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PublicouNathalia Eger de Sousa Alterado mais de 5 anos atrás
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Aspectos conceituais de um Escritório de Projetos Segundo Thomas R
Aspectos conceituais de um Escritório de Projetos Segundo Thomas R. Block e J. Davidson Frame Suporte à projetos Consultoria e Mentoring Métodos e Padrões Treinamento Gerentes de Projetos 16/01/2019
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Aspectos conceituais de um Escritório de Projetos(cont
Aspectos conceituais de um Escritório de Projetos(cont.) Segundo Joan Knutson É um grupo que dá suporte às atividades de gerenciamento de projetos Seu foco é em G.P. Deve ser compartilhado pela Organização 16/01/2019
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Aspectos conceituais de um Escritório de Projetos(cont
Aspectos conceituais de um Escritório de Projetos(cont.) Joan Knutson propõe uma evolução em 3 estágios 1° - Consultoria interna Padrões Aconselhamento Especialização 2° - Informações Acumula infs. de diversos projetos Dissemina informação consolidada 3° - Gerencial Serviços compartilhados Iniciativas estratégicas 16/01/2019
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Estruturação Patrocínio/Recursos/Sensibilização
Recrutamento de pessoal (PMP, CFPS, QUALIDADE, O&M etc...) Definição dos processos do Escr. de Projs. Elaboração de normas Treinamento Suporte (projetos, métricas, ferramentas) Definição do processo padrão da organização Definição do ferramental de apoio 16/01/2019
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Ferramental de apoio Gerenciamento de Projetos
Estimativas (apoiada em métrica) Repositório de documentos Repositório de Normas Repositório de formulários Cadastro de projetos Cadastro de sistemas Registro do esforço Indicadores 16/01/2019
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Ferramental de apoio Gerenc. de Proj. Estimat. Indicadores Cad. Proj.
Cad. Sist. Repos. Docum. Form. Instr. Registro do Esforço Proc. Padrão 16/01/2019
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Fatores críticos de sucesso
Patrocínio Recursos humanos adequados Recursos financeiros Marketing Métrica 16/01/2019
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Definição de estratégia de Implantação
Por fases do processo ou por times times PLANEJAMENTO Fases 16/01/2019
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Implantação Publicação das normas Treinamento Mentoring Suporte
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Barreiras Desvio dos objetivos Amplitude de escopo
Cultura organizacional Rotatividade de pessoal Ansiedade por resultados Imposições do negócio (ex. prazos) 16/01/2019
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Utilização dos recursos
suporte Qtd. Recursos abrangência padrões Fases 16/01/2019
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Alguns números Duração da Estruturação=1ano Aprox. 15 técnicos
EPROJ=12 Técnicos + 4 apoio Aprox. 400 técnicos na Unidade Mais de 20 normativos Mais de projetos cadastrados 16/01/2019
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Relação com CMM (nível 2)
Planejamento Acompanhamento Requisitos Qualidade Subcontratação Configuração Gerencia de Projetos EPROJ “Grupo de Processo de Eng. Software” (não é exigido no nível 2) Grupo de Garantia da Qualidade 16/01/2019
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Benefícios Processo padrão definido (produto e projeto)
Pessoal treinado Processo padrão implantado Ferramentas de apoio implantadas Informações operacionais disponíveis Informações gerenciais disponíveis Suporte/consultoria 16/01/2019
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Vantagens Elevação da qualidade do produto Elevação da produtividade
Melhores estimativas Bases para negociação com clientes e fornecedores Processo decisório apoiado em infs. Redução de custos 16/01/2019
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Obrigado! Claudio Santos, PMP claudio.santos@caixa.gov.br
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