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Ética Profissional Módulo 11 – Aula 06

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Apresentação em tema: "Ética Profissional Módulo 11 – Aula 06"— Transcrição da apresentação:

1 Ética Profissional Módulo 11 – Aula 06
Profª Ms. Mirela Ferraz

2 A ética profissional  O trabalho dos profissionais liberais dependem inexoravelmente de um elemento subjetivo que é o discernimento pessoal e é justamente neste aspecto que se faz necessário este norte pois os indivíduos atendidos, assistidos, por estes profissionais não podem ficar à mercê de uma moral individual. Porém é importante frisar que esta ética profissional necessariamente precisa estar conectada aos interesses mais globais da sociedade, deve estar ordenada e articulada neste conjunto, pois assim não sendo há o risco de simplesmente se tornarem posições corporativistas. E, nesse caso se reduzem a práticas mesquinhas, restritas e isoladas que tendem muito mais a proteger indivíduos de uma dada corporação do que defender direitos coletivos pautados em interesses globais da sociedade. Surge assim a moral corporativista, a moral dos guetos e dos pequenos grupos, reduzidos a si mesmos e que se pretendem autonomizados com relação ao conjunto social. Produção das aulas web

3 O código de 1993 delimita com clareza os valores e compromissos éticos e profissionais e se pauta por duas preocupações fundamentais. A primeira é a preocupação de torna-lo um instrumento efetivo no processo de amadurecimento político da profissão e na defesa da qualidade dos serviços profissionais. A segunda preocupação está voltada à necessidade de constituí-lo como um mecanismo de defesa do exercício profissional por meio da garantia da legalidade. Este código está pautado em um claro conceito de liberdade e resgata a dimensão do indivíduo como sujeito com direito à liberdade. Produção das aulas web

4 A ética, no entanto, não se restringe a normatização dada pela profissão, ou seja, não se limita às determinações de um Código de condutas. A adoção de valores deve ser uma opção livre e consciente que integre as várias dimensões da vida social, denotando assim uma postura ética coerente. O código de ética por melhor elaborado que seja, por mais atualizado e sintonizado com a realidade social que esteja, não garante por si só uma atuação ética do profissional. Como afirma Paiva (2009), outros elementos são necessários e imprescindíveis como a qualidade da formação profissional, o nível de consciência política e de organização da categoria profissional, o compromisso dos profissionais enquanto cidadãos e também as condições objetivas para o desempenho profissional. Faz-se necessário uma construção cotidiana do projeto ético-político profissional, e o código de ética profissional se constitui em uma motivação para os profissionais, suscitando-lhes novas exigências em direção de práticas sociais emancipadoras. Produção das aulas web

5 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS APROVADO EM 15 DE MARÇO DE 1993 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais; Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo; Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras; Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida; Posicionamento em favor da eqüidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática; Produção das aulas web

6 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS APROVADO EM 15 DE MARÇO DE 1993 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças; Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual; Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero; Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos trabalhadores; Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional; Exercício do Serviço Social sem ser discriminado, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, opção sexual, idade e condição física. Produção das aulas web


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