A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carolina Abdalla e Sandra Ulrich

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carolina Abdalla e Sandra Ulrich"— Transcrição da apresentação:

1 Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
A influência do desafio de aprendizagem na construção do conhecimento dos estudantes Carolina Abdalla e Sandra Ulrich

2 Abordagem: a) aprendizagem baseada em projetos; b)desenvolvidas em todas as disciplinas da grade curricular de todos os cursos da Anhanguera Educacional na modalidade presencial e 20% dessa carga horária oferecida no modelo EaD; c) papel tutor ; d) projeto de vida dos alunos; e) aprendizagem do tutor.

3 DESAFIO ATPS Atividade Prática Supervisionada Modelo presencial com 20% EaD

4 E, considerando que as competências não se limitam a um estoque de recursos teóricos ou empíricos, mas constituem a capacidade de integrar e transferir esses recursos em situações concretas, sua maior contribuição está no valor dado à aplicação do que foi aprendido e a sua articulação com outros contextos – social, político, profissional – além do pedagógico. Quer dizer, aprender-se para a vida, para o mundo, para a sociedade, e não para a escola ou para a universidade. (FILATRO, 2015, p.26)

5 Uso da tecnologia a favor da proposta pedagógico atualizada
Uso da tecnologia a favor da proposta pedagógico atualizada. O professor de geografia estava ensinando para a gente o que era iceberg. Então ele foi para a lousa e começou a desenhar a montanha de gelo e o mar. Daí a classe começou a fazer barulho e o professor ficou bravo com a gente. Então nós falamos: professor, quase todo mundo aqui viu o documentário, sobre iceberg que passou sexta-feira no Globo Repórter. A montanha de gelo e o mar se mexiam e tudo estava mais bonito. (Depoimento de uma aluna de 8º série) - Citelli (2004)

6 Desafio. O desafio não é superar as dificuldades do mercado de trabalho nem o uso das TDIC´s para promover a inclusão digital. Note-se que todo esse processo exige mudanças no ambiente educacional para facilitar o aprendizado e justificar os novos modelos educacionais e profissionais exigidos pela globalização, do qual a Educação a Distância está inserida. TDIC´s- Tecnologia Digital da Informação e Comunicação.

7 Desafio. Não aprendemos a lidar com a Educação a distância no ensino médio. Portanto, é normal ter um “estranhamento” da nova modalidade de ensino, já que a probabilidade dos alunos não ter exercitado é grande. Assim, observa-se a importância da figura do tutor para o convite e adesão desses alunos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

8 Conclusão O Desafio de Aprendizagem é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento das competências inseridas no Plano de Ensino e um propulsor para o desenvolvimento das outras atividades envolvidas. Observou-se, na prática, que os alunos comentavam nas redes sociais que não tinham explicação sobre acessos e avaliações da disciplina que era aplicada a distância. A importância da relação do tutor com o aluno é fundamental para o esclarecimento das informações e a execução dos desafios estabelecidos.

9 Carolina Abdalla contato.abdalla@gmail.com


Carregar ppt "Carolina Abdalla e Sandra Ulrich"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google