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DISLEXIA
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DIS- DIFICULDADE LEXIA- PALAVRA (LINGUAGEM) DIFICULDADES NA COMPREENSÃO DA LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
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DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM CARACTERIZADO PELA PRESENÇA DE DISFUNÇÃO NEUROLÓGICA, RESPONSÁVEL POR PROBLEMAS NA ESCRITA, NA LEITURA E NO CÁLCULO MATEMÁTICO
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ALGUNS SINAIS DE DISLEXIA
1- LEITURA LENTA E SEGMENTADA 2- FLUÊNCIA NA LEITURA COMPROMETIDA 3- CANSAÇO EXTREMO AO LER E FALTA DE INTERESSE POR LIVROS 4- INVERSÕES DE PALAVRAS
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ALGUNS SINAIS DE DISLEXIA
5- PERDAS DE LINHAS NO TEXTO 6- DESFOCAMENTO 7- SONOLÊNCIA 8- IRRITABILIDADE
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ALGUNS SINAIS DE DISLEXIA
DISTRAÇÃO 10- DIFICULDADE EM COPIAR TEXTOS DA LOUSA 11- BOM DESEMPENHO EM PROVAS ORAIS
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FALHAS AUDIÇÃO- PROCESSAMENTO FALA LEITURA E ESCRITA
RACIOCÍNIO-LÓGICO - MATEMÁTICO
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SINTOMAS DISLÉXICOS CONFUSÃO ENTRE LETRAS-FONETICAMENTE SEMELHANTES- TINDA/TINTA- POPRE/POBRE GOMIDA/COMIDA- OMISSÃO DE LETRAS E OU SÍLABAS: GIADO/GUIADO- ENTRANDO/ENCONTRANDO
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SINTOMAS DISLÉXICOS ADIÇÃO DE LETRAS E /OU SÍLABAS: MUIMTO/MUITO- FIAQUE/FIQUE UNIÃO DE UMA OU MAIS PALAVRAS E/OU DIVISÃO INADEQUADA DE VOCÁBULO A MI VERSÁRIO/ANIVERSÁRIO ERAUMAVES UMOME /ERA UMA VEZ UM HOMEM
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SINTOMAS DISLÉXICOS ESCRITA EM ESPELHO
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CÉREBRO DA CRIANÇA DISLÉXICA
FALHAS NAS CONEXÕES CEREBRAIS PROCESSO DE LEITURA- RECORREM SOMENTE NA ÁREA QUE PROCESSA FONEMAS (SONS) DIFICULDADE DE DIFERENCIAR FONEMAS DE SÍLABAS REGIÃO CEREBRAL RESPONSÁVEL PELA ANÁLISE DE PALAVRAS- PERMANECE INATIVA
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CÉREBRO DAS CRIANÇAS DISLÉXICAS
NÃO RECONHECE PALAVRAS QUE JÁ TENHA LIDO OU ESTUDADO POR SUA ÁREA CEREBRAL NÃO INCLUIR A FUNÇÃO DE IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS
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CONFUSÕES ENTRE LETRAS TROCAS OMISSÕES ADIÇÕES DE LETRAS OU SÍLABAS
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CONFUSÕES PROCESSO DE CONSTRUÇÃO: PODE SER USADO SOMENTE VOGAIS,REPETINDO SÍLABAS NA AGLUTINAÇÃO ,DEMONSTRA QUE O ALUNO USA NA ESCRITA AS PISTAS PROSÓDICAS ( OU SEJA DA MANEIRA QUE FALA) DA FALA FALHA NA COMPREENSÃO DA SEGMENTAÇÃO DAS PALAVRAS E NA ESCRITA
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FORMAS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS CLASSES COMUNS USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS
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FORMAS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
USO DE PESQUISA COMO ESTRATÉGIA APRENDIZAGEM COOPERATIVA REVISÃO DOS PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO ORGANIZAÇÃO DE ADEQUAÇÃO CURRICULAR
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HAVERÁ SEMPRE DIFICULDADES COM A LINGUAGEM E ESCRITA
DIFICULDADE EM ESCREVER DIFICULDADE COM A ORTOGRAFIA LENTIDÃO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA
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HAVERÁ MUITAS VEZES DISGRAFIA ( LETRA FEIA) DISCALCULIA ( CÁLCULO)
MEMÓRIA DE CURTO PRAZO E COM ORGANIZAÇÃO SEGUIR INDICAÇÕES DE CAMINHO
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HAVERÁ MUITAS VEZES DIFICULDADES PARA COMPREENDER TEXTOS ESCRITOS
CONFUSÃO ENTRE DIREITA/ESQUERDA
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DISLÉXICOS NA ESCOLA ATITUDES
DAR A ENTENDER QUE O SEU PROBLEMA É CONHECIDO E TERÁ AJUDA DAR ATENÇÃO ESPECIAL SENTAR-SE PERTO DO PROFESSOR MATERIAL APROPRIADO COM SEU NÍVEL DE LEITURA DESTACAR SEMPRE OS ASPECTOS POSITIVOS-NÃO MANDÁ-LO REPETIR TRABALHO ESCRITO EVITAR LEITURA EM PÚBLICO
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LEITURA DOS DISLÉXICOS
LETRAS EMBARALHADAS AO LER E ESCREVER DISLÉXICOS INVERTEM , OMITEM LETRAS E TROCAM SONS DAS SÍLABAS.
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EXEMPLO FRASE NORMAL FRASE LIDA
“ O CACHORRO FUGIU.A DONA FOI PROCURAR, MAS NÃO ENCONTROU” FRASE LIDA “ O CAJORO VUGIU. A DOMA FOI POCURAR, MAS NÃO ENCONTROU”
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FRASE ESCRITA O CACHOCO FUGIO. A POUA FOI PORCURAR MAS NÃO ENCONTORI
FONTE: MARIA ANGELA NOGUEIRA NICO FONOAUDIÓLOGA E PSICOPEDAGOGA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DISLEXIA
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PROPOSTA PEDAGÓGICA ENSINAR A RESUMIR CONTEÚDOS DE UMA EXPLICAÇÃO
PERMITIR USO DA INFORMÁTICA E CORRETORES DE TEXTO PERMITIR USO DE CALCULADORA E GRAVADORES USAR MATERIAL VISUAL EVITAR GRANDES TEXTOS NO QUADRO DANDO A ELE UMA CÓPIA DIMINUIR DEVERES DE CASA COM LEITURAS E ESCRITAS
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COMO O PROFESSOR DEVE PROCEDER
TER PACIÊNCIA NÃO ALFABETIZAR PELO TODO, E SIM POR PARTES – EX: TEXTO -OBJETIVO MÉTODO FONÉTICO -MAIS ADEQUADO (DIFICULDADE ESTÁ EM FIXAR FONEMAS- ( SONS DAS PALAVRAS) INICIAÇÃO- LEITURA LIVROS COM SIMPLES COMPREENSÃO-AUMENTANDO GRADATIVAMENTE O CONTEÚDO
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COMO O PROFESSOR DEVE PROCEDER
RESPEITAR O RITMO ( MAIS TEMPO PARA PENSAR ) NÃO EXISTE MÉTODO ESPECÍFICO PARA ALFABETIZAR DIZER AO ALUNO O NOME DAS DIFICULDADES DELE: DISLEXIA TEMPO MAIOR PARA AVALIAÇÃO TEMPO MAIOR PARA COPIAR DA LOUSA
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COMO O PROFESSOR DEVE PROCEDER
USO DE MATERIAIS QUE O ALUNO POSSA VER SENTIR OUVIR MANUSEAR
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COMO O PROFESSOR DEVE PROCEDER
JOGOS, CARTAZES, HISTÓRIAS INFANTIS EM CD MATERIAL DOURADO QUEBRA-CABEÇAS( POUCAS PEÇAS) ENSINAR DA MANEIRA QUE ELE APRENDE
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AVALIAÇÃO ESCOLAR REALIZAR AVALIAÇÕES ORAIS
TEMPO EXTRA COMO RECURSO OBRIGATÓRIO EVITAR TESTES DE MÚLTIPLA ESCOLHA VALORIZAR OS TRABALHOS PELO CONTEÚDO E NÃO PELA ORTOGRAFIA OPORTUNIZAR UM LOCAL TRANQUILO PARA A REALIZAÇÃO DE TESTES E AVALIAÇÕES
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ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR
PEDAGOGO ( AJUDAR NA ESCOLA) FONOAUDIOLOGIA TROCAS,OMISSÕES,AGLUTINAÇÕES,ESPELHAMENTO PSICOPEDAGOGO ( COMO O ALUNO LIDA COM ESTA SITUAÇÃO EM SALA DE AULA) NEUROLOGISTA
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DICAS PARA A SALA DE AULA
COLOCÁ-LO DE FRENTE E NO CENTRO DA LOUSA, PREFERENCIALMENTE NA 1ª CARTEIRA TÊ-LO SEMPRE PERTO DA PROFESSORA, QUE SUPERVISIONA SEUS TRABALHOS,PRINCIPALMENTE NA ORGANIZAÇÃO E SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES
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DICAS PARA A SALA DE AULA
ESCREVER DE FORMA CLARA E ESPAÇADA NA LOUSA, DELIMITANDO AS PARTES COM UMA LINHA VERTICAL BEM FORTE EXIGIR DISCIPLINA E CONCENTRAÇÃO NO CONTEÚDO ABORDADO NÃO DAR MUITOS EXERCÍCIOS REPETIDOS
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DICAS PARA A SALA DE AULA
CRIAR NOVAS FORMAS DE ENSINAR A MESMA COISA VALORIZAR O TEXTO -NÃO O CONTEÚDO E SIM A IDÉIA DAR NOTA SEPARADO PARA A ESCRITA E PARA A IDÉIA
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DICAS PARA A SALA DE AULA
ENSINAR O ALUNO A DESTACAR A PALAVRA CHAVE DO TEXTO. SUBLINHAR DO ENUNCIADO O QUE SE PEDE NÃO APRESENTAR TAREFAS ENORMES, EVITAR QUE OS PAIS A FAÇAM,O PROFESSOR DEVE SABER AS DIFICULDADES E REVISAR O CONTEÚDO
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DICAS PARA A SALA DE AULA
DELIMITAR EM COLUNAS OS CÁLCULOS MATEMÁTICOS A FIM DE EVITAR ERROS DE ORDEM ESPACIAL ACEITAR RESPOSTAS OBJETIVAS- TANTO ESCRITAS COMO ORAIS EXPLICAR E NUMERAR OS PARÁGRAFOS DOS TEXTOS
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PCOP – MARIA BEATRIZ PATRICIO OFICINA PEDAGÓGICA DIRETORIA DE ENSINO LESTE 1
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