Carregar apresentação
1
A teoria visionária de Filion
Profa. Marli
2
VISÃO “É uma imagem projetada no futuro, do lugar que se quer ver ocupado pelos seus produtos no mercado, assim como a imagem projetada do tipo de organização necessária para consegui-lo” Três (3) categorias de visão: Emergente – (idéias de produtos e serviços que queremos lançar) Central – (resultado de uma ou mais visões emergentes) que se divide em visão externa = lugar que se quer ver ocupado, e visão interna = o tipo de organização do qual se tem necessidade para alcança-lo. Complementares – atividades de gestão definidas para sustentar a realização da visão central. Oficina do empreendedor, F. Dolabela – cap.4
3
Três categorias de visão
Visões complementares Visões emergentes Externa VISÃO CENTRAL Interna Visões emergentes Visões complementares Fonte: Filion (1991)
4
Alguns elementos que funcionam como suporte à formação da visão.
Conceito de si: auto-imagem que irá influenciar no desempenho do indivíduo. Energia: quantidade e qualidade do tempo dedicado ao trabalho. Liderança: capacidade de visualizar algo, estabelecer objetivos, critérios e metas, e concretizar essa visão, utilizando-se do seu poder de influência. Compreensão do Setor: conhecer todos os fatores que envolvem o setor de atuação. Relações: rede de relacionamento do empreendedor: 1ª família; 2ª Amizades do setor e 3ª relacionamentos realizados através de feiras, cursos, viagens, etc...
5
Elementos de suporte do processo visionário
Compreensão do setor Conceito de si Energia Visão Relações Liderança Fonte: Filion (1991)
6
Etapas do processo visionário
Planejar Imaginar e definir um contexto organizacional Visar um nicho de forma diferenciada Descobrir uma oportunidade Compreender um setor de negócios Identificar um interesse por um setor de negócios Fonte: Filion (1991)
7
O processo de desenvolvimento da visão
Passo Fase Conteúdo Categoria da visão Requisito exigido 1 Embrião Idéia do produto e/ou serviço Emergente Imaginação 2 Desenvolvimento Estudos: de mercado, produto, viabilidade Reflexão 3 Forma Idéias de empresa Central Avaliação, bom senso 4 Alvo Objetivos precisos a serem alcançados Complementar Concentração
8
Dolabela, F. “Oficina do empreendedor” 5ª. edição, Ed. Cultura, SP
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.