A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leitura e escrita no vestibular Unicamp

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leitura e escrita no vestibular Unicamp"— Transcrição da apresentação:

1 Leitura e escrita no vestibular Unicamp

2 Como é o vestibular Unicamp?
Primeira fase Realizada em 1 dia com duração de até 5 horas. Composta por duas partes: Redação. O candidato deve elaborar dois textos A prova avalia as capacidades de leitura e escrita em língua portuguesa. 48 questões de múltipla escolha. Itens sobre os eixos de matemática, ciências humanas, humanidades e artes e ciências da natureza.

3 Segunda fase Realizada em 3 dias, com duração de até 4 horas cada.
Primeiro dia: prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e prova de Matemática; Segundo dia: prova de Ciências Humanas e Artes e prova de Língua Inglesa; Terceiro dia: prova de Ciências da Natureza.

4 Objetivos das avaliações de Redação e Língua Portuguesa
Avaliam caraterísticas esperadas nos futuros alunos: expressar-se com clareza, organizar ideias, analisar fatos e dados, sustentar argumentações, interpretar textos de diferentes gêneros, formular hipóteses, estabelecer relações. No conjunto, essas provas avaliam se os candidatos: I) conseguem identificar, analisar e empregar os mais variados recursos de expressão linguística; II) conhecem alguns dos elementos mais representativos das literaturas em língua portuguesa.

5 A prova de Redação I - composta de duas tarefas obrigatórias; II - avalia a habilidade do candidato na produção de textos pertencentes a diferentes gêneros discursivos. (Cada tarefa é acompanhada de um ou mais textos que irão subsidiar o seu desenvolvimento, além de instruções que indicarão os interlocutores envolvidos, bem como o gênero e o propósito do texto a ser elaborado pelo candidato).

6 Como os textos são avaliados?
1) Gênero e interlocução: o texto elaborado pelo candidato em cada uma das tarefas deve ser representativo do gênero solicitado e considerar os interlocutores nele implicados. 2) Propósito: o candidato deve cumprir o propósito da tarefa que está sendo solicitada, observando o tema, a motivação e as instruções de elaboração do texto. 3) Leitura: é esperado que o candidato estabeleça pontos de contato com o(s) texto(s) fornecido(s) em cada tarefa. Ele deve mostrar a relevância desses pontos para o seu projeto de escrita e não simplesmente reproduzir o(s) texto(s) ou partes do(s) mesmo(s) em forma de colagem. 4) Articulação escrita: os textos produzidos pelo candidato devem propiciar uma leitura fluida e envolvente, mostrando uma articulação sintático-semântica ancorada no emprego adequado de elementos coesivos e de outros recursos necessários à organização dos enunciados. O candidato também deve demonstrar ter habilidade na seleção de itens lexicais apropriados ao estilo dos gêneros solicitados e no emprego de regras gramaticais e ortográficas que atendem à modalidade culta da língua.

7 Grade de correção Grade específica Propósito 0 ou 1 Interlocução 0 ou 1 Gênero 0 ou 1 Grade holística 0 a 5

8 Um exemplo... Imagine que, ao navegar em uma página da internet especializada em orientação vocacional, você encontra um fórum criado por concluintes do Ensino Médio para discutir o que leva uma pessoa a investir na profissão de cientista. Um dos participantes do fórum, que se autonomeia Estudante Paulista, postou o gráfico reproduzido abaixo e escreveu o seguinte comentário: Você decide, então, participar da discussão, postando um comentário sobre a mesma pesquisa, em resposta à pessoa que assina como Estudante Paulista. No comentário, você deverá: • fazer uma análise do gráfico, sugerindo o que pode ser concluído a partir dos resultados da pesquisa; • posicionar-se frente à opinião do Estudante Paulista, levando em conta a análise que você fez do gráfico. Às 15h42, Estudante Paulista escreveu: Vejam este gráfico! Ele mostra o resultado de uma pesquisa sobre o interesse de estudantes de vários lugares do mundo pela carreira científica. Vocês não acham que essa pesquisa reflete muito bem a realidade? Eu, por exemplo, sempre morei em São Paulo e nunca pensei em ser cientista!

9

10 Gêneros já solicitados:
Simulado 2011 – entrevista, carta, editorial. Vestibular 2011 – comentário, discurso de apresentação de uma palestra, artigo de opinião. Vestibular 2012 – comentário, manifesto, verbete enciclopédico. Vestibular 2013 – resumo, carta.

11 A importância de uma leitura atenta:
Qual o propósito comunicativo neste exemplo? Qual o gênero solicitado? Quem são os interlocutores envolvidos e como deixá-los marcados em seu texto? Como os texto-fonte podem auxiliar no desenvolvimento da tarefa?

12 Vejamos, agora, as expectativas da banca e alguns exemplos de redações abaixo e acima da média, do vestibular 2012.


Carregar ppt "Leitura e escrita no vestibular Unicamp"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google