A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Poema Poema é um texto que expressa sentimentos, emoções e desejos de um eu lírico; é construído em versos, que podem ser agrupados em uma ou mais estrofes;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Poema Poema é um texto que expressa sentimentos, emoções e desejos de um eu lírico; é construído em versos, que podem ser agrupados em uma ou mais estrofes;"— Transcrição da apresentação:

1 Poema Poema é um texto que expressa sentimentos, emoções e desejos de um eu lírico; é construído em versos, que podem ser agrupados em uma ou mais estrofes; explora a sonoridade e o ritmo das palavras; pode apresentar rimas; frequentemente emprega imagens (metáforas, comparação, metonímias, personificação, etc) e explora impressões sensoriais (tato, paladar, olfato, visão e audição).

2 Verso: é uma sucessão de sílabas ou fonemas que formam uma unidade rítmica e melódica, corresponde em geral a uma linha do poema.   Estrofe: é um agrupamento de versos.

3 Veja como se chamam as estrofes, de acordo com o número de versos que apresentam:
dístico: dois versos; terceto: três versos; quadra ou quarteto: quatro versos; quintilha: cinco versos; sexteto ou sextilha: seis versos; sétima ou septilha: sete versos; oitava: oito versos; nona: nove versos; décima: dez versos.

4 Ritmo   Ao ouvirmos uma melodia, percebemos que ela foi composta em determinado ritmo. Um poema também tem ritmo, que lhe é dado pela alternância de sílabas acentuadas e não acentuadas, isto é, sílabas que apresentam maior ou menor intensidade quando pronunciadas (sílabas tônicas e sílabas átonas).  Ex: Mercado de peixe, mercado da aurora: Cantigas, apelos, pregões e risadas

5 Ex: Que dança que não se dança? Que trança não se destrança?
Rima A rima é um recurso musical baseado na semelhança sonora de palavras no final dos versos (rima externa) e, às vezes, no interior de versos (rima interna). Ex: Que dança que não se dança? Que trança não se destrança? O grito que voou mais alto Foi um grito de criança. Observe que nesse trecho do poema de Mário Quintana, há rima no final de versos(externa) e rima no interior dos versos (interna).

6 As rimas externa classificam-se como interpoladas, alternadas e emparelhadas, segundo sua organização em esquemas ABBA (interpoladas), ABAB(alternadas) e AABB (emparelhadas). Ex: Aquilo que ouso (A) Não é o que quero (B) Eu quero o repouso (A) Do que não espero. (B) (Trecho de Obra poética de, Vinícius de Morais)

7 A voz do poema A voz que fala num poema nem sempre é a do poeta. Assim, chamamos de eu lírico ( ou eu poético ou sujeito) ao ser abstrato cuja voz fala no poema. Esse ser abstrato tanto pode consistir em uma invenção do poeta quanto representar o poeta, sendo a expressão do que ele pensa ou sente. Professora Cíntia


Carregar ppt "Poema Poema é um texto que expressa sentimentos, emoções e desejos de um eu lírico; é construído em versos, que podem ser agrupados em uma ou mais estrofes;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google