A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APONTAMENTOS SOBRE LIVRO DIDÁTICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APONTAMENTOS SOBRE LIVRO DIDÁTICO"— Transcrição da apresentação:

1 APONTAMENTOS SOBRE LIVRO DIDÁTICO

2 Escola >>> Aula >>> LD:
Podem ser espaços de polifonia polissemia alteridade polêmica diversidade de interpretações Ou espaços de: silenciamento sentido único autoritarismo interdição

3 Formação Discursiva pedagógica:
repetição e divulgação dos discursos das ciências ênfase sobre as classificações e a metalinguagem o que se deve saber, decorar, repetir, sem questionar.

4 Analisar as concepções do autor do LD sobre o que deve ser a atividade de leitura:
os sentidos de leitura que embasam as propostas do LD a natureza da tarefa do aluno leitor o papel do professor

5 Principais problemas encontrados, pelos pesquisadores, nos LDs:
O LD se apresenta como um discurso de verdade: texto fechado sentidos já estabelecidos mero reconhecimento/consumo pelo professor e pelo aluno pacote pronto para uso/consumo no ano interdição a outras interpretações

6 Naturalização: conteúdos apresentados como naturais o que se deve saber sem justificativa (conteúdos, sequência, abordagem teórica...) Homogeneização: todos os alunos levados à mesma leitura e conclusão nega a individualidade

7 Repetição: de estruturas (texto, vocabulário, compreensão, gramática) de exercícios de estereótipos O aluno já sabe o que esperar, pois não há espaço para o diferente. Segmentação e falta de articulação: entre conteúdos entre seções entre estudo da língua e estudo do texto

8 Questões de interpretação que interditam a interpretação:
Perguntas do conteúdo factual (objetivas): o que aconteceu, quem foi o autor da ação, onde e quando ocorreu o fato? Compreensão = mera decodificação, identificação, extração de conteúdos Ou: Indagações genéricas que não envolvem a compreensão do texto: você gostou? A interpretação já foi feita pelo autor E o aluno é guiado pelo autor, responde às perguntas em certa ordem (a ordem de aparecimento no texto), fazendo uma mesma leitura: correta e única

9 transparência e evidência determinação
linearidade do LD transparência e evidência determinação controle das leituras e dos comportamentos rupturas, outras possibilidades opacidade e ambiguidade deslizamentos desenvolvimento do pensamento crítico, das habilidades argumentativas da formação de opinião

10 Visão do LD sobre o aluno:
Ledor e copista? Mero repetidor. Ou leitor e autor? >>> observação das tensões entre posições no texto, dos escapes de sentidos, das formas de amarração que levam ao efeito de homogeneidade

11 Visão do LD sobre o professor:
comportamento: executa/repete X analisa/cria mediador entre o livro (lugar do saber) e o aluno X em diálogo, numa rede de discursos garantir o cumprimento das propostas do livro., como consumidor X construir possibilidades de interpretação

12 Atenção para os objetivos com as questões de interpretação:
avaliar se o aluno compreendeu um conteúdo avaliar se o aluno consegue identificar associar informações presentes no texto, levar à discussão e à reflexão


Carregar ppt "APONTAMENTOS SOBRE LIVRO DIDÁTICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google