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Responsabilid ade Social Sônia Regina Gouvêa Rezende.

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1 Responsabilid ade Social Sônia Regina Gouvêa Rezende

2 Responsabilidade Social A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito envolve o beneficio da coletividade, seja ela relativa ao público interno (funcionários, acionistas, etc.) ou atores externos (comunidade, parceiros, meio ambiente, etc.).

3 Responsabilidade Social ao meio—ambiente; ao reforço dos conceitos de cidadania; ao estímulo à cultura e à sua preservação; ao tratamento justo ao seus funcionários; ao relacionamento ético com fornecedores e clientes; ao cumprimento dos seus deveres. É a percepção de que a função de uma empresa não se esgota em seus números, em seus meros, negócios, em seus mercados. Ela é muito maior pois envolve RESPEITO...

4 Responsabilidade Social Muitas organizações monitoram seus investimentos sociais e publicam relatórios de sustentabilidade. Poucas empresas, entretanto, integram as questões sociais e ambientais em sua estratégia, de maneira a reforçar a vantagem competitiva para o negócio (Michael Porter, 2007

5 Responsabilidade Social Empresarial- RSE pela relação ética e transparente da empresa com todos os público que ela se relaciona pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade; e promovendo a redução das desigualdades sociais. Gestão que se define:

6 com preocupações sociais voltadas ao seu ambiente de negócios ou ao seu quadro de funcionários; envolvida mais amplamente para o benefícios do (stakeholders), na qualidade de vida e bem estar do público interno da empresa; Responsabilidade Social Corporativa- RSC Especializada sobretudo para empresas de grande porte mas também preocupada com a redução de impactos negativos de sua atividade na comunidade e meio ambiente. desenvolvimento de ações acompanhadas pela adoção de uma mudança comportamental e de gestão que envolve maior transparência, ética e valores na relação com seus parceiros.

7 ilustra não apenas o compromisso de empresas com pessoas e valores humanos, mas também preocupações genuínas com o meio ambiente. Responsabilidade Social Ambiental- RSA Conjunto de ações que promovam o desenvolvimento e comprometimento como meio ambiente e as áreas sociais; maneira pela qual a sociedade, empresas, Ongs, Instituições e Governo, desenvolve atitudes éticas, internamente, gerando riqueza social, trabalho digno, qualidade de vida, satisfação e realização profissional e externamente; alcançando o bem estar social na comunidade a qual está inserida, tornando-o uma empresa cidadã igualitária e solidária.

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9 Responsabilidade Social – negócios sustentável Reduzir Custos pela diminuição dos impactos ambientais e pelo bom tratamento aos funcionários; Aumentar Receitas pela melhoria do meio ambiente e pelo favorecimento da economia local; Reduzir Riscos por meio do envolvimento com as partes interessadas; Melhorar a Imagem da Empresa pelo aumento da eficiência ambiental e social; Desenvolver o Capital Humano gestão de recursos humanos mais eficaz; Aumentar o Acesso ao Capital por meio de melhores práticas de Governança Corporativa Aumentar acesso a Cadeias Produtivas, por meio de gerenciamento da cadeia produtiva.

10 Ferramentas de Gestão em RSE Balanço Social (Modelo Ibase; Ibase/Ethos e GRI); Indicadores Ethos de Responsabilidade Social; SA 8000 -Social Accountability International; NBR 16001; ISO 26000;

11 Balanço Social (Modelo Ibase; Ibase/Ethos e GRI) O que é? Ferramenta de gestão empresarial; Instrumento de diagnóstico; Instrumento de diálogo com as partes interessadas. Modelos: 1) IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) É considerado base para produção de qualquer balanço social, independente do modelo final adotado. 2) Ethos/IBASE Relato abrangente de princípios e ações da organização; 3) GRI (Global Reporting Initiative) É adotado por companhias e organizações não-governamentais ao redor do mundo; Busca estabelecer um padrão internacional de relatório econômico, social e ambiental. Encoraja as empresas a estabelecer metas e a reportar se esses objetivos foram ou não atingidos.

12 Indicadores Ethos de Responsabilidade Social

13 SA 8000 -Social Accountability International Criada em 1997, é a primeira certificação internacional de RS auditável e credenciada pela instituição inglesa Social Accountability International (SAI); Certifica o desempenho das empresas em 8 áreas: trabalho infantil, trabalho forçado, saúde e segurança, liberdade de associação, discriminação, práticas disciplinares, horário de trabalho e sistemas de gestão

14 ISO 26000 ISO 2600 Em desenvolvimento com liderança do Brasil; Objetivo de apresentar diretrizes de responsabilidade social e orientar organizações de diferentes portes e natureza a incorporá-las a sua gestão. Não será uma norma para certificação. Adesão voluntária. NBR 16001 Norma da ABTN que tem caráter de sistema de gestão de responsabilidade social. Inmetro certifica. A NBR 16001 é uma norma de sistema de gestão, passível de auditória, estruturada em requisitos verificáveis, permitindo que a organização busque a certificação por uma terceira parte, o que não ocorre com a ISO 26000 que é uma norma de diretrizes.

15 Missão do Sistema RSE Promover a Competitividade Empresarial e a Responsabilidade Social para as empresas e a sociedade.


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