A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF MICHEL SIQUEIRA. Demografia:  ciência que estuda a evolução e a distribuição da população humana Recenseamento (ou Censo):  recolha de informações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF MICHEL SIQUEIRA. Demografia:  ciência que estuda a evolução e a distribuição da população humana Recenseamento (ou Censo):  recolha de informações."— Transcrição da apresentação:

1 PROF MICHEL SIQUEIRA

2 Demografia:  ciência que estuda a evolução e a distribuição da população humana Recenseamento (ou Censo):  recolha de informações demográficas, económicas e sociais sobre a totalidade da população de uma área definida Importância dos Censos:  Os Censos permitem saber quantos somos, como somos, onde vivemos e como vivemos, e assim é possível, por exemplo: o identificar o número de escolas, creches, hospitais e lares de idosos que são necessários e onde; o saber onde se devem construir vias de comunicação; o como distribuir as verbas pelas autarquias.

3 Indicadores demográficos:  População absoluta  Natalidade  Taxa bruta de natalidade  Índice sintético de fecundidade  Índice de renovação de gerações  Mortalidade  Taxa bruta de mortalidade  Taxa de mortalidade infantil  Crescimento natural  Taxa de crescimento natural  Saldo Migratório  Crescimento efetivo  Taxa de crescimento efetivo  Esperança de vida à nascença  Índice de envelhecimento Nota: os indicadores em taxas percentuais ou permilagens permitem a comparação desses indicadores entre vários países.

4

5 Fatores que explicam os valores baixos da taxas brutas de natalidade nos países desenvolvidos:  uso generalizado de métodos contraceptivos.  acesso facilitado ao planeamento familiar.  aumento do nível de instrução, sobretudo da mulher.  maior participação da mulher no mundo do trabalho.  aumento dos custos com a educação dos filhos.  casamentos tardios.  aumento da taxa de divórcios. Fatores que explicam os valores altos da taxas brutas de natalidade nos países em desenvolvimento:  dificuldades de acesso a métodos contraceptivos.  difícil implementação do planeamento familiar (muitas vezes causadas por questões religiosas, analfabetismo, …).  baixos níveis de instrução.  papel social da mulher como mãe e dona de casa.  filhos vistos como fonte de rendimento.  casamentos precoces  Poligamia.

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18 Compreender a diversidade demográfica em Portugal, através da análise de pirâmides etárias 1.Comparar, com recurso a pirâmides etárias, a evolução da estrutura etária da população em Portugal, nas últimas décadas. 2.Comparar as realidades demográficas regionais em Portugal. Compreender a implementação de políticas demográficas tendo em consideração a realidade demográfica de um país 1.Distinguir políticas antinatalistas de políticas natalistas, enumerando medidas que promovam o aumento e a diminuição da natalidade. 2.Referir exemplos de países onde são implementadas políticas natalistas e políticas antinatalistas. 3.Discutir as políticas demográficas implementadas e a implementar em Portugal em função da sua realidade demográfica.

19 1.Apesar de ainda existirem acentuados contrastes espaciais, a Taxa de Mortalidade Infantil tem vindo a diminuir. 1.1. Refere alguns dos fatores que têm vindo a contribuir para esta evolução. 1.2. Completa o esquema síntese.EXERCÍCIOS

20 2. Alguns países têm procurado suster o crescimento da sua população através da adopção de determinadas políticas demográficas. 2.1. O que são políticas demográficas? 2.2. O que entendes por políticas Natalistas? 2.3. O que entendes por políticas Antinatalistas? 2.4. Indica 4 medidas tomadas pelos governos que adotem as medidas referidas anteriormente, dando o exemplo de dois países para cada um dos casos.

21 3. Observa com atenção as figuras 1 e 2. Figura 1 Figura 2 3.1. Indica um país para a Figura 1 e um outro para a Figura 2. 3.2. Descreve a evolução da Taxa de Natalidade da figura 1. 3.3. Indica três fatores responsáveis pelos atuais valores da Taxa de natalidade no Grupo de países da figura 1. 3.4. Responde às seguintes questões colocando a letra A ou B, conforme a alternativa dada se relacione, respetivamente com a figura 1 ou com a figura 2.

22 1.1. Melhoria da alimentação; Desenvolvimento da medicina preventiva; Melhoria das condições de higiene; Alargamento das campanhas de vacinação; Melhor assistência durante a gravidez e no parto. 1.2. Países em desenvolvimento - População jovem - Natalidade elevada - Mortalidade a diminuir mas elevada - políticas antinatalistas; Países desenvolvidos - População idosa - Natalidade baixa - Mortalidade baixa - Políticas natalistas. 2.1. São medidas ou programas que visam o controlo dos nascimentos (para reduzir ou aumentar de acordo com as necessidades de cada país). 2.2. São medidas e programas que os governos dos países mais desenvolvidos implementam no sentido de incentivar a Natalidade. 2.3. Medidas ou programas que os Países em Desenvolvimento implementam no sentido de controlar os Nascimentos, neste caso reduzir os nascimentos. 2.4 Campanhas de informação sobre planeamento familiar; Divulgação e distribuição gratuita de métodos contraceptivos; Apelo ao casamento mais tardio; Atribuição de benefícios aos casais que tenham apenas um ou dois filhos - Exemplos de países : China ( política do filho único) e Índia.

23 3.1. A resposta deverá indicar um nome de um país desenvolvido e um nome de um país em desenvolvimento. Ex. PD- Alemanha; PED Angola. 3.2. A resposta deverá referir que a TN nos PD manteve-se elevada e estável de 1800 a 1850 e que depois veio a diminuir até 1900. A partir de 1900 teve um decréscimo significativo. 3.3. A resposta deverá referir três fatores responsáveis pela diminuição da Taxa de Natalidade: - emancipação da mulher no mercado de trabalho; - casamentos tardios; - a existência de planeamento familiar. 3.4. O aluno deve associar cada item das alíneas a) e b) à figura 2 ou 3 respetivamente de forma a obter a resposta correta: a) B;B;A;A - b) A;B;A;A. 3.5. O aluno deve assinalar três opções : Forte diminuição da natalidade; País desenvolvido; População envelhecida. 4.1. Taxa de natalidade: riscar elevada; Crescimento Natural: riscar Elevado; Esperança Média de Vida: riscar Baixa. 4.2. Taxa de natalidade: riScar a diminuir; Crescimento Natural: riscar Baixo; Esperança Média de Vida: riscar Alta. 4.3. Taxa de natalidade: riscar Baixa; Crescimento Natural: riscar Baixo; Esperança Média de Vida: riscar Alta.

24 Conhecer e compreender diferentes indicadores demográficos 1.Explicar a importância dos recenseamentos gerais da população para a Geografia e o ordenamento do território. 2.Definir: demografia, natalidade, mortalidade, crescimento natural, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, taxa de mortalidade infantil, taxa de crescimento natural, índice sintético de fecundidade, índice de renovação das gerações, índice de envelhecimento, esperança média de vida à nascença, migração, saldo migratório, crescimento real ou efetivo. Aplicar o conhecimento de conceitos para determinar indicadores demográficos 1.Calcular: crescimento natural, crescimento real ou efetivo, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, taxa de crescimento natural, taxa de mortalidade infantil, saldo migratório, índice de envelhecimento. 2.Explicar o significado dos resultados obtidos através do cálculo de indicadores demográficos, refletindo sobre as respetivas implicações do ponto de vista demográfico. Compreender a evolução demográfica mundial 1.Descrever a evolução da população a nível mundial, a partir da leitura de gráficos. 2.Distinguir regime demográfico primitivo de transição demográfica, explosão demográfica e regime demográfico moderno. 3.Comparar a evolução da população em países com diferentes graus de desenvolvimento. 4.Explicar a evolução das taxas de natalidade e mortalidade, e de outros indicadores demográficos, em países com diferentes graus de desenvolvimento. 5.Problematizar as consequências da desigual evolução demográfica em países com diferentes graus de desenvolvimento. 6.Explicar o impacte dos diferentes regimes demográficos no desenvolvimento sustentável mundial. Representar a estrutura etária da população e compreender a adoção de diferentes políticas demográficas 1.Caracterizar a estrutura etária da população, a partir da construção de pirâmides etárias de diferentes países. 2.Identificar fatores que interferem na evolução da composição da população por grupos etários e sexo. 3.Discutir as consequências da evolução da composição da população por grupos etários e sexo, assim como a necessidade de um ajustamento permanente entre os comportamentos demográficos e os recursos disponíveis.


Carregar ppt "PROF MICHEL SIQUEIRA. Demografia:  ciência que estuda a evolução e a distribuição da população humana Recenseamento (ou Censo):  recolha de informações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google