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GESTÃO ESTRATÉGICA 5 FORÇAS DE PORTER
ADMINISTRAÇÃO Prof. Laércio
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AS CINCO FORÇAS COMPETITIVAS (Porter) PODER DOS FORNECEDORES
NOVOS CONCORRENTES RIVALIDADE NA INDÚSTRIA PODER DOS FORNECEDORES PODER DOS COMPRADORES PRODUTOS SUBSTITUTOS Fonte: Porter (1986)
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5 Forças Quanto menores as forças (coletivamente), maiores chances desempenho superior.
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1° Força: Novos Concorrentes
Potenciais concorrentes; Barreiras de entrada: economia de escala; diferenciação (publicidade, serviços a clientes, marca...); capital; desvantagens de custo (curva de aprendizagem, tecnologia proprietária, matérias-primas, subsídios...); canais; políticas governamentais.
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2° Força: Poder dos Fornecedores
Um grupo fornecedor é poderoso quando: For dominado por poucos; Seu produto for peculiar; Sem competição;
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3° Força: Poder dos Compradores
Um grupo comprador é poderoso quando: For concentrado ou com compras em grande volume; Seu produto é commodity;
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4° Força: Produtos Substitutos
Atendem às mesmas necessidades do consumidor. Reduzem margens da indústria, dependendo do preço/desempenho.
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5° Força: Rivalidade na Indústria
Tem armas como preço, novos produtos ou golpes de publicidade etc O nível dessa concorrência aumenta quando: concorrentes numerosos e iguais em poder e porte; Crescimento do setor é lento; custos fixos altos ou produto perecível; pulos para incrementos de capacidade; barreiras de saída alta (ativos especializados, ex. tecnologia; produtos com elevados custos de transferência) lucros em declínio com a maturação do setor.
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Prática Cada grupo buscará analisar as 5 Forças de Porter no trabalho que estão desenvolvendo para o final do módulo. Referências MONTGOMERY, Cynthia; PORTER, Michael. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus
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