Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMartim Maio Alterado mais de 10 anos atrás
1
Universidade Estadual Paulista PROJETO Teia do Saber
Universidade Estadual Paulista PROJETO Teia do Saber CURSO: Procedimentos de Laboratório e Pedagógicos no Ensino de Ciências
2
Trabalho Individual Professora: Maria Aparecida Pereira Pinto Séries que leciona: 6ª e 8ª. Escola que leciona: EE Francisco Teodoro de Andrade – Andradina –SP.
3
TEMA ESCOLHIDO: Problemas Ambientais na Escola 6ª
TEMA ESCOLHIDO: Problemas Ambientais na Escola 6ª. Série B Número de aulas: 10. Ambiente: Escola e sala de aula. 2. DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES Proposta de levantamento prático dos problemas da escola. Discutir o conteúdo: “O homem age sobre o ambiente e o devasta”. Questionar, explicar, sensibilizar e propor ações.
4
3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
- Propor o tema: Problemas ambientais na escola. - Problematizar em classe sobre o assunto. - Dividir em grupos e determinar os ambientes que deverão ser observados (cada grupo): sala de aula, corredores, pátio/refeitório, quadras de esportes, banheiros, entrada da escola (direção, secretaria, coordenação, orientação). - De volta à sala de aula, cada grupo diz o que observou (adequado e inadequado) nos ambientes. A professora vai listando na lousa. - Fechamento da atividade: comparações dos diversos ambientes. - Propostas de soluções: o que depende da turma da sala, o que depende da direção e o que depende da SE ou prefeituras. - Eleger um grupo para levar as propostas para a Direção. - Realizar as ações pertinentes a classe. - Avaliação. - Feedback.
5
4.RECURSOS NECESSÁRIOS PARA AS ATIVIDADES
Lápis, canetas, borrachas, papel sulfite, pincéis atômicos, folhas de papel pardo, fita crepe, tinta látex e a óleo, pincéis, solventes, pedaços de pano, jornais, sucatas, materiais de limpeza, ...
6
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
SEMANA 1 DATA: DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE Dispor as carteiras e os alunos em círculo. Despejar no centro uma caixa de sucatas (clips, latinhas, tampinhas, vidrinhos, pedrinhas, remédios, água destilada, sementes, frutos secos, bexigas, material escolar,...). Propor o tema: Problemas ambientais na escola. Reflexão sobre o tema e os diversos materiais. AVALIAÇÃO Utilizar as sucatas: cada aluno pega um objeto e diz como vê a questão. FEEDBACK Dizer que eles entenderam (ou não?) a mensagem.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.