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1º Edição | 2008 | MBA Executivo Uma abordagem multidisciplinar Antonio Pires de Carvalho (organizador)

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Apresentação em tema: "1º Edição | 2008 | MBA Executivo Uma abordagem multidisciplinar Antonio Pires de Carvalho (organizador)"— Transcrição da apresentação:

1 1º Edição | 2008 | MBA Executivo Uma abordagem multidisciplinar Antonio Pires de Carvalho (organizador)

2 Capítulo 11 Governança corporativa nas empresas Capítulo 11 Governança corporativa, responsabilidade social empresarial e diversidade Ademar Orsi

3 Capítulo 11 Governança corporativa nas empresas Responsabilidade Social Empresarial A Responsabilidade Social corporativa surge como conseqüência da visão de stakeholders da governança corporativa. O conceito de empresa socialmente responsável se aplica àquela que atue no ambiente de negócios de forma a atingir ou exceder as expectativas éticas, legais e comerciais do ambiente social no qual a empresa se insere. Mais ainda, as atividades de negócios devem preencher quatro responsabilidades principais, em ordem decrescente de prioridade: econômicas, legais, éticas e filantrópicas, conforme propõe Carrol.

4 Capítulo 11 Governança corporativa nas empresas Figura 2 - Dimensões da Responsabilidade Social Corporativa

5 Capítulo 11 Governança corporativa nas empresas Essa proposição de subdivisão da responsabilidade social em dimensões é um importante referencial para a operacionalização das variáveis; entretanto, as fronteiras entre estas dimensões são extremamente tênues e, em muitas situações são sobrepostas, até porque existe uma grande complexidade em torno deste termo. O ambiente institucional interfere nos conceitos do que é um comportamento ético ou socialmente responsável.

6 Capítulo 11 Governança corporativa nas empresas Princípios dos Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial. Valores, transparência e governança - os valores e princípios éticos formam a base da cultura de uma organização, orientando sua conduta e fundamentando sua missão social. A noção de responsabilidade social empresarial decorre da compreensão de que as ações das organizações devem, necessariamente, buscar trazer benefícios para a sociedade, propiciar a realização profissional dos empregados, promovendo benefícios para os parceiros e para o meio ambiente e trazer retorno para os investidores. A adoção de uma postura clara e transparente no que diz respeito aos objetivos e compromissos éticos da organização e fortalece a legitimidade social de suas atividades, refletindo-se positivamente no conjunto de suas relações.

7 Capítulo 11 Governança corporativa nas empresas Público Interno - Uma organização socialmente responsável não se limita a respeitar os direitos dos trabalhadores, consolidados na legislação trabalhista e nos padrões da OIT (Organização Internacional do Trabalho), ainda que estas ações sejam essenciais dentro de qualquer organização. Deve ir além de suas responsabilidades, investindo no desenvolvimento pessoal e profissional de seus empregados, bem como na melhoria das condições de trabalho e no estreitamento de suas relações com os empregados, respeitando as suas culturas locais, se relacionando de maneira ética e responsável com as minorias e todos que representem os seus interesses.

8 Capítulo 11 Governança corporativa nas empresas Meio Ambiente - Quando as organizações relacionam-se com o meio ambiente estas podem causar impactos de diferentes tipos e intensidades. Uma organização ambientalmente responsável deve gerenciar suas atividades de maneira a identificar estes impactos, buscando minimizar aqueles que são negativos e amplificar os positivos. Deve, portanto, agir para a manutenção e melhoria das condições ambientais, minimizando ações próprias potencialmente agressivas ao meio ambiente e disseminando para outras organizações as práticas e conhecimentos adquiridos neste sentido.

9 Capítulo 11 Governança corporativa nas empresas Fornecedores - Uma organização socialmente responsável deve envolver-se com seus fornecedores e parceiros, cumprir os contratos estabelecidos e trabalhar pelo aprimoramento de suas relações de parceria. Cabe à organização a transmissão dos valores de seu código de conduta a todos os participantes de sua cadeia de fornecedores, tomando-o como orientador em casos de conflitos de interesse. A organização deve conscientizar-se de seu papel no fortalecimento da cadeia de fornecedores, atuando no desenvolvimento dos elos mais fracos e na valorização da livre concorrência. Consumidores e Clientes - A responsabilidade social em relação aos clientes e consumidores exige da organização o investimento permanente no desenvolvimento de produtos e serviços confiáveis, que minimizem os riscos de danos à saúde dos usuários e das pessoas em geral. Capítulo 08 Governança Corporativa nas Empresas. Ademar Orsi. A publicidade de produtos e serviços deve garantir seu uso adequado. Informações detalhadas devem estar incluídas nas embalagens e deve ser assegurado suporte para o cliente antes, durante e após o consumo. A organização deve alinhar-se aos interesses do cliente e buscar satisfazer suas necessidades. Comunidade - A comunidade na qual a organização está inserida fornece-lhe infra-estrutura e o capital social representado por seus empregados e parceiros, contribuindo decisivamente para a viabilização de seus negócios. O investimento pela organização em ações que tragam benefícios para a comunidade é uma contrapartida justa, além de reverter em ganhos para o ambiente interno e na percepção que os clientes têm da própria organização. O respeito aos costumes e culturas locais e o empenho na educação e na disseminação de valores sociais devem fazer parte de uma política de envolvimento comunitário da organização, resultado da compreensão de seu papel de agente de melhorias sociais. Governo e Sociedade - A organização deve relacionar-se de forma ética e responsável com os poderes públicos, cumprindo as leis e mantendo interações dinâmicas com seus representantes, visando a constante melhoria das condições sociais e políticas do país. O comportamento ético pressupõe que as relações entre a organização e governos sejam transparentes para a sociedade, acionistas, empregados, clientes, fornecedores e distribuidores. Cabe à organização manter uma atuação política coerente com seus princípios éticos e que evidencie seu alinhamento com os interesses da sociedade. Capítulo 08 Governança Corporativa nas Empresas. Ademar Orsi. Diversidade. Diversidade é definida por Fleury como “um mix de pessoas com identidades diferentes interagindo no mesmo sistema social. Nesses sistemas, coexistem grupos de maioria e de minoria. Os grupos de maioria são os grupos cujos membros historicamente obtiveram vantagens em termos de recursos econômicos e de poder em relação aos outros.”. Inclusão e aceitabilidade fazem parte das ações para essa coexistência. Conclusão. Grande parte das empresas no Brasil que adotam programas de diversidade é formada por subsidiárias de multinacionais que já tem essa política em seus países de origem, e conhecem as vantagens da medida. A discussão sobre diversidade já está na agenda das grandes empresas brasileiras, mas as estratégias de inclusão eventualmente adotadas ainda estão longe de promover impactos substanciais sobre as desigualdades observadas na sociedade e no mercado de trabalho.

10 Capítulo 11 Governança corporativa nas empresas A publicidade de produtos e serviços deve garantir seu uso adequado. Informações detalhadas devem estar incluídas nas embalagens e deve ser assegurado suporte para o cliente antes, durante e após o consumo. A organização deve alinhar-se aos interesses do cliente e buscar satisfazer suas necessidades. Comunidade - A comunidade na qual a organização está inserida fornece-lhe infra-estrutura e o capital social representado por seus empregados e parceiros, contribuindo decisivamente para a viabilização de seus negócios. O investimento pela organização em ações que tragam benefícios para a comunidade é uma contrapartida justa, além de reverter em ganhos para o ambiente interno e na percepção que os clientes têm da própria organização.

11 Capítulo 11 Governança corporativa nas empresas O respeito aos costumes e culturas locais e o empenho na educação e na disseminação de valores sociais devem fazer parte de uma política de envolvimento comunitário da organização, resultado da compreensão de seu papel de agente de melhorias sociais. Governo e Sociedade - A organização deve relacionar-se de forma ética e responsável com os poderes públicos, cumprindo as leis e mantendo interações dinâmicas com seus representantes, visando a constante melhoria das condições sociais e políticas do país. O comportamento ético pressupõe que as relações entre a organização e governos sejam transparentes para a sociedade, acionistas, empregados, clientes, fornecedores e distribuidores. Cabe à organização manter uma atuação política coerente com seus princípios éticos e que evidencie seu alinhamento com os interesses da sociedade.

12 Capítulo 11 Governança corporativa nas empresas Diversidade. Diversidade é definida por Fleury como “um mix de pessoas com identidades diferentes interagindo no mesmo sistema social. Nesses sistemas, coexistem grupos de maioria e de minoria. Os grupos de maioria são os grupos cujos membros historicamente obtiveram vantagens em termos de recursos econômicos e de poder em relação aos outros.”. Inclusão e aceitabilidade fazem parte das ações para essa coexistência.

13 Capítulo 11 Governança corporativa nas empresas Conclusão. Grande parte das empresas no Brasil que adotam programas de diversidade é formada por subsidiárias de multinacionais que já tem essa política em seus países de origem, e conhecem as vantagens da medida. A discussão sobre diversidade já está na agenda das grandes empresas brasileiras, mas as estratégias de inclusão eventualmente adotadas ainda estão longe de promover impactos substanciais sobre as desigualdades observadas na sociedade e no mercado de trabalho.


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