Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
2
SISTEMA DE ENSINO Saber Professor Aluno
3
Saber Professor Aluno SISTEMA DE ENSINO elaboração de conteúdos.
estratégias de apropriação. Concepções Obstáculos Transposição Didática Professor Aluno
4
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Conceito criado por Michel Verret em 1975. Difundido na área de Ciências Experimentais e Matemática por Chevallard (1985)
5
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA: Transformações adaptativas
SABER SÁBIO È o saber científico, acadêmico que preexiste ao saber a ensinar. Como o aluno terá acesso a este saber? SABER ENSINADO É a recontextualização do saber científico e do saber a ensinar. Não pode ser apenas uma simplificação do conhecimento científico para evitar a distância entre ambos. SABER A ENSINAR É a modificação do conteúdo e objetivos de utilidade do saber sábio para atender as necessidades de ensino (criações didáticas). Material de apoio.
6
A T.D. PODE SER: STRICTO SENSU
transformação de um saber específico (particular) numa versão didática. Exemplo:noção de distância
7
A T.D. PODE SER: STRICTO SENSU
transformação de um saber específico (particular) numa versão didática. Exemplo:noção de distância LATU SENSU: quando a transformação das idéias matemáticas são analisadas em relação a um contexto mais amplo. Exemplo: Movimento da Matemática Moderna.
8
NA T.D. SURGEM... CRIAÇÕES DIDÁTICAS Exemplos: produtos notáveis
diagramas de Venn CRIAÇÕES DIDÁTICAS Evidenciam a diferença entre o Saber Sábio e o Saber Ensinado Motivadas por supostas necessidades do ensino Muitas vezes se processa de forma automatizada e desvinculada de qualquer aplicação, ocorrendo distorções
9
Para estar atento a essas distorções
Cultivar um permanente espírito de vigilância epistemológica ao longo da T.D. cuidado para que o ensino não perca de vista o objeto de ensino para o qual está projetado. Se não houver transparência quanto ao objeto de saber matemático, a transposição didática pode levar ao distanciamento demasiado do saber sábio ao saber ensinado, levando à predominância da visão estratificada e isolada da educação.
10
SABER ESCOLAR SABER CIENTÍFICO
Há geralmente uma grande distância entre o objeto de saber e o objeto de ensino
11
PROFESSOR –ALUNO-SABER
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA É FRUTO DE UM PROJETO SOCIAL É UM PROCESSO DE PRODUÇÃO DOS OBJETOS DE ENSINO DEFINE CONTORNOS ONDE SE ESTABELECERÁ AS RELAÇÕES PROFESSOR –ALUNO-SABER (CONTRATO DIDÁTICO)
12
PRODUÇÃO DOS SABERES NA T. D.
MANUAIS E LIVROS DIDÁTICOS TEXTOS CIENTÍFICOS SABER A ENSINAR SABER SABIO SABER ENSINADO SABER APRENDIDO AULA
13
Elementos para refletir a prática pedagógica
vigilância intelectual A TD possibilita uma fundamentação para uma prática pedagógica reflexiva e uma melhor compreensão do saber científico
14
Elementos para refletir a prática pedagógica
retificação das idéias O conceito considerado fixo e eterno deve ceder lugar a uma abordagem que permita visualizar as noções, do ponto de vista da aprendizagem, sempre em estado de evolução
15
Elementos para refletir a prática pedagógica
ruptura com o conhecimento empírico A construção das idéias matemáticas não se faz por simples acréscimos ou reformulações do conhecimento popular
16
Elementos para refletir a prática pedagógica
transposição dos conhecimentos populares Transpor para o contexto escolar conhecimentos populares para uma educação mais significativa, mas não reduzir o conteúdo escolar a uma validação pura e simples dos conhecimentos do senso comum
17
Elementos para refletir a prática pedagógica
método axiomático no ensino Uso exclusivo fornece apenas um meio de apresentação do conteúdo, desconsidera as questões inerentes ao desenvolvimento do saber e apaga os vínculos com as práticas de referência
18
Elementos para refletir a prática pedagógica
paramatemáticas e protomatemáticas Existência de saberes e competências que devem ser aprendidos
19
Elementos para refletir a prática pedagógica
epistemologia do professor Contágio do saber científico na prática pedagógica
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.