Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
CUSTOS PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE
2
CUSTOS PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE
A primeira grande função do Sistema de Custos é o conhecimento do que ocorre.
3
CUSTOS PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE
“Quando é que posso dizer que tenho controle da minha situação financeira particular (doméstica)?” Conheço bem a origem e o valor de cada receita e o destino de cada despesa; Estão elas dentro dos valores e limites que deveriam estar; Quando algumas delas se desviam do comportamento que deveria ter, tenho eu conhecimento rápido disso;
4
CUSTOS PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE
“Quando é que posso dizer que tenho controle da minha situação financeira particular (doméstica)?” Sou capaz de identificar também rapidamente a razão do desvio; Tomo alguma atitude para corrigir esses desvios quando tenho condições de fazê-lo.
5
CUSTOS PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE
Controlar significa conhecer a realidade, compará-la com o que deveria ser, tomar conhecimento rápido das divergências e suas origens e tomar atitudes para sua correção. a empresa tem controle dos seus Custos e Despesas quando: conhece os custos que estão sendo incorridos; verifica se estão dentro do que era esperado; analisa as divergências; toma medidas para correção de tais desvios.
6
CUSTOS PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE
Conclui-se que nenhum Sistema de Custos, por mais completo e sofisticado que seja, é suficiente para determinar que uma empresa tenha total controle; a fase mais importante do ciclo para essa finalidade é a tomada de decisões com respeito à correção dos desvios.
7
CUSTOS PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE
Mas podemos concluir que um Sistema de Custos pode ser de grande importância para que se consiga obter controle, desde que devidamente completado por essa fase de correção.
8
CUSTOS PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE
CUSTOS POR RESPONSABILIDADE procederíamos então à verificação de quais custos foram incorridos no departamento. Custeio por Responsabilidade é, portanto, a separação dos custos incorridos pelos diferentes níveis de responsabilidade dentro do Sistema de Custos que a empresa utiliza, um relatório adicional por Departamento, enumerando os Custos nele incorridos, com sua separação em Controláveis e Não controláveis.
9
CUSTOS PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE
Dentro do conceito de Custos por Responsabilidade, uma primeira forma de se fazer comparações seria entre os custos incorridos e o volume de produção efetuado, para comparação com exercícios passados.
10
CUSTOS PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE
ESTIMATIVAS DE CUSTOS Ao invés de trabalhar simplesmente com custos passados como base de comparação com os atuais, podemos melhorar, levantando estimativas de custos. Custos Estimados seriam melhorias técnicas introduzidas nos custos médios passados, em função de determinadas expectativas quanto a prováveis alterações de alguns custos, de modificações no volume de produção, de mudanças na qualidade de materiais ou do próprio produto, introduções de tecnologias diferentes etc.
11
CUSTOS PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE
FINALIDADES E UTILIDADES DO CUSTO-PADRÃO Custo-padrão é o planejamento e controle dos custos. o objetivo é fixar uma base de comparação entre o que ocorreu de custo e o que deveria ter ocorrido; isso nos leva à conclusão de que Custo-padrão não é uma outra forma, método ou critério de contabilização de custos, mas sim uma técnica auxiliar.
12
CUSTOS PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE
Uma outra grande finalidade do Custo-padrão, decorrente da adoção de qualquer base de comparação fixada para efeito de controle, é o efeito psicológico sobre o pessoal; E este pode ser positivo ou negativo, dependendo da forma de tratamento dispensada à implantação; Se o Padrão for fixado considerando-se metas difíceis, mas não impossíveis de ser alcançadas, acabará por funcionar como alvo e desafio realmente de todo o pessoal.
13
CUSTOS PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE
CUSTO-PADRÃO E ORÇAMENTO Orçamento é a grande arma global de controle de uma empresa. O Custo-padrão não deixa de ser uma espécie de orçamento, apenas que tende a forçar o desempenho da produção por ser normalmente fixado com base na suposição de melhoria de aproveitamento dos fatores de produção.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.