS PRINCIPAIS IDEIAS TRABALHADAS PELO AUTOR NO TEXTO LIDO.

39 AULA SOBRE ELABORAÇÃO DE RESENHAS
Curso: Serviço Social Disciplina: Metodologia da Pesquisa Professora: Lara A. Cruz AULA SOBRE ELABORAÇÃO DE RESENHAS

40 DEFINIÇÃO: É um tipo de redação técnica que inclui variadas modalidades de textos: descrição, narração e dissertação. ESTRUTURA: Estruturalmente descreve as propriedades da obra (descrição física da obra), relata as credenciais do autor, resume a obra, apresenta suas conclusões e metodologia empregada, bem como expõe um quadro de referências em que o autor se apoiou (narração) e, finalmente, apresenta uma avaliação da obra e diz a quem a obra se destina (dissertação). Tipos: Resenha Descritiva: contém elementos descritivos e narrativos. Resenha Crítica: contém, além dos elementos da resenha descritiva, dissertativos e a defesa de um ponto de vista.

41 ESTRUTURA DA RESENHA DESCRITIVA
Nome do autor; Título e subtítulo da obra; Tradutor (se houver); Nome da editora; Lugar e data de publicação da obra; Número de páginas e volumes; Descrição sumária das partes, capítulos e índices; Resumo da obra, salientando objeto, objetivo, gênero (poesia, prosa, dramaturgia, ensaio literário, politico); Tom do texto; Métodos utilizados; Ponto de vista que defende. EXEMPLO NA PÁGINA 160

42 ESTRUTURA DA RESENHA CRÍTICA
Referência Bibliográfica; Credenciais do autor; Resumo da obra; Conclusões da autoria; Metodologia da autoria; Quadro de referência do autor; Crítica do resenhista; Indicações do resenhista. Exemplo na página 165

43 ATENÇÃO: Para Medeiros a resenha não é um resumo, mas contém como elemento o resumo. Isso porque, segundo o autor, o resumo não pode conter um juízo valorativo, comentário ou crítica, elementos presentes na resenha.

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45 INFORMAÇÕES PARA A RESENHA DO FILME JOGOS VORAZES
Jogos Vorazes (Hunger Games). Adaptação em livre-action da obra homônima de Suzane Collins. Dirigido por Gary Ross. EUA. Distribuído por Lionsgate DVD

46 AULA SOBRE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS
Curso: Serviço Social Disciplina: Metodologia da Pesquisa Professora: Lara A. Cruz AULA SOBRE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

47 ARTIGO CIENTÍFICO DEFINIÇÃO:
Trata-se de problemas científicos, embora de extensão relativamente pequena. Apresenta o resultado de estudos e pesquisas. Em geral, é publicado em revistas, jornais ou outro periódico especializado.

48 COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA
DEFINIÇÃO: Trata-se da informação que se apresenta em congressos, simpósios, reuniões, academias e sociedades científicas. Exposição dos resultados realizados, ou seja, trata-se da comunicação dos resultados do trabalho realizado. São breves, ocupando o tempo de 10 a 20 minutos. ESTRUTURA: Folha de rosto Síntese do trabalho Conteúdo dividido em: introdução/desenvolvimento/conclusão. Bibliografia.

49 ENSAIO DEFINIÇÃO: É uma exposição metódica dos estudos realizados e das conclusões originais a que se chegou após apurado exame de um assunto. TIPOS: Informal Formal

50 INFORME CIENTÍFICO DEFINIÇÃO:
Caracteriza-se como um relato escrito que divulga os resultado parciais ou totais de uma pesquisa; É o mais breve dos trabalhos científicos, pois se restringe à descrição dos resultados alcançados pela pesquisa.

51 TRABALHOS CIENTÍFICOS
DEFINIÇÃO: Compreende variados tipos de textos elaborados segundo estrutura e normas preestabelecidas. TIPOS: Monografias Dissertações Teses Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Paper

52 PROJETO DE PESQUISA DEFINIÇÃO:
- É a antecipação da pesquisa a ser realizada para a monografia/dissertação/tese; - O projeto de pesquisa também serve para orientar o aluno/pesquisador na execução da pesquisa a ser realizada. ESTRUTURA: - Delimitação do Tema / Justificativa / Objetivo Geral / Objetivos Específicos / Metodologia / Referencial Teórico / Referências Bibliográficas

53 PESQUISA-PILOTO DEFINIÇÃO
É a pesquisa realizada para testar o instrumento de coleta de dados. Durante esta fase de “pré-teste”, o pesquisador anotará as reações do entrevistado, o grau de dificuldade de entendimento, embaraço quanto a algumas questões. O pré-teste serve ainda para a verificação de perguntas desnecessárias, supérfluas, adequadas.

54 RELATÓRIO DE PESQUISA DEFINIÇÃO:
É uma descrição objetiva dos fatos que ocorreram na pesquisa. Além disso, o pesquisador faz análise deles para chegar a conclusões ou tomar decisões. O relatório deve responder às seguintes perguntas: O quê? Por quê? Para quê? Para quem? Onde? Com quê? Quando? Quando? Quem? Com quanto?


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