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DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.

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1 DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana

2 INTRODUÇÃO A Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management – SCM) vem crescentemente despertando a atenção da alta cúpula gerencial nas grandes e mais modernas empresas: forte pressão por redução de preços; diminuição dos prazos de entrega; melhor qualidade dos produtos; melhor atendimento ao cliente; produtos “ecologicamente corretos”, etc.

3 INTRODUÇÃO Para obter sucesso com a SCM:
Deixar o gerenciamento de funções individuais para se gerenciar um conjunto de projetos integrados; Gestão de cadeia de suprimentos alinhada às decisões de desenvolvimento de produtos; Ser projetada e gerenciada para que os produtos sejam entregues com o custo, tempo e qualidades definidos.

4 OBJETIVO Identificar e relatar como o Desenvolvimento de Novos Produtos e a Gestão da Cadeia de Suprimentos estão sendo tratados de forma integrada e/ou conjunta.

5 MÉTODO DE PESQUISA Os métodos de pesquisa utilizados foram: O Artigo;
Sites contendo o tema em questão.

6 O que é Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) ?
Cadeia de Suprimentos: “Conjunto de atividades funcionais (transportes, controle de estoque, etc.) que se repetem inúmeras vezes ao longo do canal pelo qual matérias-primas vão sendo convertidas em produtos acabados, aos quais se agrega valor ao consumidor” (Ronald H. BALLOU, 2006).

7 Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management)
Conjunto de métodos utilizados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, custos, etc. Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na sua própria empresa e finalmente nos clientes. A gestão adequada da rede permite uma produção otimizada para oferecer ao cliente final o produto certo, na quantidade certa.

8 Objetivos do SCM Reduzir os custos ao longo da cadeia, tendo em conta as exigências do cliente – afinal, isso é qualidade: entregar o que o cliente quer, no preço e nas condições que ele espera. Criar valor para o consumidor final com variedades de produtos, qualidade, bons serviços e custos adequados com ganhos tanto para os clientes quanto para os acionistas.

9 Processos chave para o sucesso da implementação do SCM:
1. Relacionamento com os clientes: desenvolver equipes focadas nos clientes estratégicos buscando um entendimento comum sobre características de produtos e serviços a fim de torna-los atrativos para o cliente; 2. Serviço aos clientes: fornecer um ponto de contato único para todos os clientes, atendendo de forma eficiente a suas consultas e requisições; 3. Administração da demanda: captar, compilar e continuamente atualizar dados de demanda com o objetivo de equilibrar a oferta com a demanda;

10 Processos chave para o sucesso da implementação do SCM:
4. Atendimento de pedidos: atender aos pedidos dos clientes sem erros e dentro do prazo de entrega combinado; 5. Administração do Fluxo de produção: desenvolver sistemas flexíveis de produção que sejam capazes de responder rapidamente às mudanças nas condições do mercado; 6. Compras / Suprimentos: gerenciar relações de parceria com fornecedores para garantir respostas rápidas e a contínua melhoria de desempenho;

11 Processos chave para o sucesso da implementação do SCM:
7. Desenvolvimento de novos produtos: buscar o mais cedo possível o envolvimento dos fornecedores no desenvolvimento de novos produtos. 8. Gestão dos Retornos: todas as atividades referentes a retorno de materiais, embalagens, logística reversa, devoluções e etc. Em alguns casos, o retorno pode ser obrigatório para uma apropriado descarte de materiais (questões ambientais).

12 Desenvolvimento de Produtos sob a perspectivas da Gestão da Cadeia de Suprimentos
Desenvolver produto de forma mais rápida e eficiente, o chamado time to market; Amaral: Restrições tecnológicas; Lambert: Processo Multidisciplinar; Elementos estratégicos e operacionais.

13 Desenvolvimento de Produtos
Ambos elementos estratégicos são conduzidos por time multifuncionais; Segundo Van e Chapman tem que ocorrer um alinhamento entre as equipes para o que for definido ser cumprido. Framework.

14 Os Subprocessos de Nível Estratégico
1º Fazer análise de verificação da estratégia já existente e verificar quais são os impactos para os novos planos. Marketing defini o alinhamento das necessidades dos clientes e se esta de acordo com valor esperado.

15 Os Subprocessos de Nível Estratégico
Desenvolvimento de cadeia de suprimentos; Desenvolvimento para cadeia de suprimentos; Outputs desse subprocessos são objetivos que direcionar idéias de novos projetos.

16 Os Subprocessos de Nível Estratégico
2º Geração e triagem de ideias para ver qual atende o desenvolvimento do produto; 3º Determinação de como serão envolvidos clientes e principais fornecedores.

17 Fornecedores no Desenvolvimento
Desenvolvimento global; Co-desenvolvimento estratégico; Co-desenvolvimento Critico; Subcontratação clássica baseado em especificações técnicas; Desenvolvimento coordenado baseado em especificações técnicas.

18 Os Subprocessos de Nível Estratégico
4° É identificar problemas com o lançamento de produtos e restrições. 5° Estabelecer diretrizes para projeto de novos produtos; 6º Desenvolvimento do framework;

19 Os Subprocessos de Nível Estratégico
Se o desenvolvimento de novos produtos torna a empresa mais rentável, visualizando pelo lado das vendas, por outro lado, na produção isso pode gerar custos elevados. O E.V.A considera tanto receitas, custos e lucro, quanto ativos necessários para gerar os lucros.

20 CONCLUSÃO É muito importante que as empresas tenham um processo formal que garanta o desenvolvimento de produtos, que tem sido primordial para a competitividade das empresas e industriais. Também é necessário que toda organização esteja alinhada com suas estratégias, pois de nada adianta envolver clientes e fornecedores no processo de desenvolvimento de produtos, se internamente existem conflitos e falta de concordância quanto as estratégias adotadas, planos e prioridades.

21 OBRIGADA!


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