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Principais Contextos do Uso Atual de Testes Profa. Greici Macuglia.

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1 Principais Contextos do Uso Atual de Testes Profa. Greici Macuglia

2 Testagem Educacional Testes de Realização: medem os efeitos de um programa de instrução ou de um treinamento específico, ou seja, o efeito da aprendizagem em situações parcialmente conhecidas e controladas. Testes de aptidão: predizem o desempenho subsequente. Refletem a influência cumulativa de uma série de experiências da vida cotidiana, em situações relativamente desconhecidas e não- controladas.

3 Realização Aptidão (ex. vestibular) HABILIDADE medidas do comportamento cognitivo Cada escore tem um passado e um futuro.

4 Na prática: Testes de realização facilitar a aprendizagem revelar dificuldades na aprendizagem orientar a aprendizagem subsequente motivar o aprendiz adequar o ensino individualmente Análise crítica dos objetivos educacionais, do conteúdo e dos métodos de instrução.

5 Tipos de Testes Educacionais Baterias de Realização Geral: medem a realização educacional geral. Podem ser usados desde as séries iniciais até o nivel adulto. Permite a comparação com uma amostra normativa. Incluem avaliação de habilidades de leitura, linguagem e matmática.

6 Testes de Competência Mínima em Habilidades Básicas: avaliam a obtenção de uma competência mínima para a concessão de um diploma (ex.: prova OAB). Testes de Sala de Aula podem receber contribuições de profissionais experientes em psicometria. o desenvolvimento do teste deve ter 3 etapas: (1) planejar o teste (2) redigir os itens (3) analisar os itens

7 Testes para o Nível Universitário utilizados como meio auxiliar de seleção de alunos juntamente com as notas individuais, melhorando o êxito preditivo da avaliação por ser uma medida uniforme e objetiva, minimizando os efeitos das variações escolares e individuais. Novas realidades: Testes centrados nas habilidades intelectuais básicas necessárias para um desempenho satisfatório na universidade (envolve questões cognitivas e não- cognitivas). Exames de Proficiência – relacionados com a área ocupacional a ser seguida.

8 Admissão à Pós-Graduação: combinação de testes gerais e de realização. Resultados auxiliam na colocação e seleção de candidatos. Testagem diagnóstica e prognóstica Analisam forças e fraquezas específicas de uma pessoa em um domínio, sugerindo causas para suas dificuldades. Avaliação na Educação da Infância Inicial Avaliar prontidão da criança para alfabetização (desenvolvimento físico, sensório-motor e aprendizagem)

9 Testagem Ocupacional Auxílio nas decisões ocupacionais: Aconselhamento individual Seleção e classificação de pessoal A escolha do teste deve estar relacionada ao que determinada função requer – colocação profissional de pessoas com desvantagens culturais e educacionais. Relação entre produtividade e os testes psicológicos (validade em diversas amostras). Seleção deve se assemelhar tanto quanto possível à situação de trabalho. Estágio probatório Amostras de trabalho - Simulação

10 Análise de função Diferenciar uma função de outra Várias fontes de informações Diferenciar os melhores trabalhadores dos piores – comportamentos específicos e habilidades necessárias Predições dos futuros desempenhos nas funções

11 O papel da inteligência Testes de raciocínio verbal e numérico tem certa validade preditiva para uma ampla variedade de funções, especialmente funções complexas. Juntamente com outros tipos de avaliação – aumenta o valor preditivo. Testes de inteligência são limitados em sua capacidade para cobrir as habilidades. Testes de aptidões especiais – especificidade Desenvolvimento de um grande número de testes que correspondam aos diferentes critérios. Diferenças de gênero nas funções. Aspectos sociais e emocionais da inteligência.

12 Personalidade Necessidade de avaliação dos traços não cognitivos que podem afetar o desempenho no trabalho. Determinar as dimensões de personalidade mais relevantes para o desempenho em determinadas funções. Modelo dos cinco fatores de personalidade

13 Outras avaliações Testes de integridade – atitudes e a história do candidato em relação a roubos e outros comportamentos ilícitos. Bastante controverso – fraudes e ineficácia. Liderança

14 Instrumentos Maioria dos candidatos a um emprego são submetidos a uma avaliação de personalidade através de um instrumento de autorelato. Preocupação com a invasão da privacidade Uso inadequado de resultados


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