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Logística e realidade brasileira

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Apresentação em tema: "Logística e realidade brasileira"— Transcrição da apresentação:

1 Logística e realidade brasileira
Portos, portos secos, rodovias, ferrovias, aerovias, e os desafios nacionais. Grupo 19U

2 Portos No Brasil temos 41 portos marítimos e 16 portos fluviais.
Os portos são estratégicos para o país porque constituem uma das principais infraestruturas de apoio ao comércio exterior e por eles passam cerca de 95% das mercadorias que são comercializadas além das fronteiras. O Brasil tem cinco anos para evitar um apagão logístico, caso a economia cresça num patamar entre 4% e 5% ao ano. Em 2001, foi criada a Agência Nacional de Transportes Aquaviários- ANTAQ e tem por objetivo principal regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transportes aquaviários.

3 Portos Secos É um terminal de uso público, instalado em Zona Secundária, nas Regiões de expressiva concentração de carga importada ou a exportar, onde são realizadas operações sob controle aduaneiro. A correta utilização dos portos multiplica a capacidade dos portos e aeroportos na exportação e importação Hoje, os portos secos já não são mais ‘unidades armazenadoras’, mas, sim, ‘complexos logísticos’, isto é, cada vez mais eles terão que agregar valor às mercadorias, realizando serviços especiais

4 Rodovias Possuindo cerca de quilômetros de rodovias, as estradas são as principais transportadoras de carga e de passageiros no tráfego brasileiro. Dos mais de quilômetros da rede rodoviária nacional, 30% está muito danificado pela falta de conservação e apenas 140 mil quilômetros estão pavimentados Pelas rodovias e estradas do Brasil circulam 17,9 milhões de automóveis: 3,087 milhões de comerciais leves, 1,17 milhão de caminhões cerca de 258 mil ônibus. Mais de 60% do transporte de cargas é realizado através das rodovias nacionais. Segundo o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), o país possui pouco mais de 1,7 milhões de quilômetros de estradas, dos quais apenas cerca de 10% são pavimentados, num total de aproximadamente quilômetros.

5 Ferrovias O Brasil dispõe de apenas 28.168 km de malha ferroviária
Cerca de 35% de nossas ferrovias operam há mais de 60 anos. Apenas 10% das ferrovias estão plenamente ocupadas. O restante está sendo usado abaixo de sua capacidade.   A falta de investimentos e a baixa demanda por vagões e locomotivas, fazem com que a indústria ferroviária esteja com sua produção praticamente parada desde 1991.

6 Aerovias O transporte aéreo no Brasil cresceu muito nos últimos anos. Com o surgimento de novas companhias aéreas e a modernização das já existentes, foi possível aumentar o número de assentos disponíveis na malha aérea. Existem cerca de aeroportos no Brasil, incluindo as áreas de desembarque. O país tem o segundo maior número de aeroportos em todo o mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. O Brasil tem 34 aeroportos internacionais e 2464 aeroportos regionais.

7 Desafios nacionais Por um lado o Brasil está em crescimento, por outro há uma grave deficiência logística. Desta forma, entende-se que o principal desafio para os próximos anos é conciliar o desenvolvimento econômico com uma logística adequada. Outro grande desafio consiste na interligação cada vez maior entre os modais Superar o gargalo da infraestrutura precária e da excessiva burocracia.

8 Fontes: movimentados-do-brasil-e-do-mundo/ brasil-corre-risco-de-apagao-da-area-logistica-em-portos comercio-exterior/39888/ ubsecaoID=091451&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=093716&T itulo=A%20situa%E7%E3o%20dos%20portos%20secos%20no%20Brasil =33765:especialistas-discutem-desafios-da-logistica-no-brasil-e-apontam- solucoes&catid=15:outras&Itemid=7


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