A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientações para as gestantes e acompanhantes: Reta final... Morgana Teles Enfermeira Obstetra e Doula.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientações para as gestantes e acompanhantes: Reta final... Morgana Teles Enfermeira Obstetra e Doula."— Transcrição da apresentação:

1 Orientações para as gestantes e acompanhantes: Reta final... Morgana Teles Enfermeira Obstetra e Doula

2 A hora está chegando! Não é por isso que você deve relaxar com os cuidados, muito pelo contrário! A barriga está pesada demais? Você está com os pés inchados, sente dores nas costas e não está conseguindo dormir? Tudo isso é mais do que normal no final da gravidez, afinal o bebê já está quase todo formado e o espaço na barriga é menor!

3 Nesta fase os seios ficam maiores, a respiração fica mais curta e rápida e as câimbras são mais frequentes. Calma!!!!! Está acabando, tudo isso acontece porque o seu corpo está em fase de preparação para o parto.

4 O que levar para a maternidade? PARA A MÃE Identidade; Cartão do SUS Cartão da gestante, e exames do pré-natal Objetos de higiene e uso pessoal; Uma toalha; Sapatos confortáveis; Camisolas, calcinha, sutiãs de amamentação, absorventes de pós parto; Traje confortável para saída da maternidade

5 O que levar para a maternidade? PARA O RECÉM NASCIDO Roupinhas para o recém-nascido; Fraldas descartáveis e fraldas de pano (úteis para a amamentação); Escovinha macia para cabelos; manta; Sabonete para recém-nascido; Pomada contra assaduras; Pares de meias e luvinhas; Gorrinhos

6 A gestante e seus direitos GESTANTE E BEBÊ SEMPRE TÊM O DIREITO A VAGA! Para o parto você deve ser atendida no primeiro serviço de saúde que procurar. Em caso de necessidade de transferência para outro serviço de saúde, o transporte deverá ser garantido de maneira segura.

7 A gestante e seus direitos Lei do direito a acompanhante no parto: L ei Federal, que garante às parturientes o direito a acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, no parto e no pós-parto, no SUS. Este acompanhante é escolhido por você, podendo ser homem ou mulher.

8 O que o acompanhante faz? Estimular e encorajar a gestante a andar; Evitar que ela fique deitada durante o trabalho de parto; Encorajada e incentivada a cada progresso do trabalho de parto; Não sair de perto da parturiente, pois ela sempre precisará de ajuda e incentivo; Oferecer líquidos e alimentos a mulher; Realizar massagens nas costas, coxas e onde ela pedir.

9 Sinais de que o trabalho Perda do tampão mucoso Contrações — O início do trabalho de parto é diferente para cada mulher. As contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor forte que deixa o abdome endurecido ou uma forte dor nas costas que se espalham em direção ao quadril. Tendem a irem aumentando a intensidade e a frequência, e não reduzem com o repouso. Incialmente ocorrem de 15 a 30 minutos, com duração de 15 a 20 segundos. Se as contrações ficarem mais frequentes, de 2 a 3 em 10 minutos com duração de 30 a 45 segundos, procurar imediatamente um serviço hospitalar;

10 Atividades na hora do TP Caminhar e movimentar-se pode diminuir o tempo do parto. Tomar banho de chuveiro ou banheira é um ótimo método para aliviar a dor. Beber água e comer alimentos leves dão mais força e energia para você e seu bebê. Respirar profundamente, no ritmo da contração, facilita a abertura e a saída do bebê.

11 Atividades na hora do TP

12

13 A bola

14 Obrigada!!!!!!!!!!


Carregar ppt "Orientações para as gestantes e acompanhantes: Reta final... Morgana Teles Enfermeira Obstetra e Doula."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google