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SINAES: Concepções e Diretrizes

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Apresentação em tema: "SINAES: Concepções e Diretrizes"— Transcrição da apresentação:

1 SINAES: Concepções e Diretrizes
Seminário sobre o SINAES IFES Regiões Sul e Sudeste SINAES: Concepções e Diretrizes Sérgio R. K. Franco Pres. CONAES

2 SINAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

3 SINAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

4 SINAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

5 SINAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

6 SINAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

7 Princípios do SINAES Responsabilidade social;
Reconhecimento da diversidade; Respeito à identidade, à missão e à história das instituições; Globalidade da instituição e utilização articulada de um conjunto de indicadores; Avaliação com finalidade construtiva e formativa; Continuidade do processo avaliativo como instrumento de política educacional. Publicidade do processo, instrumentos e resultados

8 Abrangência do SINAES Avalia a totalidade das IES;
Amplia campo de avaliação: temática, universo institucional, agentes; Desenvolve a cultura de avaliação na comunidade; Compromete a comunidade acadêmica para mudanças na qualidade da educação superior, incluindo sua participação como sujeito de avaliação.

9 Regulação / Supervisão / Avaliação
A regulação é realizada por atos administrativos autorizativos (credenciamento, autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento) do funcionamento de IES e de cursos de graduação e seqüenciais A supervisão tem o fim de zelar pela conformidade da oferta de educação superior no sistema federal de ensino com a legislação aplicável A avaliação realizada pelo SINAES constitui referencial básico para os processos de regulação e supervisão da educação superior, a fim de promover a melhoria de sua qualidade

10 Imperativo ético e participação
A avaliação é um imperativo ético irrecusável por razões técnico-administrativas e adequação às normas legais e por ter como foco a educação enquanto bem público. A avaliação das instituições é por natureza participativa, envolvendo a comunidade acadêmica o setor governamental e a sociedade. Cabe ao Poder Público assegurar a qualidade acadêmica das instituições e a consolidação de um sistema de educação superior com alto valor científico e social.

11 CONAES Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior
Objetivo: Coordenar e Supervisionar o SINAES

12 Atribuições da CONAES Coordenar o processo de avaliação articulado e coerente em âmbito nacional, definindo seus respectivos prazos; Estimular, definir diretrizes para o recrutamento e formação de avaliadores; Assegurar a qualidade e a coerência do SINAES, promovendo o seu aperfeiçoamento permanente;

13 Pilares da Avaliação no SINAES
avaliação das instituições de educação superior (IES) Auto-Avaliação Avaliação Externa avaliação dos cursos de graduação avaliação do desempenho dos estudantes

14 10 dimensões do SINAES Missão e PDI.
Políticas para o ensino, a pesquisa e a extensão. Responsabilidade social. Comunicação com a sociedade. Políticas de pessoal. Organização e gestão da instituição. Infra-estrutura física. Planejamento e avaliação. Políticas de atendimento ao estudante. Sustentabilidade financeira.

15 I-PDI III- Resp. Soc. II-Ens, Pes, Ext V- Pes. IV- Com. VI- Gest. IX- Est. VII- Inf. VIII- Aval. X- Fin.

16 Avaliação como processo contínuo e sistêmico

17 Sérgio R. K. Franco


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