A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSOR Ms ODUVALDO CARDOSO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSOR Ms ODUVALDO CARDOSO"— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSOR Ms ODUVALDO CARDOSO
EMPREENDEDORISMO PROFESSOR Ms ODUVALDO CARDOSO

2 FUNÇÃO GOVERNO coordenação
TRIBUTA: Produtos Serviços Bens Renda OFERECE: Educação Justiça Saúde Transporte Habitação Emprego - empreendedorismo Lazer - EMPREENDEDOR - lucro

3 ATO DE EMPREENDER COM DESENVOLVIMENTO
EMPREENDEDORISMO ATO DE EMPREENDER COM DESENVOLVIMENTO 3 VISÕES

4 1- ESPÍRITO EMPREENDEDOR
Movimento Social de desenvolvimento do espírito empreendedor, Criação de emprego e renda, que recebe o incentivo dos governos e instituições de diferentes tipos. Tem um sentido mais amplo – políticas públicas/empreendedorismo comunitário.

5 2 - PROCESSO DE INICIAR E GERIR EMPREENDIMENTOS
Conjunto de conceitos, métodos, instrumentos e práticas relacionados com a criação, implantação, aquisição e gestão de novas empresas ou organizações. Empreendedor como é entendido pelos agentes do mercado.

6 3 - CAPACIDADE INDIVIDUAL DE EMPREENDER
Tomar iniciativa, buscar soluções inovadoras, encontrar solução para problemas econômicos ou sociais e outros, por meio de empreendimentos. Geração do auto-emprego (trabalho autônomo); Intra-empreendedorismo (o empregado empreendedor).

7 ELEMENTOS ESSENCIAIS INICIATIVA, DECISÃO E RESPONSABILIDADE
Não fica esperando que os ”outros” venham resolver seus problemas – AGE. Aceita a responsabilidade que a decisão acarreta “outros” = governo, empregador, parente .... Profissional liberal. Funcionário com visão de empreendedor.

8 AUTO-CONFIANÇA Acredita em si mesmo para tomar iniciativa, arrisca mais, ousa, oferece-se para realizar tarefas desafiadoras, torna-se empreendedor. Profissional – amplia seu negócio. Funcionário – professor que pratica a interdisciplinaridade, busca novos paradigmas. (*) Paradigmas – são padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar a vida, (*) James C. Hunter

9 Com certa cautela e preocupação aceita o risco em alguma medida.
ACEITA RISCOS Com certa cautela e preocupação aceita o risco em alguma medida. O que é risco?

10 SEM TEMOR DO FRACASSO E DA REJEIÇÃO
Fará tudo para não fracassar, não é atormentado pelo medo paralisante do fracasso. Pessoas com grande amor próprio e medo do fracasso preferem não tentar correr riscos e não acertar – ficam paralisadas. Produção artesanal Funcionário – atento às novas oportunidades

11 ENERGIA É necessária para se lançar em novas realizações. O empreendedor dispõe dessa reserva de energia, vinda provavelmente de seu entusiasmo e motivação. Funcionário – empreendedor – está sempre estudando novas fórmulas para resolução dos problemas encontrados.

12 AUTO-MOTIVAÇÃO E ENTUSIASMO
Relaciona-se com desafios e tarefas em que acreditam. Não necessitam de prêmios externos, como compensação financeira. Em geral, por sua motivação são capazes de entusiasmarem-se com suas idéias e projetos. Funcionário – “não ganho para isso!”. Aliás nunca irá ganhar mesmo.

13 PODER, AUTORIDADE E CONTROLE
Acredita que sua realização depende de si mesmo e não de forças externas, das quais não tem controle. Se vê capaz de controlar a si mesmo e influenciar o meio para que possa atingir seus objetivos. Faz, explica o porquê e ainda convence os demais a também faze-lo. (*) Poder = é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa prefira não o fazer. (*) Autoridade = habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer, por causa de sua influência pessoal. (*) James C. Hunter

14 VOLTADO PARA EQUIPE - GESTOR
Em geral não é um fazedor (obreiro). Ele cria equipe, delega, acredita nos outros, obtêm resultados por meio de outros. Funcionário - Gestor

15 OTIMISMO É otimista, que não quer dizer sonhador ou iludido. Acredita nas possibilidades surgidas, na solução dos problemas e no potencial de desenvolvimento. Com base no conhecimento, com estudo.

16 PERSISTÊNCIA Por estar motivado, convicto, entusiasmado e crente nas possibilidades é capaz de persistir até que as coisas aconteçam e funcionem adequadamente (diferente de teimoso) Pensa, acha outras formas e consegue.

17 LIDERANÇA E VISÃO ESTRATÉGICA
Pensar estrategicamente “ Um exército de cervos chefiados por um leão é mais temível do que um exército de leões liderado por um cervo” – liderança. (*) Estratégia = Arte de aplicar os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos. (*) Liderança = habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir aos objetivos identificados como sendo o bem comum (*) James C. Hunter

18 “Dize-me com quem andas que te direi quem queres ser”
EMPREENDEDORISMO O empreendedorismo, não é uma ciência, apesar de ser uma das áreas que mais se pesquisa e se publica. Não existem ainda paradígmas, padrões. As relações são muito importantes, com a família, com uma determinada atividade através de: cursos, livros, viagens, feiras e congressos. “Dize-me com quem andas que te direi quem queres ser” David Mc Clelland, psicólogo da Universidade de Harvard, identificou nos empreendedores de sucesso um elemento psicológico crítico “motivação da realização” ou “impulso para melhorar”.

19 NEGÓCIOS Exigem um pouco mais do que o talento empreendedor, ou seja, precisamos também de conhecimentos específicos. É necessário contemplar três aspectos: Mental, Profissional e Econômico

20 MENTAL O emocional – auto-estima, auto-confiança, crença no próprio potencial. O intelectual – raciocínio adequado ao mundo dos negócios, empreendedor é diferente quando trabalha no mercado. Uma boa preparação intelectual leva o empreendedor a compreender a base do raciocínio de negócio e da tomada de decisões inteligentes na condução de um empreendimento.

21 PROFISSIONAL E ECONÔMICO
Profissional – é necessário que o pequeno empreendedor prepare-se para agir profissionalmente como empresário. Conhecimento do futuro negócio. Econômico – Capital disponível, suficiente e possível.

22 EMPREENDEDORES SOCIAIS
Indivíduos que, dotados de boas idéias de transformação social, movem mundos e fundos para fazer as mudanças acontecerem. Empreendedorismo social é o modo mais impactante de uma empresa ter responsabilidade social. Estas podem agir fornecendo produtos, preservando o meio ambiente e dando boas condições de trabalho para seus empregados. O apoio a empreendedores sociais pode trazer um fantástico retorno sobre seu investimento e para sua imagem.

23 EMPREENDEDOR SOCIAL A principal motivação do empreendedor social é cuidar de áreas que o governo tradicionalmente não cuida, como promover um bom sistema de educação e gerar oportunidades de emprego para pessoas desassistidas. A principal diferença entre um empreendedor social e um empreendedor de negócios, no entanto, é que o primeiro geralmente não tem a infra-estrutura necessária para a sua atuação.

24 Faculdades Oswaldo Cruz
EMPREENDEDORISMO PROFESSOR Ms ODUVALDO CARDOSO Faculdades Oswaldo Cruz


Carregar ppt "PROFESSOR Ms ODUVALDO CARDOSO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google