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PublicouGERMANO DEMATHE Alterado mais de 5 anos atrás
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Administração da Cadeia de Suprimentos Supply Chain Management Germano Demathe Alencar 2019
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O QUE É CADEIA DE SUPRIMENTOS (Supply Chain Management) ?
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Imagine a Situação Fonte: Google imagens
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“Uma rede de organizações conectadas e interdependentes, trabalhando conjuntamente em regime de cooperação mutua para controlar, gerenciar e aperfeiçoar o fluxo de materias-primas e informações dos fornecedores para clientes finais” Fonte: Christopher M. 2012 A Gestão Cadeia de Suprimentos Supply Chain Management Ou seja forma de Otimizar fluxo de informações e processos entre fornecedores distribuidores e consumidores para selecionar matérias-primas, transformá-las em produtos e distribuir aos clientes
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Gestão da Cadeia de Suprimentos CLIENTE FORNECEDOR FABRICANTE DISTRIBUIDORVAREJO PRODUTOS E SERVIÇOS INFORMAÇÕES Fonte: Google Imagens
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Dificuldades e Obstáculos Efeito Chicote O efeito chicote acontece quando existe uma disparidade entre as reais demandas dos consumidores e o que foi previsto. Empresas dependem de informações corretas sobre as necessidades dos clientes a fim de preparar seus estoques e alimentar sua produção para, assim, poder atender a todos. Entretanto, quando a informação é distorcida ou simplesmente quando a previsão de demanda não se concretiza, uma sucessão de eventos pode atrapalhar o fluxo da cadeia de suprimentos ocasionando excesso ou falta de produtos, prejuízos, confusão de logística, falha ao cumprir o cronograma de produção, entre outros aspectos. Demanda Real ≠ Demanda Prevista
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FORMA PULL FORMA PULL: Puxando produtos pela cadeia FORMA PUSH FORMA PUSH: Empurrar os produtos pela mesma cadeia Estratégias Cadeia de Suprimentos
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Fonte: Autor
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PUXADA (PULL) É A ESTRATEGIA DE GERIR A CADEIA DE SUPRIMENTOS COM BASE NOS DADOS E INFORMAÇÕES REPASSADOS PELOS CONSUMIDOR FINAL NO PONTO DE VENDA EMPURRADA (PUSH) É A ESTRATEGIA DE ALOCAR AS MERCADORIAS COM BASE NA EXPERIÊNCIA, NOS HISTORICOS DE VENDAS, NO VOLUME DE ESTOQUES NAS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DE VENDA PELA ADMINISTRAÇÃO OU MARKETING Vamos produzir o que vendermos Vamos vender o que produzirmos
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Qual a diferença ? Pizzaria (Puxada) O produto preparado e mantido no “estoque” acabaria por perder o seu valor para o cliente — que é a pizza quentinha, recém-saída do forno. Além disso, há a questão das várias possibilidades de sabores, o que inviabilizaria a formação de um estoque, pois ele teria que ser imenso para atender, prontamente, aos mais variados pedidos. Cervejaria (Empurrada) A Cerveja é um produto com alta vendabilidade, independente do mês do ano, ou seja, é preciso manter um estoque alto para atender aos pedidos constantes dos clientes — logo, a produção empurrada faz mais sentido. 11
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QUAL O OBJETIVO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS ? Maximar a agregaçao total do valor. Ou seja: Reduzir os custos ao longo da cadeia, tendo em conta as exigências do cliente – afinal, isso é qualidade: entregar o que o cliente quer, no preço e nas condições que ele espera. = o valor do produto - o esforço gasto na cadeia para atende-lo = Lucratividade
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Resultados Esperados Redução de custos Aumento da eficiência Ampliação dos lucros Manutenção do estoque Melhoria dos tempos de ciclos da cadeia de suprimentos Melhoria do desempenho nos relacionamentos com clientes e fornecedores Serviços de valor agregado aumentando a vantagem competitiva Obtenção do produto certo, no lugar certo, na quantidade certa e com o menor custo
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LONGIVIDADE Qual é o principal desafio para cada negocio ?
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COMPETIÇÃO VELHA LÓGICA
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COOPERAÇÃO NOVA LÓGICA
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PORQUE ?
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“Um produto ou serviço tem pouco valor se não estiver disponível aos clientes no tempo e no lugar em que eles desejam consumi-lo.” – Ronald Ballou
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TRADE-OFFS
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CONCLUSÃO A cadeia de suprimentos representa relacionamento e integraçao entre todas as empresas envolvidas que se repetem inúmeras vezes ao longo do canal pelo qual as informações são recebidas e transformadas em matérias-primas que por sua vez convertidas em produtos acabados agregando valor ao consumidor. Entender e Organizar a cadeia de suprimentos é formar e criar um elo entre a necessidade do cliente e a capacidade de entregar valor a ele obtendo maior satisfação e assim obter vantagem competitiva, estreitando o relacionamento entre o cliente e o fornecedor reduzindo custos na cadeia de fornecimento na cadeia
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OBRIGADO
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